Combinando elementos de suspense e ficção científica, a série alemã Dark estreia sua segunda temporada na Netflix nesta sexta-feira (21). Criada por Baran bo Odar e Jantje Friese, a atração chegou à plataforma em dezembro de 2017 e se tornou bem avaliada entre a crítica, marcando 88% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Transitando entre gêneros, Dark remete ao clima bucólico e soturno da primeira temporada de Twin Peaks, com suspense que parece saído de um livro de Stephen King e viagens no tempo que lembram Donnie Darko.
As jornadas entre passado e futuro acabam gerando linhas temporais distintas, que se convergem e criam versões diferentes dos mesmos personagens – o que acabou confundindo parte da audiência.
A trama se inicia em 2019, acompanhando os eventos de uma pequena cidade alemã chamada Winden após o desaparecimento de crianças locais. Além da busca pelos jovens misteriosamente perdidos, esses sumiços despertam intrigas antigas entre moradores e parecem estar ligados a eventos ocorridos na cidade em outras décadas. A primeira temporada de Dark gira em torno de três épocas: 1953, 1986 e 2019.
Como a primeira temporada se encerra com Jonas Kahnwald (Louis Hofmann) avançando no tempo para 2052, é provável que Dark descambe mais para a ficção científica em sua sequência. Resta saber como a produção imaginará esse futuro.
Encaminhando para o fim
Em um trailer da segunda temporada, foi revelado que Dark terá "três ciclos", que devem levar os protagonistas a encararem o apocalipse. Portanto, a série será encerrada em sua terceira temporada, já confirmada e prevista para 2020. Baran bo Odar comentou o fato em sua conta no Instagram:
"É o ciclo final desta grande jornada. Nós sempre tivemos esse tempo em mente quando desenvolvemos Dark e estamos felizes em revelar que começaremos a filmar em quatro semanas, para entregar o último capítulo de Dark no ano que vem! Obrigado, Netflix, pela confiança! Obrigada aos fãs de todo o mundo, vocês são incríveis! Amamos vocês!"
Assista ao trailer da segunda temporada: