Em janeiro, a promessa era de que o Big Brother Brasil 20 seria uma edição histórica. E, ao longo de mais de três meses de confinamento, ela foi cumprida. A temporada caiu no gosto do público. Interessados, os espectadores começaram a ir atrás de mais informações sobre o programa na internet, seja em portais, nas redes sociais ou, principalmente, nas ferramentas de busca.
Levantamento feito pelo Google, a pedido de GaúchaZH, mostra que nenhuma edição do BBB foi tão buscada quanto a atual. E que participantes que marcaram e ainda marcam o reality, como Felipe Prior e Manu Gavassi, foram os principais responsáveis pelo grande engajamento.
Em uma comparação feita apenas com o ano passado, a edição de 2020 do programa teve mais do que o dobro de interesse de buscas na plataforma. Os dados levam em consideração o período de 15 de janeiro até 23 de abril dos dois anos. As datas marcam o início do BBB 19 e os quatro dias antes da final do BBB 20, respectivamente.
O termo "Big Brother Brasil" atingiu o pico de buscas (100) com a edição de 2020. Isso nunca havia acontecido desde 2004, ano de início das métricas do Google. A temporada que chegou mais próximo de 100 foi o BBB 10, que atingiu um pico de 53 na procura do público - portanto, pouco mais da metade do alcançado pelo BBB 20.
O que bombou
Os dados também mostram alguns assuntos relacionados ao BBB que foram procurados com mais frequência. Um exemplo é Dua Lipa: a cantora chegou ao pico de buscas no Brasil nesta última semana.
A artista se envolveu com o reality brasileiro depois da criação de uma coreografia por Manu Gavassi para uma música sua, Don’t Start Now. A famosa dança viralizou nas redes e levou a cantora britânica para o reality, em participação em vídeo na festa de quarta-feira (22).
Manu também provocou uma corrida pelo significado da palavra "sororidade", depois de usá-la como justificativa de voto em Felipe Prior no dia 9 de fevereiro. O termo teve um acréscimo de mais de 140% nas buscas no Google logo após a formação do paredão entre o arquiteto e Hadson.
O paredão polêmico
O pico de buscas do BBB 20 na plataforma aconteceu em 31 de março, dia do fervoroso paredão entre Prior e Manu, que bateu recorde de votos em toda a história do reality e eliminou um dos participantes mais badalados dessa edição do programa.
O confinamento na pandemia
O coronavírus também contribuiu para o aumento da procura pelo Big Brother Brasil. Da metade de março até o dia 23 de abril, com o reforço do pedido para as pessoas ficarem em casa, seguido da adoção do distanciamento social, o interesse pelo programa triplicou em relação aos 40 dias anteriores, entre o início de fevereiro e a segunda quinzena de março.
Os participantes mais buscados
Prior e Manu estão também na lista dos cinco participantes mais procurados no Google. Confira:
- Felipe Prior
- Rafa Kalimann
- Manu Gavassi
- Mari Gonzalez
- Marcela