Diante da necessidade do isolamento doméstico para conter o avanço da pandemia do coronavírus, é possível dedicar mais tempo para conhecer ou rever seriados de sucesso que exigem fôlego, em razão de suas temporadas mais longas. Para este final de semana, GaúchaZH indica 10 atrações para maratonar disponíveis nas principais plataformas. Tem produções que deixaram saudades, as que ainda seguem no ar e uma série documental histórica que é uma obra-prima.
Globoplay
Arquivo X
Sucesso nos anos 1990, Arquivo X tem seus 219 episódios divididos em 11 temporadas – a plataforma abriga ainda capítulos extras lançados em 2016 e 2018. A cultuada série acompanha dois agentes do FBI que investigam casos não solucionados em meio a conspirações governamentais. Fox Mulder (David Duchovny) crê em forças alienígenas e em fenômenos paranormais. Já a cética Dana Scully (Gillian Anderson) segue pistas nas evidências científicas.
Supernatural
Os irmãos justiceiros Sam (Jared Padalecki) e Dean Winchester (Jensen Ackles) percorrem os Estados Unidos caçando criaturas sobrenaturais. No caminho deles, ao longo dos anos, surgem anjos, demônios e outras forças do além. Uma das séries mais longevas da televisão norte-americana. O Globoplay disponibiliza 13 das 15 temporadas da atração ainda no ar.
Smallville
Foram necessárias 10 temporadas para que o jovem Clark Kent (Tom Welling) se tornasse o clássico herói Super-Homem, em Smallville. A série acompanha a juventude do personagem, desde seus anos de Ensino Médio em uma cidadezinha do Kansas, até sua ascensão no jornalismo, como repórter do Planeta Diário. Ao longo das temporadas, passam pela tela figuras conhecidas como Lex Luthor e Lois Lane.
The Big Bang Theory
Um dia, os físicos Leonard (Johnny Galecki) e Sheldon (Jim Parsons) conhecem uma jovem aspirante a atriz, Penny (Kaley Cuoco), que se muda para o apartamento em frente. Acostumados a compartilhar a vida apenas com seus amigos igualmente nerds Howard (Simon Helberg) e Raj (Kunal Nayyar), eles se envolvem em situações cada vez mais constrangedoras com a vizinha. A jornada deste premiado sucesso soma 12 temporadas.
Netflix
Grey’s Anatomy
Série médica mais longa da TV americana, a produção acompanha a rotina dos médicos de um hospital de Seattle, tendo a doutora Meredith Grey (Ellen Pompeo) como protagonista. Além de ter muitas temporadas (a Netflix tem disponível até a 15ª das 16 em curso), Grey’s Anatomy também é generosa no número de episódios: em sua maioria, há mais de 20 capítulos por temporada, com duração média de 40 minutos cada.
A Guerra do Vietnã
Esta série documental tem quase 17 horas de duração, divididas em 10 episódios, que variam entre 1h20min e 1h50min. Dirigida por Ken Burns, nome de referência do gênero, e Lynn Novick, a produção reúne imagens de arquivo e depoimentos atuais (79 pessoas foram entrevistadas) que iluminam todos os lados envolvidos no conflito que marcou o século 20, assim como seus complexos aspectos históricos e políticos.
Mad Men
Com seu apurado visual retrô, a premiada série acompanha Don Draper (Jon Hamm) comandando uma agência de publicidade na Nova York dos anos 1960, tempos em que o glamour da profissão encobria a perversidade do negócio e muitas atitudes hoje politicamente incorretas. São sete temporadas com 13 episódios cada (a última tem 14).
Amazon Prime Video
How I Met Your Mother
As nove temporadas de uma das sitcoms mais amadas da TV foram liberadas pela plataforma no início de março. O arquiteto Ted Mosby (Josh Radnor) conta a história de como conheceu a mãe dos seus filhos. Relembra aventuras passadas com o advogado Marshall Eriksen (Jason Segel), a professora Lily Aldrin (Alyson Hannigan), a jornalista Robin Scherbatsky (Cobie Smulders) e o mulherengo Barney Stinson (Neil Patrick Harris).
Dr. House
Exibido entre 2004 e 2012, o seriado eternizou Hugh Laurie como Dr. Gregory House. O infectologista de um centro médico fictício lidera uma equipe especializada em diagnosticar doenças. Mal-humorado, ele traz hipóteses improváveis sempre questionadas pelos colegas. As oito temporadas somam 177 episódios.
Two and a Half Men
Solteiro e rico, Charlie (Charlie Sheen) tem sua vida transformada quando o seu irmão divorciado Alan (Jon Cryer) e seu sobrinho Jake (Angus T. Jones) se mudam para sua mansão. Das 12 temporadas, oito são com Sheen, que foi afastado por ter sido preso por porte de drogas. Depois, Ashton Kutcher entrou para o elenco como Walden, um bilionário da internet que compra a antiga casa de Charlie. Total de 262 episódios.