Nesta quarta-feira (1º) é celebrado o Dia Internacional do Trabalho — e dá para aproveitar o dia de descanso para assistir a séries ou filmes relacionados ao mundo das profissões. Considerada feriado nacional no Brasil desde 1925, por decreto do então presidente Artur Bernardes, a data foi criada durante a Internacional Socialista, em Paris, no ano de 1889, para homenagear os trabalhadores e suas lutas por direitos básicos.
Do mundo da medicina ao da publicidade, a plataforma de streaming Netflix, por exemplo, oferece produções que mergulham no cotidiano profissional dos personagens. Entre as obras, há até a série gaúcha Necrópolis, que acompanha as aventuras de um médico legista que tem medo de cadáveres.
Abaixo, veja a lista criada por GaúchaZH para mergulhar em diferentes ambientes profissionais.
1. A vida dos publicitários em Mad Men
O nome dele é Draper, Don Draper. E depois dele a TV nunca mais foi a mesma. As sete temporadas de Mad Men (2007-2015) ajudaram a moldar a televisão em sua chamada "era de ouro", no início do século 21. A série retrata os anos 1960 a partir da rotina glamourosa de uma agência de publicidade comandada por um gênio criativo, atormentado e de passado misterioso – interpretado por Jon Hamm. Sete temporadas disponíveis.
2. O trabalho dos jornalistas investigativos em Spotlight
Baseado em uma história real, o longa de Thomas McCarthy acompanha a equipe Spotlight, grupo implacável de repórteres e editores do jornal Boston Globe que investiga um caso chocante de abuso sexual encoberto pela Igreja Católica. Vencedor do Oscar de melhor filme em 2016. Com Mark Ruffalo, Michael Keaton e Rachel McAdams.
3. Os dramas de cirurgiões em Grey's Anatomy
A trama gira em torno da cirurgiã Meredith Grey (Ellen Pompeo) e seus conflitos com familiares, amigos e pacientes. Principal série da superprodutora Shonda Rhimes – e uma das mais longas produções americanas dos últimos anos –, está na 15ª temporada (no Brasil, exibida pelo canal pago Sony). As 14 primeiras estão disponíveis.
4. O mundo financeiro em A Grande Aposta
Ryan Gosling, Steve Carell, Christian Bale e Brad Pitt interpretam investidores e especuladores financeiros que pretendem obter lucros acima do normal com a crise imobiliária que acometeu os Estados Unidos em 2008 — apesar dos estragos que causa na vida das pessoas. Baseado em histórias reais, o filme retrata com ironia as engrenagens do capitalismo mais selvagem. Dirigido por Adam McKay, venceu o Oscar de melhor roteiro adaptado em 2016.
5. As aventuras de advogados em Suits
Criada por Aaron Korsh, a produção mostra o trabalho na defesa de casos jurídicos no escritório de advocacia Pearson Specter Litt, em Nova York. Do canal norte-americano USA Networks. A atriz Meghan Markle, atual Duquesa de Sussex — após se casar com o príncipe Harry, do Reino Unido —participou dos sete primeiros anos da série. Oito temporadas disponíveis.
6. Investigações bem-humoradas em Brooklyn Nine-Nine
A comédia policial de Dan Goor e Michael Schur (de The Good Place), traz o vencedor do Emmy Andy Samberg como Jake Peralta, um detetive imaturo, mas talentoso, que investiga crimes ao lado de seus colegas Amy Santiago (Melissa Fumero), Rosa Diaz (Stephanie Beatriz) e Terry Jeffords (Terry Crews). Criação de Dan Goor e Michael Schur (de The Good Place). Quatro temporadas disponíveis.
7. O cotidiano das empregadas domésticas em Histórias Cruzadas
Em plena década de 1960 no Mississipi, Estado do sul dos Estados Unidos, uma jovem branca decide escrever um livro sobre a rotina e a vida de empregadas domésticas negras. Tema explosivo em um dos pontos mais segregacionistas dos EUA e justo na época em que ganhava força a luta pelos direitos civis, o longa de Tate Taylor mostra o tratamento dispensado às mulheres responsáveis por criar a maior parte dos filhos das classes altas do país. Com Octavia Spencer, Viola Davis e Emma Stone.
8. Os desafios da educação em Merlí
Transgressor e provocante, o professor catalão de filosofia Merlí Bergeron, vivido por Francesc Orella, incendeia as salas de aula de uma escola pública de Barcelona na série escrita por Eduard Cortés e dirigida por Héctor Losano. No melhor estilo Sociedade dos Poetas Mortos, Merlí incentiva seus estudantes a contestar os padrões da sociedade, levando-os a crises dentro da escola e das famílias, mas também a experiências inevitáveis de crescimento. Três temporadas disponíveis.