Envolver-se com o tráfico de drogas é um caminho sem volta, e Cadu (Júlio Andrade) quer escapar disso no início da quarta e última temporada de Um Contra Todos. Já em um relacionamento estável com Pepita (Julia Konrad), filha do narcotraficante Pepe (Roberto Birindelli), ele quer calmaria. Diante da gravidez de sua nova amada e assumindo uma plantação de café, ele anuncia no primeiro episódio:
— As dores do passado foram ficando para trás, e pela prim,eira vez em muito tempo, o mundo sorriu para mim — diz Cadu, quando tudo parece tranquilo.
No entanto, não será tudo tão simples assim. Menos de meia hora do capítulo de abertura mostram que seus planos vão por água abaixo. O próprio Pepe pede que Cadu leve uma carga de drogas da Bolívia para Miami.
— Novas situações colocarão Pepe frente a riscos e limites até então não ultrapassados. Pepe sempre se manteve no controle da situação, até nos momentos em que tudo parecia perdido. A quarta temporada traz mais dificuldades com a entrada de novos personagens e operações internacionais — reforça Birindelli, em entrevista a GaúchaZH.
A ex-mulher de Cadu, Malu (Julia Ianina), também tem forte influência no desfecho do seriado, que foi indicado ao Emmy Internacional. No final da terceira temporada, ela sofreu um acidente e quase morreu. Mesmo em Brasília, ela vai acabar se envolvendo na missão de Cadu.
— A grande questão da Malu nessa temporada é entender se ela é parte da solução ou do problema, e é dessa maneira que ela tá tentando se reconstruir. Pegar a vida dela pela mão e não ficar à mercê do que o Cadu quer — problematiza Julia. — É uma temporada muito interessante para acompanhar o desenvolvimento dela.
Construção dramática
Outro aspecto marcante em Um Contra Todos é a curva dramática do protagonista Cadu. Na primeira temporada, ele era um simples advogado, foi confundido com um traficante e preso. No segundo ano, quando saiu da prisão, enveredou-se na vida política. Na sequência, na terceira temporada, acabou se envolvendo novamente com o transporte de drogas. Com o desejo de se ver livre de esquemas ilegais, Cadu precisa realizar uma última missão dentro do narcotráfico nesta quarta e última temporada.
Para Birindelli, esse é um dos grandes méritos do roteiro, assinado por Gustavo Lipsztein, Thomas Stavros e o também diretor Breno Silveira (de 2 Filhos de Francisco). Cada ator é explorado ao máximo.
— Improvisamos muito e tanto o diretor quanto os roteiristas acompanham de perto pra ajustar e incorporar esses achados — explica Birindelli. — Vou sentir falta desse cuidado todo... Pensar que quando terminamos a primeira temporada nem havia perspectiva de ter outra. A produção de séries mal estava começando no Brasil. Um dia, o Breno juntou a turma e avisou: “Fox pediu outra temporada. Bora lá?”. E aqui estamos!
Júlia concorda com o colega:
— Eu sempre quando leio os roteiros fico impressionada com o que se passa pela cabeça desses roteiristas. Como eles podem inventar coisas incríveis e surpreendentes, sem perder o fio da meada, sem que a gente desacredite. Há uma linha muito tênue para você perder a crença na personagem, ou ao mesmo tempo ficar cansado dela, e isso não acontece.
Por interpretar Pepe, Birindelli conta que já ouviu que o personagem é “um traficante com alma”, com várias camadas de compreensão: ele é carinhoso, preocupado com a família, mas também não deixa os negócios de lado.
— Pepe é um demônio que quer criar seu diabinho, só que esse diabinho insiste em ser honesto. Pepe é muito carinhoso. Se observar como trata o Cadu, você vê um pai ensinando um filho. Todo o gestual entre Pepe e Cadu é montado em cima do jeito que eu cuidava meu filho quando tinha 10 anos. O espectador recebe esse cuidado e essa informação. Vem como uma impressão. O final da série foi cuidadoso, mantém a coerência.
Família
Com quatro temporadas, a despedida de Um Contra Todos deixa o elenco com o coração apertado: todos se sentem como em família mesmo. No caso de Birindelli, que é uruguaio mas cresceu em Porto Alegre, a relação com Júlio Andrade vai além: os dois fizeram filmes na Casa de Cinema.
— É sempre um prazer trabalhar com o Julinho. Fizemos vários trabalhos juntos, mas esta é a série é a que convivemos por mais tempo — afirma Birindelli, que vem com frequência ao sul do país.
Para Julia, os bastidores de Um Contra Todos acabaram gerando muita união por ser uma história muito intensa.
— Tudo isso são tijolinhos dessa construção. Foi muito especial mesmo, nos tornamos uma família em torno dessa história.
A quarta temporada da série Um Contra Todos é exibida todas as sextas-feiras, às 22h30min no Fox Premium 2, com episódios duplos. Além disso, a produção original e nacional, que estreou no dia 27 de março, está com todos os 8 episódios disponíveis para maratonar no aplicativo da FOX para assinantes Premium.