Sensação no verão brasileiro de 2018, a terceira parte de La Casa de Papel chega à Netflix daqui a um mês, no próximo dia 19 de julho, com oito episódios novos. Lançada no final de dezembro de 2017, na plataforma de streaming, sem muita badalação, a série espanhola caiu nas graças do público brasileiro e de outros países – como Turquia, Argentina, Peru, Itália e França.
La Casa de Papel teve seus 15 episódios exibidos em 2017 no canal de TV espanhol Antena 3, que foram reeditados pelo serviço de streaming e divididos em duas "temporadas". Na primeira parte, nove capítulos viraram 13, com aproximadamente 50 minutos de duração. A segunda leva trouxe mais seis episódios.
A trama das duas primeiras partes de La Casa de Papel gira em torno de um assalto mirabolante à Casa da Moeda da Espanha, planejado minuciosamente por um líder identificado como Professor (Álvaro Morte). Ele recrutou oito ladrões para seu plano, identificados com nomes de cidades: Tóquio (Úrsula Corberó), Nairóbi (Alba Flores), Rio (Miguel Herrán), Berlim (Pedro Alonso), Helsinque (Darko Peric), Oslo (Roberto García Ruiz), Denver (Jaime Lorente) e Moscou (Paco Tous).
A seguir, confira o que já se sabe sobre a terceira parte.
Vida pós-assalto
No teaser de 30 segundos divulgado em abril, é possível ver os protagonistas das primeiras temporadas apreciando sua nova vida após o grande assalto à Casa da Moeda: Tóquio e Rio mergulham em uma ilha deserta, Nairóbi aparece dançando descontroladamente, Denver anda de bicicleta por uma cidade asiática e o Professor aproveita seu romance com a inspetora Raquel Murillo.
No final do vídeo, no entanto, essas vidas idílicas parecem ser interrompidas pelo aparecimento de dezenas de policiais armados, supostamente dispostos a detê-los.
Pela família
O trailer oficial, divulgado no começo de junho, traz a resposta para quem foi detido: Rio é capturado na ilha paradisíaca em que ele estava com Tóquio. Aparentemente, ele é mantido recluso em uma prisão tailandesa.
Para resgatá-lo, Professor reúne o bando novamente. "Desta vez não é pelo dinheiro. É pela família", diz a descrição do vídeo. Aparentemente, o golpe deverá ter um apelo emocional e com forte teor de resistência. Cenas de explosões e trocas aparecem no trailer.
Assista ao trailer:
Berlim
Metralhado na fuga do assalto à Casa da Moeda, Berlim já reapareceu em vídeos de divulgação da terceira parte de La Casa de Papel. No primeiro, ele aparece no final do teaser, fazendo um gesto de pedido de silêncio.
O canal da Netflix América latina divulgou um vídeo, no começo de junho, reunindo frases e cenas dos episódios do personagem. "Esta é a nossa carta de amor para Berlim. Porque ele nos fez rir e nos fez chorar, às vezes nós o amamos e às vezes o odiamos. Mas sem ele, o roubo não teria sido o mesmo. Obrigado por tanto", diz a descrição do vídeo.
Em janeiro, o perfil da Netflix Espanha divulgou uma foto do encontro de Berlim e Professor, em uma provável cena da terceira parte. "É Florença? Não... É Berlim!", diz a legenda da imagem.
Ele também surge no final do trailer, em encontro com o Professor. Resta saber se Berlim sobreviveu após ter sido metralhado ou se irá aparecer em flashback. A segunda hipótese é mais provável: no fórum Series Mania 2018, o criador de La Casa de Papel, Álex Pina, revelou que haverá alguns flashbacks na terceira parte com eventos que aconteceram muito antes do assalto à Casa da Moeda. Ele também ressaltou que a volta de Berlim na trama explicará melhor o elo com seu irmão, Professor. Pina também já destacou que a terceira fase terá, pelo menos, cinco períodos de tempo diferentes.
Novidades na quadrilha
Caras novas se somarão à quadrilha do Professor. Um desses integrantes é Palermo, que será interpretado pelo ator argentino Rodrigo de La Serna – conhecido por viver Alberto Granado no filme Diários de Motocicleta (2004). Em entrevista ao UOL, ele descreveu seu personagem como um engenheiro que tem uma relação antiga com o Professor.
– Eles se conhecem muito bem. Há algo que os conecta além do assalto e também algo a mais que os une que vem do passado – revelou.
O personagem também é ligado ao irmão do Professor, Berlim. Em imagem divulgada no Instagram oficial da série, há uma imagem dos três personagens.
Além de La Serna, Hovik Keuchkerian (Bogotá), Fernando Cayo (Tamayo) e Luka Peros (Marselha) integrarão a quadrilha.
Vale lembrar que a refém Monica (Esther Acebo) e a inspetora Raquel (Itziar Ituño) também integrarão o bando, assumindo os apelidos de Estocolmo e Lisboa, respectivamente.
Nova rival
Desta vez, a pedra no sapato do professor será a inspetora Alicia Sierra (Najwa Nimri), que está determinada a capturar o líder do bando, mesmo grávida de oito meses.
– Eu sou Alicia Sierra e vou fazer esta operação. Estarei atrás de todas aquelas pessoas que vocês amam tanto. A "Resistência" como vocês os chamam. Eles estão lá para enganar vocês. Enquanto as câmeras o transmitem fazendo propaganda. Não se preocupe, vou tornar isso muito difícil para eles – apresenta-se Najwa , em vídeo promocional.
Não será o fim
Independente do resultado do novo assalto, já se sabe que a saga da quadrilha não será encerrada no oitavo episódio. Álex Pina anunciou em evento na Espanha que La Casa de Papel ganhará uma quarta parte. Os episódios da terceira fase foram gravados no início deste ano e, ao que tudo indica, as filmagens prosseguiram.