O protagonismo feminino cresceu exponencialmente nas séries produzidas nos anos 2000. Além de Jessica Jones, que volta em sua segunda temporada nesta quinta-feira (8), outros títulos ganham destaque com personagens fortes e tramas focadas em assuntos como violência doméstica, preconceito, assédio sexual e política.
E vale lembrar que, ainda em 2018, teremos pela primeira vez uma atriz estrelando Doctor Who, com Jodie Whittaker interpretando a doutora da famosa série de ficção científica britânica.
Confira a seguir 25 destaques:
Com Nicole Kidman, Reese Whiterspoon, Shailene Woodley e Laura Dern, a minissérie da HBO baseada em livro homônimo de Liane Moriarty apresenta uma trama complexa de violência doméstica, conflitos familiares e um assassinato. Venceu o Emmy e o Globo de Ouro de melhor série limitada.
Outra produção baseada em livro - O Conto da Aia, de Margaret Atwood - que dominou o cenário em 2017, levando o Emmy e o Globo de Ouro de melhor série em drama. Em um futuro distópico, apresenta uma sociedade onde as mulheres têm papel extremamente limitado, com algumas sendo transformadas em escravas sexuais. Produzida pelo serviço Hulu, ainda indisponível no Brasil, será exibida pelo Paramount Channel a partir do próximo domingo.
Da produtora de Shonda Rhimes nasceram três séries com mulheres empoderadas. A primeira e mais longeva é Grey's Anatomy, que conta a história da médica Meredith Grey desde o começo de sua carreira como residente. A segunda é How to Get Away with Murder foca em direito e crimes e é estrelada pela premiada Viola Davis. São exibidas pelo canal Sony e estão disponíveis na Netflix. Já a terceira, Scandal, que terá fim neste ano, e mostra os bastidores da Casa Branca pelo olhar de Olivia Pope, ex-consultora de comunicações da presidência.
Claire Underwood (Robin Wright) foi de braço direito do marido, Frank, que ambicionava ser presidente dos Estados Unidos a ocupante da cadeira presidencial. Na sexta e última temporada da série da Netflix, ela será a única protagonista da história, depois do afastamento de Kevin Spacey por escândalo sexual.
Produção espanhola para a Netflix, a trama é ambientada na Madri dos anos 1920 e mostra como quatro jovens que trabalham em uma companhia telefônica se juntam para lutar por liberdade e por independência. À época, praticamente não se falava em igualdade de gênero.
6. Orphan Black
Tatiana Maslany se vira em quase uma dúzia de personagens nesta produção que levanta questões sobre as implicações morais e éticas da clonagem humana e seus efeitos sobre questões de identidade pessoal. O ponto de partida é Sarah, uma mulher que descobre ser parte de um experimento com clones. Disponível na Netflix.
Outra produção da Netflix que coloca as mulheres em primeiro plano. Mostra o cotidiano de uma penitenciária feminina nos Estados Unidos.
Estrelada por Jane Fonda e Lily Tomlin, a série da Netflix apresenta duas mulheres na terceira idade que veem suas vidas mudarem quando seus maridos pedem o divórcio e anunciam que formam um casal.
9. The Good Wife
Julianna Margulies vive advogada que, após 13 anos fora de ação, precisa voltar ao trabalho depois da prisão do marido, envolvido em um escândalo de prostituição e corrupção.
10. Once Upon a Time
Em uma cidade fictícia, Regina (Lana Parrilla) é uma rainha que rouba memórias das pessoas graças a uma maldição. Suas vítimas passam anos vivendo em uma realidade imutável, sem qualqer noção de tempo.
11. Veep
Nesta produção cômica da HBO, Julia Louis-Dreyfus é Selina Meyer, vice-presidente dos EUA que se vê despreparada para assumir o posto principal da Casa Branca.
12. Gilmore Girls
Criada por Amy Sherman-Palladino, a série narra a relação de amizade entre Lorelai Gilmore (Lauren Graham) e sua filha Rory Gilmore (Alexis Bledel). Com roteiro inteligente, referências pop e eruditas, além de personagens carismáticos, Gilmore Girls dosa entre o drama e a comédia. A produção ganhou uma nova temporada pela Netflix em 2016.
13. Unbreakable Kimmy Schmidt
Uma garota é salva após viver anos em um bunker, mantida por um pastor devido a um falso apocalipse . A personagem da atriz Ellie Kemper vai então morar em Nova York e não tira mais o sorriso de satisfação do rosto. Ela ganha a companhia de Titus, um ator iniciante, Lillian, dona do local onde vai morar, e Jacqueline, uma patroa meio maluca – formando uma trupe que garante boas risadas.
14. Homeland
A série acompanha Carrie Mathison (Claire Danes), uma agente da CIA que passou anos no Afeganistão. Quando um soldado norte-americano retorna ao país tido como herói, ela é a única a desconfiar da inocência do homem.
15. The Crown
Uma das mais caras produções da Netflix, essa série retrata a vida da rainha Elizabeth II desde a morte de seu pai, o rei George VI.
16. Westworld
Em um parque temático futurístico habitado por andróides, uma garota-robô (Evan Rachel Wood) está programada para ser a típica garota da fazenda, mas está prestes a descobrir que toda a sua existência não passa de uma mentira.
17. Ela Quer Tudo
Baseada no filme de Spike Lee, retrata a vida de Nola Darling (DeWanda Wise), uma jovem artista que desafia os padrões da sociedade em busca da própria identidade.
18. Revenge
Após seu pai ser injustamente condenado por terrorismo, garota passou anos planejando a vingança contra aqueles que destruíram sua vida. Agora, já na fase adulta, chegou a hora de colocar o plano em prática.
19. Girls
A série acompanha um grupo de amigas encarando os desafios do início da vida adulta. A trama tem como protagonista Hanna Horvath (Lena Dunham), aspirante a escritora que precisa se virar sozinha após seus pais decidirem parar de ajudá-la financeiramente.
20. Jane the Virgin
Jane (Gina Rodriguez) foi ensinada por sua avó que mulheres precisam manter-se virgens até o casamento. Agora, aos 23 anos, a jovem descobre que engravidou em uma inseminação artificial equivocada.
21. Law & Order: SVU
Olivia Benson (Mariska Hargitay) é uma detetive da Equipe Especial de Elite do Departamento de Polícia de Nova York, a Special Victims Unit (SVU), responsável por investigar crimes de caráter sexual.
22. The Marvelous Mrs. Maisel
Vencedora do Globo de Ouro de série de comédia, a produção da Amazon criada por Amy Sherman-Palladino (Gilmore Girls) mostra Midge Maisel, dona de casa que busca no stand up comedy uma forma de sobrevivência após o marido abandoná-la.
23. Jessica Jones
Krysten Ritter vive a super-heroína da Marvel. Na história, ela ganha a vida comandando uma agência de investigação em Nova York enquanto luta para manter seus super-poderes despercebidos.