A lista dos 50 filmes para você assistir na Netflix foi atualizada no dia 20 de março de 2020.
É conhecida uma piada que diz que o assinante da Netflix passa mais tempo escolhendo o filme a que vai assistir do que, de fato, o assistindo. Isso porque o catálogo do serviço de streaming é gigante e a organização dos títulos no site ou nos aplicativos não é das melhores.
Para ajudar, GaúchaZH lista meia centena de filmes imperdíveis que você pode garimpar da imensa lista do serviço.
1. O Irlandês
Épico com três horas e meia de duração que percorre do final dos anos 1950 ao começo dos anos 2000, de Martin Scorsese, com atores como Robert De Niro, Joe Pesci, Harvey Keitel e Al Pacino. No centro da trama, está Frank Sheeran (De Niro), matador da máfia que inicia uma amizade com o sindicalista Jimmy Hoffa (Pacino), desaparecido sem deixar rastros em 1975. O filme é baseado no livro com as memórias de Sheeran, de 2004, no qual ele confessa ter assassinado Hoffa.
2. História de um Casamento
Longa de Noah Baumbach, indicado em Oscar de melhor filme e vencedor da estatueta de melhor atriz coadjuvante (Laura Dern). Adam Driver e Scarlett Johansson interpretam um casal de artistas — ele um diretor de teatro, ela uma atriz na companhia dele — que após anos de um casamento com altos e baixos decidem se separar. Mesmo amigáveis um com o outro, o divórcio não é um caminho simples.
3. Jóias Brutas
Adam Sandler interpreta Howard Ratner, um joalheiro carismático de Nova York que está sempre tentando ganhar mais dinheiro por meio de barganhas. Depois que faz uma série de apostas arriscadas, parece que o futuro vai sorrir para ele. Mas, em sua busca pela bolada final, Howard precisa de uma atuação perfeita para equilibrar negócios, família e os inimigos que estão cada vez mais próximos. Filme dos irmãos Benny e Josh Safdie, com Lakeith Stanfield (Corra!), Pom Klementieff (Guardiões da Galáxia) e Idina Menzel (Glee).
4. Okja
Filme do diretor sul-coreano Bong Joon-Ho, vencedor do Oscar com Parasita. O longa é uma fantasia sobre uma garotinha (Ahn Seo-hyun) que luta para impedir que uma criatura gigantesca – um grande porco geneticamente modificado – mantida por sua família seja raptada por uma multinacional com interesses nefastos e chefiada pela personagem de Tilda Swinton. Paul Dano e Jake Gyllenhaal são outros nomes do elenco.
5. O Hospedeiro
Unindo terror, humor e ficção científica, este outro longa de Bong Joon-Ho conta a história de uma criatura gerada por poluição de indústria química, que emerge do rio Han, em Seul. Quem resolve enfrentar o monstro gigante é a família de Gang-Du Park (Song Kang-ho), após ver a filha (Ko Ah-sung) ser engolida. Enquanto isso, os cidadãos sul-coreanos revoltam-se contra o descaso do governo e a intromissão dos Estados Unidos nos assuntos do país.
6. Dois Papas
Filme do diretor brasileiro Fernando Meirelles, de Cidade de Deus, com Jonathan Pryce e Anthony Hopkins. Inspirado na história recente da Igreja Católica, traz um retrato do encontro entre o papa alemão Bento XVI, Joseph Aloisius Ratzinger, e o futuro papa argentino Francisco, então Jorge Mario Bergoglio.
7. Indústria Americana
Longa de Julia Reichert e Steven Bognar, vencedor do Oscar de melhor documentário. A obra, da produtora de Michelle e Barack Obama, mostra a trajetória de uma antiga fábrica da General Motors, no estado de Ohio, que fecha as portas após a crise de 2008. Anos depois, a empresa chinesa Fuyao reabre o local, para produzir vidros para automóveis. O que aparenta ser um recomeço bem-vindo para a comunidade, logo evolui para um cenário mais complexo, à medida que os trabalhadores norte-americanos têm dificuldades para aceitar as diretrizes chinesas da companhia.
8. Democracia em Vertigem
O documentário brasileiro de Petra Costa, do aclamado Elena, foi indicado pelo jornal norte-americano The New York Times como um dos melhores filmes de 2019. A produção narra os eventos que transformaram o Brasil nos últimos anos, desde o impacto das manifestações de 2013 até a eleição de Jair Bolsonaro, em 2018, passando pelo processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.
9. Aquarius
Segundo longa de ficção do diretor Kleber Mendonça Filho, tornou-se um dos filmes brasileiros mais discutidos nos últimos anos por suas qualidades formais e também como fato político. De volta ao protagonismo no cinema nacional, Sônia Braga vive uma jornalista que resiste à pressão da construtura interessada no seu apartamento à beira-mar da praia de Boa Viagem, em Recife.
10. Manchester à Beira-Mar
Estrelado por Casey Affleck, com Michelle Williams, o longa de Kenneth Lonergan foi indicado em seis categorias do Oscar de 2017 e levou duas estatuetas, por melhor ator (Affleck) e roteiro original (Lonergan). Na história, Lee Chandler é forçado a voltar à sua cidade natal após a morte do irmão, que deixa o filho aos seus cuidados. O retorno, entretanto, traz à tona problemas mal resolvidos.
11. Corra!
Thriller conta a história de um jovem fotógrafo que descobre um segredo terrível quando conhece os pais aparentemente amigáveis da sua namorada. Estreia com pé direito do diretor Jordan Peele nas telas de cinema, a produção lhe rendeu uma indicação ao Oscar de melhor diretor e a estatueta na categoria de melhor roteiro original — ele foi o primeiro negro a receber este prêmio.
12. Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal
Zac Efron interpreta o temido e charmoso assassino em série que chocou os Estados Unidos nos anos 1970 – período em que foi responsável pelo estupro e assassinato de pelo menos 30 mulheres. A trama é contada pelo ponto de vista de Liz Kendall (Lily Collins), namorada que desconhecia a monstruosa vida dupla de Theodore Robert Cowell (1946-1989), nome verdadeiro de Bundy.
13. A Rede Social
Filme de David Fincher, de 2010, antes dos escândalos de segurança do Facebook. Jesse Eisenberg interpreta Mark Zuckerberg na paradoxal trama sobre um universitário praticamente sem amigos que desenvolve a maior rede social da história, se tornando um dos mais jovens bilionários do mundo. No caminho para o sucesso, contudo, ele ainda perde um dos amigos mais próximos. Inspirada nos eventos reais.
14. Roma
Vencedor do Leão do Ouro no Festival de Veneza 2018, este filme do cineasta premiado com o Oscar Alfonso Cuarón retrata um ano tumultuado na vida de uma família de classe média da Cidade do México no início dos anos 70. Todas as atividades da casa recaem sobre a empregada, Cleo (Yalitza Aparicio), que tem sua vida limitada às ações da família.
15. A Teoria de Tudo
Eddie Redmayne interpreta Stephen Hawking (1942 - 2018), um dos mais consagrados cientistas dos séculos 20 e 21, no papel que lhe rendeu o Oscar de melhor ator em 2015. O longa de James Marsh volta à juventude do físico e retrata o momento em que ele descobre sofrer de uma doença motora degenerativa. Baseado no romance biográfico da ex-esposa de Hawking, que descreve o relacionamento dos dois.
16. Brilho Eterno de um Mente sem Lembranças
De Michel Gondry. Com Jim Carrey, Kate Winslet, Elijah Wood, Kirsten Dunst e Tom Wilkinson. Drama romântico no qual o roteirista Charlie Kaufman (de Quero Ser John Malkovich) e o diretor Michel Gondry (de Rebobine, por Favor) refletem sobre o fim dos relacionamentos a partir de uma jornada pelos labirintos da mente de um sujeito que se arrepende de apagar a ex-namorada de sua memória, como ela fez com ele, durante o procedimento.
17. A Chegada
Adaptado do conto A História de Sua Vida, do escritor Ted Chiang, o filme de Denis Villeneuve tem como protagonista a doutora em linguística Louise Banks, vivida por Amy Adams. Na sequência de uma visitação alienígena, com o aparecimento de 12 naves elípticas espalhadas pelo planeta, ela é chamada pelo exército americano para encontrar uma forma de se comunicar com os extraterrestres.
18. El Camino: A Breaking Bad Movie
Filme de Breaking Bad, produzido pela Netflix seis anos após o fim do seriado. Com roteiro e direção de Vince Gilligan, a obra promove um reencontro dos fãs com o personagem Jesse Pinkman e com o ator e também vencedor do Emmy Aaron Paul. Na trama, ele consegue fugir da prisão onde era mantido em um El Camino, a marca de carro que dá nome ao longa.
19. Mistério no Mediterrâneo
Um romance de Agatha Christie adaptado em um típico filme de Adam Sandler: assim é Mistério no Mediterrâneo — a maior estreia da Netflix até o momento, visto por mais de 30 milhões de usuários em três dias. Na trama, o ator interpreta um policial que tenta virar detetive — mas sempre é reprovado no teste — enquanto Jennifer Aniston vive sua esposa, uma cabeleireira. Durante as férias na Europa, o casal conhece um homem intrigante (Luke Evans, o Gaston de A Bela e A Fera) que os convida para uma festa no seu luxuoso iate. Em alto-mar, um assassinato acontece e os dois norte-americanos se tornam os principais suspeitos.
20. La La Land
Musical que homenageia os clássicos da chamada era de ouro de Hollywood, La La Land: Cantando Estações narra o encontro de um pianista (Ryan Gosling) com uma aspirante a atriz (Emma Stone) em Los Angeles. O filme, vencedor de cinco estatuetas do Oscar em 2017, tem na direção Damien Chazelle, o mesmo de Whiplash: Em Busca da Perfeição (2014).
21. Com Amor, Van Gogh
Esta animação de 2017 tem uma proposta ousada: após serem filmadas, as cenas foram pintadas por cerca de 100 artistas, num processo que faz o filme se assemelhar às pinturas de Vincent Van Gogh. A história procura elucidar a morte do pintor, que passou a apresentar um comportamento solitário e agressivo nos últimos anos de vida. A trama parte de uma carta que ele enviou a seu irmão, Theo, que nunca chegou a seu destino. O carteiro que detém o texto pede que o filho vá encontrar Theo, dando início à uma investigação que levanta a dúvida: Van Gogh de fato se matou?
22. Birdman - Ou a Inesperada Virtude da Ignorância
Um ator que fez sucesso como super-herói quer provar, na meia-idade e após certo ostracismo, que tem talento verdadeiro para grandes trabalhos artísticos — como a adaptação de uma respeitável peça do escritor Raymond Carver. Para isso, driblará atritos nos bastidores do teatro, oscilações emocionais da equipe à sua volta, o azedume de uma crítica de teatro capaz de destruir reputações e, acima de tudo, tentará domar uma insistente voz interior que lhe desafia a sair da mesmice. Com Michael Keaton no elenco e dirigido por Alejandro Iñarritu, o filme ganhou quatro Oscar em 2015 — melhor filme, melhor roteiro original, melhor diretor e melhor fotografia.
23. As Patricinhas de Beverly Hills
Cultuado filme de 1995, de Amy Heckerling, livremente inspirado no romance Emma de Jane Austen. No centro da trama, a patricinha-mor Cher (Alicia Silverstone), garota rica, bonita e inteligente, cujos piores traços são sempre tentar se livrar de responsabilidades por meio da lábia e busca "melhorar" todos ao seu redor com conselhos estapafúrdios.
24. Moonlight: Sob a Luz do Luar
Com direção de Barry Jenkins, baseado na peça teatral In Moonlight Black Boys Look Blue, de Tarell McCraney. O filme acompanha Chiron, um jovem negro da periferia que tem dúvidas sobre a própria sexualidade. Passando por três fases da vida do protagonista, a história apresenta os dilemas existentes na trajetória dele: entre a violência e o abandono até o amor paternal e o romântico.
25. Garota Exemplar
Nick (Ben Affleck) e Amy Dunne (Rosamund Pike) formam um jovem casal com uma vida aparentemente perfeita em uma pequena cidade dos Estados Unidos. Certo dia, ela desaparece misteriosamente e a todas as evidências apontam para o marido. Acossado pela polícia, pela mídia e pela opinião pública, a vida de Nick se torna uma espiral descendente à medida que fraturas cada vez mais graves vão sendo reveladas na relação nem tão harmônica do casal. O diretor David Fincher em sua melhor forma.
26. Seven - Os Sete Crimes Capitais
A mente obscura de um serial killer é retratada neste outro excelente filme de David Fincher, considerado obra-prima do cinema na década de 1990. Este assassino se guia pelos setes crimes capitais para cometer atrocidades que considera refinadas. Quem tentará desvendar as pistas deixadas pelo criminoso é o veterano policial vivido por Morgan Freeman e o novato interpretado por Brad Pitt.
27. Para Todos Os Garotos Que Já Amei
Inspirado pela trilogia literária de Jenny Han, estão disponíveis na plataforma de streaming os longas Para Todos Os Garotos Que Já Amei (2018) e Para Todos os Garotos: P.S. Ainda Amo Você (2020), de Susan Johnson e Michael Fimognari, respectivamente. A história acompanha as aventuras de Lara Jean (Lana Condor), uma menina tímida, com origem coreana, que escreve cartas secretas para todos os amores de sua vida. A trajetória dela tem uma grande virada quando tais declarações finalmente chegam aos seus destinatários.
28. O Outro Lado do Vento
Restaurado e finalizado quarenta anos após sua produção, este filme inédito de Orson Welles é uma sátira que retrata os últimos dias de um diretor decadente tentando reconquistar seu espaço em Hollywood. Com John Houston, Peter Bogdanovich e grande elenco.
29. Beasts of No Nation
Com atuação impressionante, o pequeno Abraham Attah brilha neste que foi, até aqui, um dos raros longas-metragens ficcionais produzidos pela Netflix que apresentaram qualidades semelhantes às dos melhores documentários e das melhores séries originais da gigante do streaming. Na trama, Attah é um menino que fica órfão e é cooptado por um líder rebelde (Idris Elba) para lutar na guerra civil de um país africano. Dirigido por Cary Fukunaga (de Jane Eyre e True Detective), ganhou vários prêmios, no Festival de Veneza, inclusive, mas não conseguiu levar a Netflix ao Oscar.
30. Bourne
A clássica franquia de ação estrelada por Matt Damon entra no catálogo da Netflix. No primeiro longa, A Identidade Bourne (2002), de Doug Liman, o personagem acorda em um barco sem ter nenhuma memória de seu passado. Bourne é perseguido pela polícia e por assassinos, enquanto tenta descobrir mais sobre sua identidade. A história continua em A Supremacia Bourne (2004) e O Ultimato Bourne (2007), ambos de Paul Greengrass, e no spin-off O Legado Bourne (2012), de Tony Gilroy.
31. Lionheart
Depois que seu pai adoece, Adaeze resolve assumir a empresa da família. Mas antes precisa provar o seu valor em uma sociedade dominada pelos homens. O filme nigeriano é dirigido e estrelado por Genevieve Nnaji.
32. Dumplin'
Jennifer Aniston é uma ex-miss obcecada por concursos de beleza no longa de Anne Fletcher. Ironicamente, sua filha, Willowdean, não se encaixa nos padrões propostos pelas competições — e, aparentemente, não se incomoda muito com isso. Quando ela decide enfrentar a mãe e participar do concurso de sua cidade, contudo, as duas precisam aprender a reconciliar suas diferentes percepções sobre o mundo. Tudo isso ao som das músicas da cantora norte-americana de country Dolly Parton. Leia mais sobre Dumplin'.
33. Cinderela
A adaptação do clássico desenho da Disney em live action traz Lily James no papel de Ella, que fica à mercê da sua terrível madrasta, Lady Tremaine (Cate Blanchett), e suas filhas Anastasia e Drisella. Passeando na floresta, ela se encanta por um corajoso estranho (Richard Madden), sem desconfiar que ele é o príncipe do castelo. Cinderela recebe um convite para o grande baile e acredita que pode voltar a encontrar sua alma gêmea, mas seus planos vão por água abaixo quando a madrasta má rasga seu vestido. Eis que surge uma fada madrinha (Helena Bonham Carter) para mudar o seu destino.
34. Winter on Fire: Ukraine's Fight for Freedom
De Evgeny Afineevsky, documentário produzido pela Netflix, este longa indicado ao Oscar da categoria lembra muito The Square (2013), que se concentrava na luta dos egípcios pela liberdade em seu país. Só que, no caso da Ucrânia, a violência da polícia repressora do governo foi ainda maior (deixou dezenas, talvez centenas de mortos). E os flagrantes registrados por diversas câmeras de celular e incorporados à narrativa do longa, são maiores – e mais chocantes. O cenário frio (as manifestações contra o presidente Viktor Yanukovich se deram no inverno, em meio à neve) colabora para a criação de imagens verdadeiramente potentes.
35. Gênio Indomável
Will Hunting (Matt Damon) vive um gênio da matemática que é descoberto limpando o chão de uma das maiores universidades dos Estados Unidos. O psicanalista Sean Maguire (Robin Williams) faz de tudo para recuperar as habilidades sociais de Will e fazer dele um dos mais brilhantes alunos que a universidade já viu. Com roteiro de Matt Damon e Ben Affleck, eles conquistaram o Oscar pelo texto, enquanto Robin Williams levou a estatueta de melhor ator coadjuvante.
36. O Profissional
Interpretando uma menina de 12 anos, a pequena Natalie Portman brilha ao lado do sempre bom Jean Reno neste que é um dos melhores filmes de Luc Besson (de O Quinto Elemento, Subway e Imensidão azul). A história da amizade improvável de um matador de aluguel com a garotinha que sobrevive ao massacre de sua família, e de seu plano de vingança contra o assassino, é de uma sensibilidade rara em se tratando dos longas de ação. Isso incorporando todos os clichês narrativos dos títulos do gênero.
37. Aniquilação
Ficção científica estrelada por Natalie Portman, que vive a bióloga Lena. Seu marido, Kane (Oscar Isaac), que é militar, partiu para uma missão secreta do governo há um ano e nunca mais voltou. Ao retornar, ele apresenta um comportamento estranho. Kane estava em uma região conhecida como Área X, local isolado onde a natureza tem suas próprias leis. Lena parte para a região com mais quatro mulheres em busca de respostas.
38. O Menino que Descobriu o Vento
Obra de Chiwetel Ejiofor é inspirada no livro de memórias homônimo de William Kamkwamba e Bryan Mealer. Ambientado no Malauí, na África Oriental, o drama segue os passos de um jovem que, a partir de seus estudos sobre energia, tenta construir um moinho para salvar sua comunidade da seca.
39. Elisa & Marcela
Baseado em uma história de amor real, Elisa e Marcela narra o romance proibido entre duas mulheres no início do século 20 que decidiram desafiar os costumes e leis de sua época para permanecer juntas. Conduzido pela diretora espanhola Isabel Coixet, o longa-metragem mostra como Elisa Sánchez Loriga se disfarçou de homem para se casar com Marcela Gracia Ibeas, tornando a união em 1901 o primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo na Espanha. Indicado ao Urso de Ouro no Festival de Berlim 2019.
40. O Regresso
Filme do cineasta mexicano Alejandro González Iñárritu que valeu o Oscar de melhor ator a Leonardo DiCaprio. A trama é baseada na obra de Michael Punke, que por sua vez inspirou-se na história real do explorador Hugh Glass. Em 1823, o comerciante foi traído por seu companheiro de viagem, que, após assassinar seu filho, o abandonou a mercê de um urso selvagem. Apesar das expectativas, Glass sobreviveu ao ataque e partiu em busca de vingança, em meio a um inverno rigoroso. O longa de 2015 ganhou também as estatuetas de melhor direção e fotografia.
41. Raul, o Início, o Fim e o Meio
O documentário de Evaldo Mocarzel, Leonardo Gudel e Walter Carvalho busca desvendar a trajetória de Raul Seixas, a partir de depoimentos de amigos e familiares do cantor, além de entrevistas com artistas e produtores. Com raras imagens de arquivo do próprio Maluco Beleza, a produção tenta capturar a essência única de Raul.
42. Gente De Bem
O longa, que teve sua estreia no Festival de Toronto, mostra a história de um aposentado recém-separado da mulher que precisa se resolver com o passado: sua ex-esposa Helene e seu filho Preston, um ex-viciado.
43. Monty Python - A Vida de Brian
Longa-metragem de Terry Jones, lançado em 1979. Apesenta uma sátira bíblica, em que o grupo humorístico britânico tira sarro da jornada de Jesus Cristo espelhada num sujeito que nasceu no mesmo dia e cumpre saga semelhante à do filho de Maria. O desfecho do filme, com a crucificação encenada como um musical, é um dos momentos memoráveis do Monty Python.
44. O Silêncio do Céu
Eleito melhor filme brasileiro pelo júri da crítica no 44º Festival de Cinema de Gramado e vencedor do Prêmio Especial do Júri na competição serrana, O Silêncio do Céu é uma produção brasileira rodada em Montevidéu. Dirigido pelo brasileiro Marco Dutra, o longa é protagonizado por Carolina Dieckmann, que vive Diana – uma brasileira casada com o uruguaio Mario (Leonardo Sbaraglia), com quem tem um casal de filhos. Um terrível episódio, porém, vai perturbar o complexo relacionamento do casal:
45. Apóstolo
Dan Stevens (A Bela e a Fera) protagoniza uma trama tensa em Apóstolo. Ele interpreta Thomas Richardson, que irá viajar até um vilarejo remoto para resgatar sua irmã, que foi sequestrada para ser utilizada em um ritual religioso. O filme se passa em 1905 e tem direção de Gareth Evans (de Operação Invasão).
46. Pulp Fiction
Clássico cult de Quentin Tarantino, que conquistou o Oscar de melhor roteiro pelo longa — indicado em outras seis categorias na premiação, incluindo a de melhor filme. Na produção, o cineasta mostra uma história circular que interliga dois matadores profissionais (John Travolta e Samuel L. Jackson), o boxeador que perseguem (Bruce Willis) e a namorada (Uma Thurman) do gângster que os paga.
47. A Última Gargalhada
Al é um agente de talentos aposentado. O comediante Buddy, seu primeiro cliente. Quando os dois se reencontram em uma casa de repouso, Al convence Buddy a voltar à estrada depois de 50 anos sem atuar. Com Richard Dreyfuss e Chevy Chase.
48. A Origem
Filme de Christopher Nolan, de 2010, com Leonardo DiCaprio, Marion Cotillard, Ellen Page e Joseph Gordon-Levitt. Na trama, um profissional capacitado em entrar na mente humana é contratado para invadir o inconsciente de um empresário a fim de convencê-lo a desmembrar seu império econômico.
49. Nocturama
Com sequências longas, planos sombrios e enredo tenso, o longa dirigido por Bertrand Bonello acompanha um grupo de jovens desiludidos, que decide espalhar bombas pelas ruas de Paris. Tudo fica ainda mais bizarro quando eles escolhem uma loja de departamentos para se esconder durante a noite.
50. Modo Avião
Dirigido por César Rodrigues, da série cômica Vai que Cola. Larissa Manoela interpreta Ana, uma jovem influenciadora digital que é obrigada a se mudar para uma cidadezinha rural, sem cobertura de internet. Lá, ela acaba hospedada na casa do avô, encarnado por Erasmo Carlos. Um colecionador de carros antigos, ele tenta ensinar para a neta a importância da vida para além das aparências.