É preciso resistência para assistir ao Mestre do Sabor sem sentir água na boca. O reality gastronômico da Globo estreou, na noite desta quinta-feira (30), a sua segunda temporada com uma variedade de candidatos, vindos de norte a sul do país, e uma novidade: Monique Alfradique passa a integrar a bancada de apresentadores, ao lado de Claude Troisgros e Batista.
Na primeira etapa, chamada Prato de Entrada, os chefs encaram uma degustação às cegas. Eles puderam criar o seu prato livremente e os três avaliadores - os chefs José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão - provam sem conhecer a pessoa. Caso o candidato seja aprovado por mais de um juiz, ele pode escolher quem seria seu técnico. Nesta fase inicial, os times serão formados por seis participantes cada.
Os dois primeiros pratos foram criticados por "falta de pimenta", na opinião de Kátia. Mesmo assim, Millena Barros (ao fazer um arroz com carne de porco) e Júnior Marinho (com um nhoque de macaxeira) foram aprovados pelos juízes, que ficaram nos times de Avillez e Kátia (que considerou o conjunto satisfatório), respectivamente.
A única mulher da bancada de avaliadores também a foi a escolha de Mariana Schurt (que preparou agnolini de abóbora) e Francisco Pinheiro (que preparou uma linguiça de camarão com molho siciliano), ex-participante do Master Chef, outro reality culinário.
O conhecimento técnico do português Avillez, por sua vez, foi a justificativa dada por Kaywa Hilton (com uma barriga de porco e lagostim) e Claudia Krauspenhar (ao preparar uma costela de porco e purê de banana da terra) para eles optarem para ingressar no time dele. Na metade da temporada - que está toda gravada, com exceção da final -, Avillez irá abandonar o reality, porque precisou retornar a Portugal devido à pandemia de coronavírus para cuidar de seus restaurantes. Depois, ele será substituído pelo chef Rafael Costa e Silva.
Os candidatos Moacir Santana (que cozinhou um baião de dois), Lydia Gonzalez (fez um crudo de robalo) e Álvaro Gasparetto (e sua terrine de costelinha de porco) entraram para o time de Leo Paixão. Assim, os três juízes encerraram o primeiro programa com três candidatos cada.
Somente Maristella Sodré (e seu purê de batata com beterraba) e Lucius Galdenzi (com o magret de canard e arroz negro) foram os eliminados desta primeira rodada.
— Houve um problema técnico aqui, um excesso de sabores — apontou Avillez, sobre a produção de Galdenzi.
Mesmo assim, o Mestre do Sabor encerrou a estreia em festa. Na semana que vem, os espectadores seguem acompanhando a fase Prato de Entrada, que ainda não registrou candidatos do Rio Grande do Sul.