A reta final de Game of Thrones tem causado insatisfação em alguns fãs da série. Porém, antes mesmo do quarto e contestado episódio, transmitido no último domingo (5), a série recebeu críticas de um espectador célebre.
George R.R. Martin, autor dos livros que inspiraram o programa de TV, disse em entrevista à revista Rolling Stone norte-americana estar "um pouco triste" com a maneira como a última temporada foi encaminhada e que, se dependesse dele, a série teria "mais temporadas". A entrevista foi dada para a edição publicada em 22 de abril, logo após o segundo episódio.
— É complexo. Estou um pouco triste, para falar a verdade. Gostaria que tivéssemos mais temporadas. Mas eu entendo. Os produtores farão outras coisas, e tenho certeza que os atores que assinaram contratos por sete ou oito anos gostariam de interpretar outros papéis. Tudo isso é justo. Não estou bravo ou algo do tipo, mas há um pouco de tristeza em mim — respondeu Martin, ao ser perguntado sobre como se sentia quanto ao fim da série.
Como o seriado ultrapassou cronologicamente os livros escritos por Martin, a obra televisiva tomou outros rumos, independentes das ideias do autor. Na entrevista, no entanto, ele diz que grande parte do final da série deve partir de conversas que teve com os produtores.
— Eu não li os roteiros. Mas tive encontros com os produtores, nos quais discutimos essas questões. Acho que grande parte do final vai ter coisas que eu disse para eles cinco ou seis anos atrás. Mas pode haver mudanças e pode haver coisas novas acrescentadas – revelou.