Claire Underwood (Robin Wright) está disposta a cumprir as últimas palavras proferidas por ela no final da quinta temporada de House of Cards. Na cena de encerramento, a futura presidente dos Estados Unidos acaricia a bandeira americana, ignora duas ligações do marido Frank – recém-deposto do cargo máximo da Casa Branca –, apoia as duas mãos na mesa Resolute e, com o olhar fixo na câmera, afirma categoricamente: “Minha vez!”.
A sexta e última temporada de House of Cards chega à Netflix nesta sexta-feira, sem a participação de Kevin Spacey, cortado do elenco após diversas acusações de assédio sexual. No dia 5 de setembro deste ano, o Twitter oficial da série divulgou um teaser no qual Claire visita o túmulo de Frank, até então protagonista do seriado, revelando o destino do personagem de Spacey.
Após declarar guerra ao terrorismo e não conceder o perdão presidencial aos crimes comuns e políticos cometidos por Frank, Claire terá a capacidade de liderança questionada. No trailer divulgado pelo serviço de streaming, ela garante que “a primeira mulher presidente dos Estados Unidos não vai se calar” e que defenderá o cargo “sem nenhum homem lhe dando ordens”.
Novos personagens
Entre as novidades do final de House of Cards estão as chegadas dos irmãos Annette (Diane Lane) e Bill Shepherd (Greg Kinnear). Donos de uma rede de empresas fundada por uma família influente nos bastidores da Casa Branca, a dupla tem um passado conturbado com os Underwoods.
Além deles, a trama ganhará a presença de Cody Fern (The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story), que dará vida a Duncan Shepherd, filho de Annette, e surge como alternativa de renovação na política americana.
A temporada final também contará com figuras conhecidas desde o início da história, como Doug Stamper (Michael Kelly), assessor e fiel escudeiro de Frank. Janine Skorsky (Constance Zimmer) e Tom Hammerschmidt (Boris McGiver), jornalistas que colocam em risco a própria vida para investigar e revelar os crimes cometidos pelos Underwoods, também retornam, além de Viktor Petrov (Lars Mikkelsen), presidente da Rússia que possui linha direta com o gabinete americano, entre outros.
Ao contrário das temporadas anteriores, esta última terá apenas oito episódios – dois a menos em relação às demais –, de aproximadamente 50 minutos de duração cada. Um dos carros-chefes da Netflix, a sequência da história ficou sob ameaça de cancelamento depois das denúncias contra Spacey, mas o serviço optou por continuar com a produção.
Em 2013, House of Cards tornou-se o primeiro seriado em streaming a receber indicações aos principais prêmios do Emmy, com sete estatuetas conquistadas, entre elas a de melhor direção de série dramática, concedida ao diretor David Fincher. Em 2014, Robin Wright foi eleita a melhor atriz em série dramática no Globo de Ouro. No ano seguinte, Kevin Spacey recebeu a distinção de melhor ator em série dramática.