A terceira e derradeira temporada de Dark está prevista para estrear neste sábado (27) na Netflix. Combinando ficção científica e suspense, a série alemã se notabilizou pelos seus enigmas e viagens no tempo, além das linhas temporais que se entrelaçam e criam versões diferentes dos mesmos personagens – o que acaba confundindo parte da audiência.
A seguir, confira um resumo da segunda temporada de Dark, separado pelos anos em que a trama ocorre:
1921
Um jovem Noah constrói o túnel que um dia será o portal na caverna usado pela organização Sic Mundus para viajar no tempo. O líder da organização é Adam, um homem velho com o rosto desfigurado.
Adam incube Noah a recuperar as páginas perdidas do diário de Cláudia. Essas anotações seria necessárias para o apocalipse que ocorre em 2020.
Jonas conhece Adam, que acaba revelando ser o próprio Jonas já idoso. Ele está desfigurado por conta de todas as viagens no tempo que realizou. Adam revela que há uma brecha para mudar o passado. Ele mostra ao jovem a Partícula de Deus (uma massa negra em forma circular), que pode levá-lo para qualquer época. Jonas volta um dia antes de seu pai, Michael/Mikkel, se matar.
Após descobrir o conteúdo das páginas finais do diário de Claudia, Noah tenta matar Adam, mas a arma falha. O líder do Sic Mundus revela que o grande amor de Noah, Elisabeth, é mãe de sua própria mãe (Charlotte). Noah é morto por Agnes, em seguida.
Franziska e Magnus, ambos adultos, ligam a máquina do tempo. Ao mesmo tempo, em 2053, a versão adulta de Elisabeth liga a máquina também. Enquanto isso, em 2020, Charlotte presencia a matéria negra se formando após o lixo nuclear ser desenterrado.
1954
Após passar sete meses desaparecido, o jovem Helge reaparece. Ele só se comunica com Noah.
Agnes e Noah se reencontram. Os dois são irmãos. Ela revela que descobriu que as páginas que faltam do diário estão com Claudia idosa. Noah mata Claudia e recupera as páginas perdidas.
Hannah viaja de 2020 até 1954. Lá, ela reencontra Ulrich preso. No entanto, ela percebe que o policial ainda é apaixonado por Katharina. Ela o deixa na prisão e decide recomeçar sua vida naquela época.
1987
A versão idosa de Cláudia visita sua versão jovem para explicar sobre viagens no tempo. Ela também revela a localização de uma máquina no tempo.
Por sua vez, a versão adulta de Claudia utiliza a máquina do tempo para viajar até 2020. Ela vê sua filha, Regina, lutando contra um câncer.
Ulrich está internado em uma instituição psiquiátrica. Ele revela sua identidade a Egon. Por sua vez, ele conta a Ulrich que Mikkel está neste ano, com Ines.
Ulrich foge e vai ao encontro de Mikkel, que reconhece seu pai. Os dois tentam fugir pela caverna que dá acesso ao túnel do tempo. Porém, eles são pegos pela polícia.
Claudia descobre que seu pai, Egon, morre em 1987. Ela retorna de 2020 para tentar salvá-lo. No entanto, ela acaba o matando acidentalmente.
2019
Jonas reencontra seu pai, Michael. O jovem tenta convencê-lo a não se matar, mas ele diz que não havia pensado em suicídio.
Porém, a versão idosa de Claudia surge e revela que Michael precisa morrer em 2019. Ela acrescenta que Mikkel precisa viajar ao passado para que Jonas possa nascer.
2020
A versão adulta de Jonas revela a sua mãe, Hannah, a verdade sobre as viagens no tempo e sobre Mikkel/Michael. Mais tarde, a verdade é revelada para Katharina também.
Noah revela a Charlotte que é seu verdadeiro pai. Bartosz, Magnus, Martha, Franziska e Elisabeth viajam para 1987.
Uma investigador Clausen confronta Aleksander, diretor da usina nuclear de Winder, sobre seu passado. Ele revela que seu irmão desapareceu em 1986 e se chamava Aleksander Köhler, cujo nome o executivo tomou.
O jovem Jonas e a versão adulta da Claudia ligam a máquina do tempo nas cavernas, conectado passado e futuro.
Clausen força a abertura do lixo radioativo. A matéria negra começa a ganhar forma ao mesmo tempo em épocas diferentes. Katharina vai até a caverna e viaja no tempo, voltando para os anos 1980.
Ele encontra Martha, mas Adam chega e mata a jovem. A seguir, surge uma outra Martha, que diz ser de um universo paralelo. Ela o teletransporta dali.
2053
O jovem Jonas encontra uma esfera negra que parece mudar de forma constantemente, dentro de um reator de partículas. Por meio de gravações de Claudia, ele descobre sobre a "Partícula de Deus", que pode ser usada como portal para viajar no tempo.
Ele é capturado pela versão adulta de Elisabeth e quase morre enforcado. Jonas escapa e viaja para 1921.