Foi-se o tempo em que o nome de Marjorie Estiano era diretamente relacionado às palavras Malhação, Natasha e Vagabanda, grupo musical fictício que fez sucesso com o público jovem nos anos 2000. Quinze anos após seu primeiro trabalho na televisão, a atriz vê sua carreira se consolidar ao mostrar as agruras da saúde pública brasileira na série Sob Pressão, da Globo.
Seu papel como a médica Carolina a levou à lista de indicadas como Melhor Atriz no Emmy Internacional — evento que celebra os destaques da televisão fora dos Estados Unidos e que terá seus vencedores divulgados nesta segunda-feira (25), em Nova York. Se sair vencedora, Marjorie será a segunda brasileira a ganhar na categoria. A primeira foi nada mais, nada menos, que Fernanda Montenegro.
A premiação pode coroar uma trajetória que já era promissora desde o início e, ainda, levantar o nome do Brasil na produção de seriados. Confira, abaixo, um pouco da carreira de Marjorie Estiano na televisão e entenda por que Sob Pressão é considerada uma das melhores séries brasileiras da atualidade.
Em Malhação, a música
Marjorie Estiano conquistou o público de Malhação mesmo interpretando uma vilã. O folhetim, que tem como "missão" revelar novos atores, foi o responsável por colocar a carinha da atriz na televisão brasileira — e, também, nos palcos. Com jeito roqueiro, cabelos curtos e vermelhos, a artista ficou mais conhecida pela música do que pela atuação. Tanto que investiu na carreira de cantora nos anos seguintes e usou os sucessos da Vagabanda, banda fictícia criada no folhetim, para divulgar sua carreira musical.
Em Duas Caras, a protagonista
A primeira protagonista mocinha de Marjorie Estiano veio em 2007 e, já de cara, em uma novela das 9: em Duas Caras, a atriz viveu uma trama de vingança com a sofrida Maria Paula, contracenando com os atores Dalton Vigh e Alinne Moraes.
Em Império, a vilã
Outro destaque da atriz na faixa das 9 foi em Império (2015), um dos principais sucessos do horário. Na primeira fase da novela, Marjorie interpretou a vilã Cora, sendo substituída por Drica Moraes na segunda fase, para acompanhar o passar dos anos dos personagens
Por conta de problemas de saúde, Drica pediu para se afastar do folhetim e o autor Aguinaldo Silva decidiu trazer de volta Marjorie para o papel. O jeito de falar e gestos da vilã interpretada pela atriz foram comparados com os de Carminha (Adriana Esteves), de Avenida Brasil (2012), uma das vilãs mais famosas da televisão brasileira.
Em Sob Pressão, o Emmy
O cenário mostrado em Sob Pressão em nada se parece com House ou Grey's Anatomy, séries médicas famosas no mundo todo. No hospital da produção brasileira, localizado no subúrbio do Rio de Janeiro, falta tudo: medicamentos, equipamentos básicos para cirurgias e profissionais para atender a alta demanda de pacientes na emergência. O que não falta é resistência e boa vontade da Dra. Carolina (Marjorie) e do Dr. Evandro (Julio Andrade), que precisam se desdobrar em 30 partes para salvar vidas.
O seriado foi adaptado para a televisão após a trama médica surgir em um livro escrito por Karla Monteiro e também em um filme, a partir de relatos reais do médico Marcio Maranhão.
Na preparação, a atriz mergulhou de cabeça. Em um processo complexo e delicado, precisou estudar técnicas médicas e também acompanhou a rotina de uma emergência. Em todos os episódios do seriado, dá para ver a frieza, a delicadeza e o conhecimento da personagem.
O sucesso de Sob Pressão e, consequentemente, de Marjorie, vem muito da proximidade com a realidade e com a intimidade dos telespectadores que, possivelmente, já devem ter passado por situações parecidas em hospitais do país.
— A saúde é um tema muito importante no mundo todo e um espelho de cada país. O Brasil é lindo, com gente muito trabalhadora, bem-humorada, criativa, forte, perseverante. Acho que a nossa indicação fortalece ainda mais esse processo de apropriação das questões do nosso país. É mais um sopro a empurrar o barco pra frente — escreveu Marjorie em uma postagem no Instagram, logo após receber a notícia de sua indicação no Emmy.
As três primeiras temporadas de Sob Pressão estão disponíveis no Globoplay. A quarta temporada já está confirmada, com previsão de estreia em 2021.