Assinado pelos cineastas Elizabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin, o documentário Free Solo, que conta a história do alpinista americano Alex Honnold, estreia neste sábado (9), às 21h, no canal por assinatura National Geographic. A produção acompanha Honnold enquanto ele se prepara para realizar o sonho de sua vida: escalar, sem cordas e equipamentos de segurança , a montanha de granito mais famosa do mundo: El Capitan, com 914 metros de altura, localizada no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia.
O lançamento da produção, premiada na cerimônia do Oscar 2019 como melhor documentário em longa-metragem ocorre simultaneamente no aplicativo da Nat Geo.
Free Solo deixa o espectador aflito ao mostrar o atleta desafiando o corpo e as próprias crenças na busca pelo sucesso em uma missão até então avaliada como impossível de ser realizada. Elizabeth e Chin foram aclamados por captar uma beleza inusitada nos momentos íntimos de Honnold.
O vertiginoso trabalho das câmeras, segundo o jornal The New York Times, oferece “uma oportunidade milagrosa para que todo mundo experimente o que há de mais sublime no ser humano”.
Elizabeth é casada com Chin (também alpinista e amigo de Honnold). Em entrevista à revista Rolling Stone, ela falou sobre os questionamentos que surgiram durante a produção, especialmente o risco de uma tragédia :
— Nos perguntamos sobre a ética de fazer isso. Poderíamos viver com nós mesmos se possibilitássemos isso? Chegou ao ponto de o próprio filme ser sobre uma vida bem vivida. Alex fez uma escolha muito consciente para fazer o que ama.
A aventura de Honnold não ficou restrita às telas: a escalada é a capa da edição de março da revista National Geographic, com 10 páginas de matéria dedicadas ao documentário.
No dia em que completou a meta de escalar a El Capitan sem qualquer equipamento de segurança, Honnold conversou com o escritor Mark Synnott para uma matéria especial da publicação. No bate-papo, o atleta falou sobre a sensação de ter realizado um sonho:
— Honestamente, acho que isto é o mais satisfeito que já estive. Foi exatamente o que esperava. Foi quase perfeito. No fundo, estava um pouco nervoso. É uma grande muralha acima de você. No freeblast (placas de granito sem ranhuras para se segurar), eu estava um pouco tenso, mas me senti muito bem.