Envolver-se com o tráfico de drogas é um caminho sem volta, e Cadu (Júlio Andrade) tentou escapar disso na quarta e última temporada de Um Contra Todos. Já em um relacionamento estável com Pepita (Julia Konrad), filha do narcotraficante Pepe (Roberto Birindelli), o protagonista da produção duas vezes indicada ao Emmy Internacional de melhor série dramática se verá encurralado nos dois últimos episódios do seriado, que serão exibidos em sequência, na noite desta sexta-feira (17), a partir das 22h30min, no Fox Premium 2.
Em entrevista a GaúchaZH, Birindelli, ator uruguaio criado no Rio Grande do Sul e que começou sua carreira no Estado, define seu personagem:
— Novas situações colocaram Pepe frente a riscos e limites até então não ultrapassados. Ele sempre se manteve no controle da situação, até nos momentos em que tudo parecia perdido. A quarta temporada trouxe mais dificuldades com a entrada de novos personagens e operações internacionais.
A ex-mulher de Cadu, Malu (Julia Ianina), também tem forte influência no desfecho da série. No final da terceira temporada, ela sofreu um acidente e quase morreu. Mesmo em Brasília, ela vai acabar se envolvendo na arriscada missão de Cadu, transportar drogas até Miami (EUA).
— A grande questão da Malu nessa temporada é entender se ela é parte da solução ou do problema, e é dessa maneira que ela tá tentando se reconstruir. Pegar a vida dela pela mão e não ficar à mercê do Cadu — problematiza Julia. — É uma temporada muito interessante para acompanhar o desenvolvimento dela.
Construção dramática
Ao longo dos anos anteriores, Um Contra Todos foi construído na curva dramática desenhadas por. Na primeira temporada, ele era um advogado que foi confundido com um traficante e preso. No segundo ano, quando saiu da cadeia, enveredou na vida política. Na sequência, acabou se envolvendo com o tráfico de drogas. Com o desejo de se ver livre de esquemas ilegais, Cadu precisa realizar um último trabalho para narcotráfico nesta quarta temporada.
Para Birindelli, esse é um dos grandes méritos do roteiro, assinado por Gustavo Lipsztein, Thomas Stavros e o também diretor Breno Silveira (de 2 Filhos de Francisco). Birindelli conta que já ouviu que seu personagem é “um traficante com alma”, com várias camadas de compreensão: é carinhoso, preocupado com a família e não deixa os negócios de lado.
— Pepe é um demônio que quer criar seu diabinho, só que esse diabinho insiste em ser honesto. Pepe é muito carinhoso. Se observar como trata o Cadu, você vê um pai ensinando um filho. Todo o gestual entre Pepe e Cadu é montado em cima do jeito que eu cuidava meu filho quando tinha 10 anos. O espectador recebe esse cuidado e essa informação. Vem como uma impressão. O final da série foi cuidadoso, mantém a coerência.
Um Contra Todos está com todos os oito episódios disponíveis para maratonar no aplicativo da FOX para assinantes Premium. As três primeiras temporadas também podem ser vistas ou revistas no Globoplay.
Um Contra Todos
- Sexta-feira, 22h30min, Fox Premium 2
- Episódios disponíveis no App da FOX. Temporadas anteriores no Globoplay
Outros destaques desta sexta-feira
A vez da prima de Bruce Wayne
Produzida nos EUA, a série Batwoman acompanha a história de Kate Kane (Ruby Rose), a prima de Bruce Wayne. Ela vai chegar à sombria Gotham City e assumir o comando do combate ao crime, já que Bruce deixou a cidade. Ao todo, serão 22 episódios, com exibição semanal na HBO.
Batwoman
- Sexta-feira, 22h, HBO
- Disponível também no aplicativo HBO Go
O escândalo contra R. Kelly
Enquanto aguarda o julgamento em uma prisão dos EUA, o astro do R&B R. Kelly tem seu processo judicial detalhado em minissérie. A produção, que apresentou as denúncias em primeira mão, revela detalhes das mais de 10 acusações que o artista responde — entre elas pornografia infantil, abuso sexual de menores, sequestro e estupro.
Sobreviver a R. Kelly: Acerto de Contas
- Sexta-feira, sábado e domingo, 20h55min, Lifetime