A cerimônia do Emmy Internacional aconteceu na noite desta segunda-feira (25) em Nova York e consagrou o Brasil em duas categorias: Se Beber, Não Ceie, especial de Natal do Porta dos Fundos feito para a Netflix em 2018, levou como Melhor Comédia, e Hack the City, produção da Fox Brasil feita para o canal pago National Geographic, ganhou na categoria de Melhor Minissérie.
Os humoristas do canal do Youtube Porta dos Fundos estiveram presentes na cerimônia e comemoraram a conquista. Em seu Twitter, Fábio Porchat, um dos idealizadores do projeto, adiantou que, nos próximos dias, um novo especial de Natal do grupo irá estrear no streaming.
— Isso é importante para o Brasil. É importante para a gente entender que cultura também é isso, comédia também é isso. [...] Quero agradecer todo mundo, a equipe do Porta dos Fundos, a equipe da Netflix. E dizer que, em 2012, o Porta dos Fundos começa com cinco idiotas, amigos, que querem fazer comédia e a gente está, sete anos depois, com o Emmy na mão — disse, emocionado, o comediante e apresentador.
A premiação reconhece os melhores programas de televisão transmitidos fora dos Estados Unidos. O Brasil concorreu em nove categorias. Neste ano, a Globo saiu do Emmy sem levar nenhum prêmio. A emissora disputou três estatuetas:
- Se Eu Fechar os Olhos Agora concorreu como Melhor Telefilme. A australiana Safe Harbour saiu vencedora;
- Marjorie Estiano concorreu como Melhor Atriz pela série Sob Pressão. Marina Gera, da Hungria, levou o prêmio;
- Na categoria de Melhor Documentário, A Primeira Pedra, do Canal Futura, foi indicada. O prêmio foi para Bellingcat – Truth in a Post- Truth World (Holanda).
O ator Raphael Logam, da série Impuros, da Fox, concorreu a Melhor Ator, mas perdeu para o turco Haluk Bilginer. Na categoria Programa de Arte, o vencedor foi Dance or Die, da Holanda, deixando para trás a produção brasileira da HBO Ópera Aberta - Os Pescadores de Pérolas. A série 1 Contra Todos, da Fox, perdeu para McMafia, de Cuba, eleita Melhor Série Dramática.