CORREÇÃO: diferentemente do que essa matéria informou entre 0h52min e 7h54min do dia 20 de novembro, Julio Andrade não venceu o Emmy Internacional de melhor ator. Ele foi um dos quatro indicados na categoria. O vencedor foi o dinamarquês Lars Mikkelsen. O texto está corrigido.
O ator gaúcho Julio Andrade participou da cerimônia de entrega do prêmio Emmy Internacional realizada na noite desta segunda-feira (19) no hotel Hilton, em Nova York.
Andrade concorreu na categoria de melhor ator por seu trabalho na série 1 Contra Todos, da Fox. A série, que já teve a quarta temporada confirmada, é a produção nacional mais assistida na TV por assinatura, com retorno previsto para 2019.
Julio, que atualmente está no ar à frente da produção da Globo Sob Pressão, vem colecionando troféus, do Kikito do Festival de Gramado ao Melhores do Ano do Domingão do Faustão. Esta foi a sua segunda indicação ao Emmy, pelo mesmo trabalho.
No cinema, Julio Andrade também coleciona papéis marcantes. Começou a carreira em produções locais de prestígio, como O Homem que Copiava (2003), Meu Tio Matou um Cara (2004), ambos de Jorge Furtado, Sal de Prata (2005) e 3 Efes (2007), esses dois dirigidos por Carlos Gerbase. Mas foi em Gonzaga — De Pai pra Filho (2012), de Breno Silveira, no qual interpreta o cantor e compositor Gonzaguinha, com direito a transformação física surpreendente, que Julio deu seu grande salto na carreira.
Outro destaque no currículo do ator é a parceria com o diretor José Luiz Villamarim. Sob a direção do mineiro, fez as minisséries O Rebu (2014) e Justiça (2016), além do longa Redemoinho (2016), estreia de Villamarim no cinema.