Principal evento que consagra os destaques da televisão estrangeira, o Emmy Internacional acontece nesta segunda-feira (25), em Nova York, com brasileiros na disputa. Não é novidade que o Brasil é um forte concorrente: em toda a história do prêmio, foram mais de 130 indicações e 21 vencedores — 17 deles só da Globo.
Por anos, a categoria das novelas foi pintada de verde e amarela. Porém, o último folhetim ganhador do Emmy na categoria foi em 2016, com Verdades Secretas. Neste ano, nenhuma novela brasileira apareceu na lista. Isso porque o país começou a se destacar em outra produção televisiva: a de seriados.
Conheça as nove indicações brasileiras ao Emmy Internacional deste ano:
Marjorie Estiano
A intensa e delicada médica Carolina de Sob Pressão, série da Globo, levou Marjorie Estiano à lista de indicadas como Melhor Atriz no Emmy Internacional. Caso ganhe, a artista será a segunda brasileira a ganhar o prêmio na categoria. A primeira foi Fernanda Montenegro, em 2013, pela série Doce de Mãe.
Apesar de ser uma das favoritas ao prêmio, Marjorie tem uma forte concorrente: Jenna Coleman chamou a atenção na série dramática The Cry, fenômeno no Reino Unido e na Austrália. Radhika Apte (Índia) e Marina Gera (Hungria) são as outras atrizes indicadas.
Raphael Logam
Raphael Logam é protagonista de Impuros, série da Fox que retrata a guerra e a profissionalização do narcotráfico no Rio de Janeiro. O ator interpreta Evandro do Dendê, um jovem que sonhava em ser um empresário. Porém, quando a polícia mata seu irmão traficante, ele decide buscar vingança e acaba se tornando um dos principais líderes do tráfico na América Latina.
Na categoria de Logam, também concorrem Haluk Bilginer (Turquia), Christopher Eccleston (Reino Unido) e Jannis Niewohner (Alemanha).
Se Eu Fechar Os Olhos Agora
Ambientada nos anos 60 e inspirada na obra homônima de Edney Silvestre, a série da Globo Se Eu Fechar Os Olhos Agora concorre na categoria de Melhor Telefilme. Entre os temas abordados nos seriado estão racismo e feminicídio.
A produção brasileira concorre com Lust Stories (Índia), Safe Harbour (Austrália) e Trezor (Hungria)
1 Contra Todos
Não é a primeira vez que 1 Contra Todos aparece na lista do Emmy. No ano passado, o gaúcho Julio Andrade foi indicado à categoria de Melhor Ator. A série, que está renovada para a quarta temporada, acompanha a vida do honesto advogado Cadu, que vê sua vida mudar ao ser confundido com o maior traficante de drogas do Brasil.
1 Contra Todos é a produção brasileira mais vista do canal Fox. Além de bombar no Brasil, também faz sucesso em outros países da América Latina, como o México. O seriado concorre na categoria de Melhor Série de Drama junto com Bad Banks (Alemanha), McMafia (Reino Unido) e Sacred Games (Índia).
Magnífica 70
Concorrendo na categoria de Melhor Programa de Horário Nobre em Língua Não-Inglesa, Magnífica 70 é uma das séries brasileiras mais elogiadas da HBO. A trama se passa na década de 70 e retrata a produção de filmes em São Paulo, tendo como pano de fundo um triângulo amoroso. Os atores Marcos Winter, Simone Spoladore e María Luísa Mendonça são os protagonistas.
Na categoria, também estão as produções Al Otro Lado del Muro (Estados Unidos), El Recluso (Estados Unidos) e Falco (Estados Unidos).
Especial de Natal: Porta dos Fundos
A sátira natalina feita pelos humoristas do Porta dos Fundos para a Netflix em 2018 também aparece na lista do Emmy Internacional.
O especial concorre na categoria de Melhor Comédia com FAM! (Singapura), Kupa Rashit (Israel) e Workin' Moms (Canadá).
Outros indicados
A Primera Pedra: concorre na categoria de Melhor Documentário. Dirigido por Vladimir Seixas, a produção do canal Futura aborda a crescente onda de linchamentos no Brasil e ressalta como a violência desmedida tornou-se cotidiana.
Hack the City: a produção da Fox feita para o canal pago National Geographic aparece na categoria de Melhor Minissérie. A série documental conta a trajetória de personalidades desafiadas a encontrarem soluções para problemas existentes na cidade de São Paulo e resolvê-los através do design e da tecnologia.
Ópera Aberta - Os Pescadores de Pérolas: dirigido por Carlos Nader e Fernando Meirelles, o documentário da HBO foi baseado na famosa peça de teatro Os Pescadores de Pérolas. A produção foi gravada no Theatro da Paz em Belém e concorre no Emmy na categoria de Melhor Programa de Arte.