Com final marcada para o dia 23 de julho, o Mestre do Sabor avança a passos rápidos. Na noite desta quinta-feira (2), o reality gastronômico da Globo eliminou quatro chefs da disputa pelo prêmio de R$ 250 mil. Apenas Moacir Santana venceu as duas etapas da repescagem e segue no programa.
A classificação desta noite foi disputada em duas partes. Na primeira, os cozinheiros Álvaro Gasparetto, Bruno Hoffmann, Gi Nacarato, Moacir Santana e Francisco Pinheiro foram desafiados a fazer uma das combinações mais conhecidas da culinária brasileira: o prato feito, famoso PF. Deles, apenas os três melhores avançariam para a segunda prova do dia.
Na hora da avaliação, os juízes Katia Barbosa, Leo Paixão e Rafa Costa e Silva comentaram brevemente que o feijão e a carne do prato de Hoffmann não estavam no ponto, "praticamente cruas". Ele e Gasparetto - que não chegou a ter críticas direcionadas - foram considerados os dois piores e, por isso, deixaram o programa.
Depois, a segunda prova colocou Gi, Moacir e Francisco para cozinharem com a linha de produtos naturais, sem conservantes, da marca patrocinadora do reality. A criação era livre. Entre eles, apenas o melhor deles seguiria no reality show.
O excesso de criatividade, provavelmente, foi o que eliminou Gi Nacarato. Em seu prato, uniu purê de couve com peixe e farofa de linguiça. Em um momento, até pensou em fazer "maçã verde" para dar um mix. Mesmo elogiada pela maioria da bancada, a chef acabou se despedindo e viu seu purê comparado "a um mingau" por Rafa Costa e Silva.
Já Francisco, que é conhecido do público por sua participação anterior em outro reality gastronômico, não pensou na conectividade dos elementos. Em sua linguiça de frango pochê, o cozinheiro foi criticado por ter apenas "jogado a carne" sobre o prato.
— Faltou uma ligada em tudo, tem muita informação — sentenciou Leo Paixão.
Por isso, após as duas avaliações, Moacir se deu melhor na disputa. Apostando mais uma vez em um arroz com picadinho de pernil (algo que já montou em etapas anteriores), o candidato não recebeu nenhum ponto negativo.
— Está delicioso, bem brasileiro, do jeitinho que eu gosto — agradeceu Katia.
No fim, Gi e Francisco se despediram do reality. Na semana que vem, o Mestre do Sabor avança para a próxima etapa, Na Peneira, que vai levar três dos seis cozinheiros restantes diretamente na semifinal. O programa vai ao ar todas as quintas-feiras, depois de Fina Estampa.
O programa desta quinta-feira registrou recorde de audiência e de share da temporada em São Paulo e no Rio de Janeiro, de acordo com a Comunicação da Globo. Em São Paulo, teve 20 pontos de audiência e 36% de participação. Já no Rio de Janeiro, registrou 22 pontos de audiência e 38% de participação. Em ambas as praças, as médias igualaram os recordes de audiência do programa.