A Academia Internacional de Artes e Ciências Televisivas em Nova York anunciou nesta quinta-feira (19) os indicados ao Emmy Internacional, que reconhece produções para a televisão produzidas e exibidas fora dos Estados Unidos.
Entre os brasileiros, o destaque foi para a atriz Marjorie Estiano, que apareceu na lista de melhor atriz pelo papel na série Sob Pressão, da Globo.
Mas não é de hoje que o Brasil desponta na premiação. Diversas novelas e séries brasileiras já foram lembradas e até garantiram prêmios no Emmy, inclusive contestáveis. Conheça as principais.
Doce de Mãe
Fernanda Montenegro foi a primeira atriz brasileira a ganhar um Emmy Internacional. Em 2013, seu papel como Dona Picucha em Doce de Mãe, série da Globo, garantiu o prêmio inédito para a artista e para o país. O seriado também ganhou um Emmy na categoria de melhor comédia em 2015.
A Mulher Invisível
A série protagonizada por Luana Piovani, Selton Mello e Debora Falabella foi consagrada como Melhor Série de Comédia na premiação do Emmy Internacional em 2012. A trama, que também foi contada em filme, contou a história de Pedro (Mello) e Amanda (Luana), considerada uma "mulher perfeita", mas que apenas ele conseguia enxergar.
Verdades Secretas
O folhetim de Walcyr Carrasco, com direção artística de Mauro Mendonça Filho, ganhou como Melhor Novela no Emmy Internacional de 2016. Verdades Secretas, protagonizada por Camila Queiroz e Rodrigo Lombardi, passou na faixa das 11 da Globo por conta da classificação indicativa. Temas como vício em drogas, prostituição e a rotina de modelos foram retratados na trama.
Império
Em 2015, foi a vez de Império se consagrar como Melhor Novela no Emmy. Escrita por Aguinaldo Silva, o folhetim das 9 da Globo foi protagonizado por Alexandre Nero e Lília Cabral e contou a história de um milionário dono de uma rede internacional de joalherias.
Joia Rara
Joia Rara, da faixa das 6 da Globo, garantiu o Emmy Internacional em 2014. A novela contou a história de um amor proibido entre Amélia (Bianca Bin) e Franz (Bruno Gagliasso). A trama, de Duca Rachid e Thelma Guedes, chegou a ser gravada no Nepal, por conta da temática budista.
Lado a Lado
Em 2013, todo mundo apostava que Avenida Brasil, de João Emanuel Carneiro, iria ganhar como Melhor Novela no Emmy. Porém, Lado a Lado, desbancou a favorita. O prêmio chegou a ser contestado pelo público, que não gostou muito da escolha, já que Avenida Brasil é considerada uma das melhores produções do Brasil.
Lado a Lado, escrita por João Ximenes Braga e Cláudia Lage, narrou a história de duas mulheres (uma branca e outra negra) na sociedade conservadora do início do século 20. A novela chegou a receber boas críticas, mas tinha pouca audiência para a faixa das 6 das Globo.
O Astro
O remake de O Astro, que passou em 2011 na faixa das 11 da Globo, foi a escolhida pelo Emmy como Melhor Novela em 2012. A trama, escrita por Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro, foi baseada na novela homônima de 1978, de Janete Clair, e teve no elenco Rodrigo Lombardi como o personagem principal Herculano Quintanilha.
Caminho das Índias
Caminho das Índias foi a primeira novela brasileira a ganhar um Emmy Internacional. Em 2009, a trama de Glória Perez levou a estatueta entre as produções de entretenimento. A novela foi situada entre a Índia e o Brasil, mostrando as diferenças entre as duas culturas. Na história, o triângulo amoroso entre Maya (Juliana Paes), Bahuan (Márcio Garcia) e Rodrigo Lombardi (Raj Ananda).