A trama de Órfãos da Terra, novela das seis da Rede Globo, acaba nesta sexta-feira (27) e a polêmica sobre a falta do beijo entre Valéria (Bia Arantes) e Camila (Anaju Dorigon) continua. O casal deve celebrar sua união nos últimos capítulos, e a esperança dos fãs é que o beijo aconteça na cena do casamento.
Antes disso, o público ainda terá que segurar a emoção com a cena que será exibida nesta quinta-feira (26), penúltimo capítulo. Dalila (Alice Wegmann) vai invadir a festa do casamento e atirar em Camila. No Twitter, Bia Arantes, acalmou os fãs da trama. "Fim de novela tem que ter emoção mesmo ", escreveu.
Questionada sobre o beijo, a atriz afirma que a história de amor já vale muito mais, independentemente de qualquer cena.
— Mais do que o beijo, penso que toda troca de afeto até aqui é bem valiosa na relação delas. Para Valéria, sinto que esse amor com Camila é como uma forma de aperfeiçoamento da sua pessoa, que tinha um olhar mais torto e ganancioso para as questões da vida e das relações, mas ao encontrar Camila e viverem esse romance, acredito que isso tornou a vida dela mais leve — disse a atriz à reportagem.
— Isso é muito bonito e marcante. Podemos sempre impactar de forma positiva a vida daqueles que nos cercam — conclui Arantes.
O beijo
Valéria e Camila se aproximaram pelo amor ao dinheiro, mas acabaram se apaixonando e também revendo atitudes do passado. Logo que o romance começou, a própria Globo divulgou, em notícia publicada no site Gshow, que as duas selariam um pedido de casamento com um beijo apaixonado.
Na cena, a ruiva iria presentear Camila com um anel de brilhantes e se declarar: "Camila Nasser, eu te amo! Quer casar comigo?". A amiga vai achar que é só uma brincadeira, mas Valéria será categórica: "Nunca falei tão sério na minha vida. Eu quero me casar com você. Aceita?".
Só que o beijo não rolou, e a emissora afirmou que a cena não foi exibida por "uma decisão puramente artística". Os fãs da novela protestaram nas redes sociais.
A questão ganhou repercussão ainda maior porque o corte foi feito na mesma noite em que o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, divulgou um vídeo avisando que mandaria recolher a graphic novel Vingadores: a Cruzada das Crianças na Bienal do Livro por causa de um beijo entre dois rapazes.
Questionada sobre o último capítulo, a emissora mantém a posição de que qualquer decisão que for tomada será uma "opção puramente artística".
Com ou sem beijo no final, Arantes vê que a novela foi marcante e trouxe à tona temas importantes em todos os núcleos.
— Sinto que a história conseguiu abranger diversas temáticas relevantes não só para o Brasil, mas para o mundo! Me sinto honrada em fazer parte de uma trama que pode celebrar o valor do amor, independente da orientação sexual. Cada vez que a arte fomentar debates urgentes, mais conseguiremos sensibilizar corações — defende a atriz.