Em meio às recomendações de restrição de movimento e isolamento social mundo afora, por causa da pandemia de coronavírus, a televisão voltou a ser o centro da vida de milhões de pessoas. Mas as medidas contra a doença também impactam a indústria de entretenimento, que precisou se adaptar aos novos tempos e suspender a gravação de inúmeras atrações.
A seguir, confira um balanço de como a covid-19 transformou o universo dos reality shows, de produções suspensas, como a competição musical The Voice Kids, até aqueles que estão estreando na TV durante a crise, como Mestre do Sabor.
No ar
Mestre do Sabor
A competição culinária da Globo voltou nesta semana, estreando com uma live com os cozinheiros por causa das medidas de restrição social. A segunda temporada foi gravada às pressas, ainda em março, já sob o impacto da pandemia.
O chef português José Avillez, inclusive, saiu do reality porque decidiu voltar ao seu país de origem durante a crise. Apenas a final do programa, marcada para julho, deverá ser ao vivo.
Big Brother Portugal
Um dos países com o melhor desempenho frente ao coronavírus, Portugal decidiu começar sua nova temporada do Big Brother em meio à pandemia. Os participantes estão atualmente em quarentena em um hotel, em quartos separados, sendo gravados constantemente e transmitidos pela TVI.
A pré-temporada foi intitulada BB Zoom - A Caminho da Casa. Todos os participantes foram testados para covid-19 e vão ter que realizar os testes novamente antes de entrar no confinamento em conjunto.
Soltos em Floripa
Gravado antes da pandemia, Soltos em Floripa segue indo ao ar todas as sextas na Amazon Prime Video. Às terças, há os capítulos comentados por celebridades, como Bianca Andrade, a Boca Rosa, Pabllo Vittar e Felipe Titto.
American Idol
Após ficar um período fora do ar, a competição musical American Idol se tornou o primeiro reality show a exibir na TV um episódio totalmente remoto. No último domingo (26), o apresentador Ryan Seacrest e os juízes Katy Perry, Luke Bryan e Lionel Richie, além do mentor Bobby Bones, entraram ao vivo, pela internet, cada um de sua casa, para assistir e avaliar a apresentação dos 20 participantes restantes.
No episódio de duas horas, os competidores também cantaram em tempo real, em cenários montados nas suas residências. O American Idol seguirá neste formato inédito por mais três episódios, até a decisão do vencedor. Confira:
The Voice EUA
O The Voice Estados Unidos também segue no ar. O último episódio gravado da décima oitava temporada foi ao ar no dia 27 de abril. Para que o reality não fosse paralisado, a partir desta segunda-feira (4) o programa começará a ser feito da casa dos treinadores e dos participantes que seguem na disputa. A final foi antecipada para o dia 19 de maio, e apenas seis episódios serão feitos no novo formato.
Carson Daly, apresentador do The Voice EUA, ficará no estúdio, sozinho, com uma equipe reduzida atrás das câmeras, conduzindo o programa ao vivo. Os treinadores (Kelly Clarkson, Blake Shelton, Nick Jonas e John Legend) aparecerão em tempo real direto de suas residências para avaliarem as apresentações, captadas da casa dos 17 cantores restantes. O público também poderá votar para escolher qual artista avança na disputa.
Suspenso
The Voice Kids
O show de calouros foi interrompido quando as primeiras restrições a aglomerações foram feitas, por causa da covid-19, em março. A intenção da Globo foi preservar os candidatos e suas famílias, uma vez que as últimas etapas do reality são todas ao vivo. Não há previsão de retorno.
Cancelado
Big Brother Canadá
A temporada do Big Brother canadense foi cancelada no início de abril, quando o primeiro ministro Justin Trudeau decidiu que apenas serviços essenciais continuariam operando no país. A reação dos participantes viralizou nas redes, enquanto o prêmio de US$ 100 mil foi doado ao combate à covid-19.
Encurtado
Grande Fratello
Assim como no Big Brother Brasil 20, os participantes do Grande Fratello, versão do reality na Itália, foram avisados sobre a grave situação do país em relação à pandemia de coronavírus e tiveram a oportunidade de ligar para seus familiares. A sister Adriana Volpe pediu para sair do programa dias depois. O sogro da participante morreu em decorrência da covid-19. O reality terminou no dia 8 de abril, após seu final ter sido antecipado em nove dias.
Adiados
Survivor
A produção da 41ª temporada de Survivor também foi adiada em março deste ano. Ela iria começar a ser filmada no final de março nas ilhas Fiji. A 40º temporada do reality, que coloca pessoas em situações extremas de sobrevivência, está no ar atualmente pois foi gravada no ano passado.
The Amazing Race
A 32ª temporada do The Amazing Race, competição onde duplas, divididas em equipes, viajam pelo mundo disputando um prêmio de US$ 1 milhão, teve sua estreia na TV norte-americana adiada de maio para o fim de 2020. A produção da 33ª temporada foi suspensa em fevereiro e apenas três episódios foram gravados.
Vem aí
De Férias com o Ex Brasil
Gravado na paradisíaca Jericoacoara (CE) durante o verão e antes da pandemia, a sexta temporada do De Férias com o Ex Brasil estreia em 21 de maio na MTV com 12 episódios inéditos. O reality reúne 10 jovens solteiros em busca de férias, diversão e romance. Porém, durante o período, precisam enfrentar alguns fantasmas do passado ao conviver com a chegada de ex-namorados.