Um escândalo do futebol fora das quatro linhas
Não é preciso ser um fã fervoroso de futebol para lembrar da imagem de Joseph Blatter, então presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), em 2015, caminhando sob uma chuva de notas falsas de dólares durante uma entrevista coletiva. O escândalo de corrupção chamado Fifa Gate, que levou à prisão de vários dirigentes de futebol, naquele período é tema de El Presidente, série de oito episódios disponível a partir de hoje na Amazon Prime.
Baseada em fatos reais, a produção destaca o personagem Sergio Jadue (Andrés Parra), presidente de um pequeno time de futebol chileno que acaba de subir para a primeira divisão. O momento de ascensão lhe garante também o cargo mais alto na federação de futebol do país sul-americano, apadrinhado de Julio Grondona (Luis Margani), presidente da federação argentina.
Ao invés de tratarem de futebol, as reuniões dos líderes armavam esquemas de desvios de dinheiro e suborno em benefício próprio. Em uma das ações, houve um pagamento de US$ 150 milhões em suborno para Grondona, que acaba sendo preso graças ao papel de informante de Jadue.
Para mesclar a narrativa, El Presidente conta ainda com uma agente do FBI excêntrica (interpretada por Karla Souza, de How to Get Away With Murder), que investiga a ação. Os ex-presidentes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Ricardo Teixeira e José Maria Marin, que tiveram envolvimento com o caso, também são ilustrados em alguns episódios.
A direção da produção é do argentino Armando Bó, vencedor do Oscar de melhor roteiro por Birdman.
Realidade
Na época, o Fifa Gate indiciou 14 pessoas por fraude eletrônica, extorsão e lavagem de dinheiro.
A investigação começou com promotores federais dos EUA que divulgaram casos de corrupção de funcionários e associados ligados ao órgão esportivo. A seguir, o caso ganhou força com conspirações entre funcionários dos órgãos continentais, como a Conmebol, responsável pela América do Sul.
Outras atrações
Racismo em pauta
O Globo Repórter de hoje vai reexibir o programa Em Pauta da última quarta-feira. A atração do GloboNews discutiu, com jornalistas negros, a questão racial que está provocando manifestações em todo o mundo. Sob comando de Heraldo Pereira, o programa teve bancada formada por Maria Julia Coutinho (do Jornal Hoje), Aline Midlej, Zileide Silva, Flávia Oliveira e Lilia Ribeiro. O Globo Repórter terá também a participação especial de Glória Maria.
O retorno de Veronica Mars
Uma das séries mais celebradas da cultura pop, Veronica Mars ganhou um revival nos Estados Unidos no ano passado e tem exibição inédita no Brasil a partir de hoje, às 21h15min, no canal pago HBO. A protagonista é uma jovem detetive (vivida por Kristen Bell) da pequena de cidade de Neptune, onde ela enfrenta um grupo de poderosos. Nessa nova fase, que dá continuidade ao filme lançado em 2014, jovens são assassinados durante as férias de primavera, afetando o turismo local, e a Mars Investigations é contratada pelos pais de uma das vítimas para encontrar o criminoso.