Frequentadores de academia e pessoas focadas em dieta sabem a importância de se manter uma rotina diária de treinos. Isso também é uma preocupação do ator Marcos Palmeira, 55, que deixou claro para os moradores de Jaguari, onde grava cenas de A Dona do Pedaço, nova novela das nove da Globo com estreia prevista para maio: nem mesmo pedidos de selfies foram capazes de atrapalhar sua corrida diária, feita pelas principais ruas da cidade.
Segundo moradores vizinhos ao hotel em que ele ficou hospedado, o artista tinha o costume de sair entre 8h e 9h, pelos fundos, para fazer sua corrida. Na saída, até parava para cumprimentar quem o aguardava, mas em poucos segundos, começava o exercício pelas vias. Cumprimentos à distância, acenos joviais e sorrisos: Marcos não perdia a postura de galã, mesmo correndo.
A equipe de GaúchaZH tentou esperá-lo na porta do local da hospedagem por volta das 8h45min de quarta-feira (20). Um segurança informou, então, que o ator já havia saído. De carro, foi preciso perguntar para as pessoas na rua:
— O Marcos Palmeira passou por aqui?
— Ah, sim, não faz muito não, ele foi para a direção da ponte — indicou uma senhora, a poucas quadras do hotel, com o celular nas mãos.
Alguns blocos adiante, outra mulher foi mais sincera:
— Olha, vi um vulto, mas não sei se era. Mas um motoqueiro acabou de passar por aqui avisando que era ele mesmo.
Do outro lado da ponte que corta o centro da cidade, em que passa o Rio Jaguari, seguimos pelas ruas da região. Parecia uma missão impossível. Mas não foi difícil encontrá-lo. Nas proximidades da ponte, com um short verde, Marcos foi retornando em direção ao hotel acenando.
No caminho, parecia uma cena do filme Forrest Gump: O Contador de Histórias, em que Palmeira vivia o personagem de Tom Hanks correndo eternamente. Sem parar. A diferença é que, logo ao seu lado, a cada quadra que passava, surgiam mais mulheres com celulares em mãos tentando uma selfie. Elas o chamavam, sem sucesso. Uma delas chegava a carregar a filha em um braço, o celular no outro. Valia tudo para tirar uma foto com o astro. A maioria desistia.
— Não posso parar o meu treino — desculpava-se o ator, sorrindo sem graça.
Para tentar um papo com o artista, a equipe de GaúchaZH precisou entrar no ritmo. Celular em mãos, a conversa foi rápida. Marcos elogiou a recepção, agradeceu o carinho das pessoas e garante que toma chimarrão quando pode.
Não quis falar sobre seu personagem na novela, mas garantiu que as locações são incríveis. Elogiou Nova Esperança do Sul e, principalmente, a passagem por Jaguarão.
Como as mulheres jaguarienses, tivemos que desistir no caminho. Mas foi o bastante para perceber que, em sua corrida matinal, Marcos Palmeira, embora provocasse verdadeira sensação na cidade interiorana, estava se sentindo em casa. A corrida era importante, mesmo a quilômetros do Rio de Janeiro. Afinal, saúde em primeiro lugar.