Esta lista foi atualizada no dia 3 de janeiro de 2020.
Escolher uma nova série à qual dedicar longas (e maravilhosas) horas da sua vida é uma arte dominada por poucos. Para ajudar, GaúchaZH fez uma seleção com 50 séries para você assistir que estão disponíveis na Netflix. Guarde nos favoritos do navegador, mande o link para os amigos e divirta-se.
1. Grey's Anatomy
O dia a dia de um hospital recheado com bons dramas pessoais da equipe de médicos. A trama gira em torno da cirurgiã Meredith Grey (Ellen Pompeo) e seus conflitos com familiares, amigos e pacientes. Principal série da superprodutora Shonda Rhimes – e uma das mais longas produções americanas dos últimos anos –, está na 15ª temporada (no Brasil, exibida pelo canal pago Sony). As 15 primeiras estão disponíveis.
2. Dark
Na série alemã Dark, de Baran bo Odar e Jantje Friese, o desaparecimento de crianças em uma pequena cidade é o foco dos acontecimentos, com as suspeitas de que os sumiços estejam relacionados a outros crimes ocorridos em décadas anteriores e a um acidente em uma usina nuclear no passado. A trama, que mistura suspense com ficção científica, logo revela um mistério que deixa a pequena cidade no centro de um nó no próprio tecido do tempo. Duas temporadas disponíveis.
3. The Witcher
Inspirada na história criada a partir de 1986 pelo escritor polonês Andrzej Sapkowski e popularizada pela série de games homônima, The Witcher conta a história de Geralt de Rívia (Henry Cavill), o feiticeiro do título, que atravessa seu mundo enfrentando todo o tipo de monstro e criatura maligna. Série original da Netflix, a produção aposta nos elementos tradicionais da fantasia — de elfos e anões a dragões, bardos e bruxas — para rivalizar com obras recentes de sucesso do gênero, como Game of Thrones. Uma temporada disponível.
4. Inacreditável
Inspirada em uma história real, Inacreditável narra as dificuldades enfrentadas por vítimas de estupro, constantemente questionadas sobre seus relatos. Na trama, uma jovem é acusada de falsa denúncia de estupro, mas, mais de uma década depois, duas investigadoras descobrem que outras jovens sofreram o mesmo que ela. Indicada nas categorias de melhor minissérie, melhor atriz (Kaitlyn Dever e Merritt Wever) e melhor atriz coadjuvante (Toni Collette) no Globo de Ouro 2020. Uma temporada disponível.
5. Sex Education
Não tem lugar para constrangimento nesta série da Netflix. Ao longo de oito episódios, a produção acompanha as desventuras de Otis Milburn (Asa Butterfield), um rapaz de 16 anos com ansiedade social e filho de uma terapeuta sexual (personagem de Gillian Anderson, estrela de Arquivo X), que se vê como um conselheiro clandestino em sua escola de Ensino Médio, após uma de suas colegas descobrir que seus conhecimentos teóricos sobre o assunto podem ser muito úteis para os outros adolescentes. A rebelde e punk Mave (Emma Mackey) acaba comandando o esquema, controlando os clientes e pagamentos para as consultas com Otis. Enquanto isso, ele tenta acertar a sua própria vida, ao lado do melhor amigo, Eric (Ncuti Gatwa), que é homossexual — os dois ainda virgens. Leia mais sobre Sex Education. Uma temporada disponível.
6. The End of the F***ing World
Acostumado a matar animais, James decide dar um passo importante: matar, pela primeira vez, uma pessoa. Como candidata, ele escolhe Alyssa, uma impetuosa garota que entra em sua vida. Antes que o plano do rapaz seja executado, os dois descobrem que têm mais em comum do que imaginavam e resolvem partir em uma aventura, deixando para trás os pais e a escola. No meio do caminho, incidentes ocorrem e a dupla acaba se metendo em uma bola de neve de problemas. Duas temporadas disponíveis.
7. Special
Original da Netflix, a trama de Special acompanha Ryan Hayes (vivido por Ryan O’Connel), um jovem gay que, após sofrer uma paralisia que retardou o movimento de uma de suas pernas, decide deixar os tempos de isolamento social para trás. Assim, ele aceita um estágio não remunerado em uma agência de textos online e passa a compartilhar histórias sobre sua vida pouco agitada. Leia mais sobre a série aqui. Uma temporada disponível.
8. The Good Place
Criada por Michael Schur, de The Office e Parks and Recreation, a série retrata o que acontece no lugar para onde as boas pessoas vão depois que morrem. Repentinamente, a egoísta Eleanor Shellstrop (Kristen Bell) morre e acorda no "bom lugar", onde é recepcionada por Michael (Ted Danson), seu gerente de transição, mas logo percebe que não deveria estar ali. Quatro temporadas disponíveis.
9.Você
Adaptação da obra de Caroline Kepnes, o seriado de oito episódios mostra a paixão avassaladora do gerente de uma livraria Joe (Penn Badgley) pela universitária Guinevere Beck (Elizabeth Lail). O homem começa a stalkear a moça ao limite por conta de sua paixão. Duas temporadas disponíveis.
10. 13 Reasons Why
Esta série gerou polêmica por, supostamente, romantizar o suicídio. Isto porque a história é sobre uma garota que se matou e deixou fitas com gravações explicando, em 13 motivos, o que a levou até o ato trágico. A série acompanha os destinatários ouvindo as gravações. Na segunda temporada, as consequências do suicídio de Hannah Baker aparecem. Três temporadas disponíveis.
11. Pose
Série de Ryan Murphy, de American Horror Story e Glee. Indicada ao Globo de Ouro de melhor série dramática de televisão, a produção também rendeu uma indicação a Billy Porter na categoria de melhor ator. A história acompanha as lutas da comunidade LGBT+ em Nova York, no final dos anos 1980 a partir da cultura de bailes. Uma temporada disponível.
12. American Crime Story: The Assassination of Gianni Versace
Melhor série limitada ou filme para TV no Globo de Ouro de 2019, a série é a segunda parte de American Crime Story. Com nove episódios produzidos e exibidos originalmente pela FX, o criador Ryan Murphy mescla drama e suspense na trama, que reconstitui os eventos que levaram aos assassinatos cometidos pelo serial killer Andrew Cunanan em 1997. Entre eles, o do ícone da moda Gianni Versace. Leia mais sobre The Assassination of Gianni Versace. Uma temporada.
13. Ninguém Tá Olhando
Os anjos ganham uma versão modernizada na série nacional, assinada por Daniel Rezende (Turma da Mônica - Laços) e estrelada pela youtuber Kéfera Buchmann. Na trama, Ulisses (Victor Lamoglia) é o primeiro Angelus (como os anjos da guarda são chamados) contratado em muitos anos do 5.511º Distrito e tem que passar por um treinamento especial para aprender a proteger os humanos. Uma temporada disponível.
14. Orange Is the New Black
Ora comédia, ora drama, essa produção original da Netflix conquistou público e crítica ao mostrar a vida das detentas da Penitenciária de Litchfield. A trama parte da história verídica de Piper (Taylor Schilling), uma mulher condenada por tráfico de drogas após transportar uma mala de dinheiro a pedido da ex-namorada, Alex Vause (Laura Prepon). As duas acabam se reencontrando na cadeia, mas a trama delas é complementada com as boas histórias das demais detentas, com destaque para Crazy Eyes (Uzo Aduba), Red (Kate Mulgrew) e Tastee (Danielle Brooks). Sete temporadas.
15. Sherlock
Benedict Cumberbatch e Martin Freeman encarnam com excelência uma versão mais realista e contemporânea dos personagens de Sir Arthur Conan Doyle – Holmes é o problemático e muito excêntrico detetive, enquanto Watson é uma figura independente e bem mais carismática em comparação aos livros. Andrew Scott vive um Jim Moriarty necessário para tornar os casos de mistério mais complexos e envolventes. Quatro temporadas.
16. Atypical
Sam Gardner (Keir Gilchrist) dá vida a um adolescente autista que navega pelos dilemas do Ensino Médio. A mãe, Elsa (Jennifer Jason Leigh), o pai, Doug (Michael Rapaport), e a irmã, Casey (Brigette Lundy-Paine) também são importantes personagens, mostrando que nenhuma família é completamente normal e que todos temos características atípicas. Três temporadas.
17. Lúcifer
Tom Ellis vive o próprio Senhor das Trevas que, após uma eternidade no mundo inferior, decide tirar férias na ensolarada Los Angeles, nos Estados Unidos. Lá, ele acaba auxiliando a detetive Chloe Decker (Lauren German) a investigar assassinatos. Quatro temporadas disponíveis.
18. Stranger Things
Resgatando elementos dos clássicos filmes dos anos 1980 – em especial, os de terror, sci-fi e suspense –, Stranger Things conta, em sua primeira temporada, a história da busca por um garoto que desapareceu sem deixar rastros e em circunstâncias suspeitas. Explorando fenômenos sobrenaturais que envolvem o sumiço de Will Bayers (Noah Schnapp), a produção recria o ambiente de 1983 em uma cidadezinha de Indiana, nos Estados Unidos. Os amigos de Will decidem não esperar pela polícia e embarcam em uma aventura para encontrá-lo. Na segunda temporada, o sumiço de Eleven incomoda a trupe de garotos, que terão uma nova missão e Will lidará com visões de um novo monstro. Três fases disponíveis.
19. Black Mirror
Desde que foi apresentada, em 2011, a série britânica Black Mirror vem pautando discussões sobre a fidelidade ou o exagero com que retrata um futuro bastante próximo, no qual a tecnologia, em meio às tantas benesses que proporciona, submete as pessoas a uma perigosa relação de passividade e dependência. O registro de uma distopia à vista, com um mundo habitado por zumbis eletrônicos ou cobaias à mercê de corporações com interesses nefastos, ganhou ainda mais visibilidade sob a chancela da Netflix. Leia mais. Cinco temporadas e um filme interativo.
20. O Mundo Sombrio de Sabrina
Nova releitura sobre as aventuras da jovem bruxa Sabrina — mas com uma trama mais intensa e sombria que a versão dos anos 1990. A história é focada no rito de passagem de Sabrina, que vive na cidade americana de Greendale com suas duas tias bruxas, Hilda (Lucy Davis) e Zelda (Miranda Otto), o primo feiticeiro Ambrose (Chance Perdomo) e o gato Salem. Duas temporadas disponíveis.
21. Friends
Um dos maiores fenômenos da TV, a sitcom sobre seis amigos de 20 e tantos anos que moravam em Nova York, dividindo as alegrias e as barras de quem busca um lugar ao sol no mundo adulto, teve 10 temporadas. Todas com sucesso: o derradeiro episódio, por exemplo, foi visto por cerca de 52,5 milhões de americanos. 10 temporadas.
22. Brooklyn Nine-Nine
A série chegou a ser cancelada por algumas horas pela Fox, até que fãs se mobilizaram nas redes para pedir sua continuação. A NBC ouviu as preces do público e prometeu resgatar a produção por pelo menos mais duas temporadas. Brooklyn Nine-Nine acompanha o brilhante e imaturo detetive Jack Peralta, que precisa aprender a seguir as regras e trabalhar em equipe, quando um capitão exigente assume o comando de seu esquadrão. Cinco temporadas disponíveis.
23. Unbreakable Kimmy Schmidt
Uma garota é salva após viver anos em um bunker, mantida por um pastor devido a um falso apocalipse. A personagem da atriz Ellie Kemper vai então morar em Nova York e não tira mais o sorriso de satisfação do rosto. Ela ganha a companhia de Titus, um ator iniciante, Lillian, dona do local onde vai morar, e Jacqueline, uma patroa meio maluca – formando uma trupe que garante boas risadas. Quatro temporadas.
24. Queer Eye
Quando os homens heterossexuais apresentam problemas de comportamento, os Cinco Fabulosos podem ajudá-los a dar a volta por cima. Um dos seriados mais importantes para se debater o universo LGBT+ e o seu poder de transformação na sociedade, vencedor do Emmy em 2018 nas categorias de Melhor Casting, Melhor Edição de Fotografia e Melhor Estrutura (na subcategoria de reality show). Quatro temporadas disponíveis.
25. Samantha!
Terceira série produzida pela Netflix no Brasil. Cantora e apresentadora infantil nos anos 1980, Samantha (Emanuelle Araújo) se agarra ao pouco que resta de sua fama enquanto cria planos mirabolantes para voltar ao estrelato. Série tem produção-executiva de Alice Braga. Duas temporadas disponíveis.
26. 3%
Primeira série brasileira da Netflix, se passa em um futuro distópico, no qual o Brasil é governado por um regime autoritário, com a população dividida entre os muitos que vivem na pobreza e os poucos que dispõem de recursos para viver bem. Nessa configuração, para fugir da pobreza as pessoas se candidatam a um criterioso processo de seleção para chegar à ilha de Maralto, onde, acredita-se, esteja a sociedade perfeita. Saiba o que deu certo e o que não funcionou em 3%. Três temporadas disponíveis.
27. Mad Men
O nome dele é Draper, Don Draper. E depois dele a TV nunca mais foi a mesma. As sete temporadas de Mad Men (2007 – 2015) ajudaram a moldar a TV em sua chamada "era de ouro", nos primeiros anos do século 21. Com um elenco afinado e uma reconstituição de época precisa, a série retrata os anos 1960 a partir da rotina glamourosa de uma agência de publicidade comandada por um gênio criativo, atormentado e de passado misterioso – interpretado por Jon Hamm. Sete temporadas.
28. Sintonia
Funk, religião e violência influenciam a vida de três jovens da periferia de São Paulo: Doni (Mc Jottapê), Nando (Christian Malheiros) e Rita (Bruna Mascarenhas), amigos que cresceram juntos na mesma favela. Série idealizada por KondZilla, produtor que alçou o funk ostentação ao sucesso com videoclipes no YouTube. Uma temporada liberada.
29. Grace and Frankie
Imagina sair para jantar com um casal de "amigos" e descobrir que o seu marido mantém um relacionamento de duas décadas com o marido da mulher que você odeia muito? Pois é, aconteceu na comédia Grace and Frankie, que é protagonizada por Lily Tomlin e Jane Fonda. O pedido de divórcio duplo dá início à trama, que se desenrola a partir da convivência forçada das duas mulheres. A força maior está na atuação das protagonistas, que choram e sorriem e nos despertam as mesmas emoções. Cinco temporadas.
30. Santa Clarita Diet
Estrela do cinema, Drew Barrymore protagoniza esta comédia que satiriza o universo dos zumbis. Aqui, ela vive Sheila, uma corretora de imóveis que um dia "acorda morta". A mulher perde a sensibilidade do corpo e passa a nutrir um incontrolável desejo de alimentar-se de carne humana. Apoiada pelo marido – este bem vivo – ela passa a buscar vítimas para suas refeições. Três temporadas disponíveis.
31. Derry Girls
Ambientada nos anos 1990, a sitcom da Irlanda do Norte apresenta Derry, uma pequena cidade irlandesa que vivia dividida entre os católicos, que queriam a independência do país, e os protestantes, favoráveis a anexação à Grã-Bretanha. No entanto, o foco do seriado é o grupo de meninas (e um garoto) que estudam em uma escola de freiras. Leia mais sobre Derry Girls. Duas temporadas disponíveis.
32. Alias Grace
Baseada na obra homônima de Margaret Atwood, acompanha uma jovem irlandesa condenada que se muda para o Canadá para trabalhar como empregada doméstica e é condenada pelo assassinato de seu patrão e da governanta da casa. Passados 16 anos do caso, um psiquiatra tenta desvendar o mistério e descobrir a verdade por trás da história. Uma temporada disponível.
33. Narcos
Criada por José Padilha e estrelada por Wagner Moura, a primeira temporada da série conta o surgimento do Cartel de Medellín e a ascensão do traficante colombiano Pablo Escobar (1949 – 1993), um dos criminosos mais poderosos da história. Quatro temporadas disponíveis na Netflix – que também oferece a boa minissérie colombiana Pablo Escobar, el Patrón del Mal.
34. House of Cards
Uma das mais festejadas séries dramáticas deste século 21 , traz Kevin Spacey como um inescrupuloso parlamentar americano em sua escalada rumo ao topo do poder. Ele faz qualquer coisa – qualquer coisa mesmo – para chegar lá, e ainda conversa com a câmera como se o espectador fosse um confidente. Foi a primeira produção própria da Netflix a ser aclamada por público e crítica. Seis temporadas.
35. The Walking Dead
As clássicas histórias de terror com zumbis readaptadas em um grande clássico recente. Desde que estreou, em 2010, The Walking Dead chamou a atenção pelo enredo que não deixa o espectador escapar, a cenografia e os efeitos estéticos que deixam os mortos-vivos perfeitos e as atuações intensas de todos os protagonistas. É uma das séries mais populares dos últimos tempos e segue no ar, na sétima temporada pelo canal pago Fox. Oito temporadas.
36. La Casa de Papel
Esta série espanhola tornou-se sensação entre os usuários brasileiros da Netflix. A trama acompanha um grupo de oito assaltantes que resolvem tomar a Casa da Moeda de Madri para um dos maiores roubos da história. Comandados por um líder que orquestra tudo dos bastidores, os bandidos passam dias no local, em uma longa negociação com a polícia. Três partes disponíveis.
37. Breaking Bad
Narra a saga de um professor de química fracassado que descobre ter câncer e passa a vender metanfetamina para pagar pelo tratamento – e deixar algum dinheiro para a mulher e o filho. Com uma atuação histórica de Bryan Cranston, a trama cresce a cada episódio e deixa o espectador quase sem fôlego ao mostrar a ascensão do protagonista rumo ao domínio do tráfico de drogas de Albuquerque. Veja dez motivos para assistir a Breaking Bad. Cinco temporadas.
38. Better Call Saul
Coadjuvante que caiu nas graças dos fãs de Breaking Bad, o advogado picareta Saul Goodman, vivido por Bob Odenkirk, ganhou sua própria série. E se deu bem, apesar da gigantesca sombra da série matriz, uma das mais aclamadas produções da história da TV americana. Better Call Saul tem sua trama ambientada anos antes, quando ele atendia pelo nome Jimmy McGill. Jovem problemático, Jimmy consegue se formar em direito e ensaia uma carreira promissora com seu talento e bom coração, mas graças à falta de sorte, aos tombos do destino e a vocação para meter os pés pelas mãos, vive na maior dureza trabalhando por tostões até perceber um caminho mais promissor do outro lado a lei. Quatro temporadas.
39. Glee
Glee, lançada em 2009, conta a história do professor de espanhol Will Schuester (Matthew Morrison), que assume o coral da escola norte-americana McKinley High School. Com o grupo de cantores, o público conhece os dramas da adolescência. O seriado se destacou principalmente por suas versões para canções de diferentes períodos da música mundial, de Queen a Lady Gaga. Seis temporadas.
40. Jane the Virgin
Jane Gloriana Villanueva aprendeu com a avó que, depois de perder a virgindade, não há mais como voltar atrás. Filha de mãe adolescente (e solteira), a menina ficou tão impressionada que decidiu deixar de ser virgem somente após o casamento. Ainda assim, aos 23 anos ela acaba engravidando após ser inseminada por engano por uma médica desequilibrada. Quatro temporadas.
41. O Método Kominsky
Consagrada melhor série de comédia de 2018 no Globo de Ouro, a produção também rendeu um troféu de melhor ator para Michael Douglas na premiação. De Chuck Lorre (Two and a Half Man e The Big Bang Theory), a obra mostra a vida do ator veterano Sandy Kominsky, que após uma breve carreira de sucesso, torna-se instrutor de novos talentos em Hollywood. Ao lado de seu fiel amigo e agente, ele enfrenta as dificuldades de envelhecer em uma cidade dominada pela beleza e juventude. Duas temporadas.
42. Vikings
Esta é para quem gosta do clima nórdico, com direito a batalhas entre vikings, histórias repletas de mitologia, famílias que brigam e reatam. Filmada na Irlanda, a série é uma coprodução daquele país com a televisão canadense. Cinco temporadas.
43. Living with Yourself
Paul Rudd, de Friends e Homem-Forminga, protagoniza a série de humor, sobre um publicitário em crise que resolve aceitar o tratamento excêntrico de uma clínica clandestina, que garante deixar qualquer um com um ânimo renovado pela vida. Ao final da sessão de "alteração de DNA", contudo, ele acaba com clone de si mesmo — sendo que o duplo é mais criativo, feliz e empolgado que seu original. Uma temporada.
44. The Crown
Inspirada em fatos reais e adaptada da peça de teatro The Audience, a produção mostra a ascensão da rainha Elizabeth II (Claire Foy, que ganhou o Globo de Ouro pelo papel em 2017) ao trono britânico após a morte precoce do pai, o rei George VI (Jared Harris), no começo da década de 1950. Além de revelar como a chegada ao trono interferiu no casamento da jovem rainha com Philip Mountbatten (Matt Smith, de Doctor Who), a trama também foca na relação da rainha com o lendário primeiro-ministro Winston Churchill (John Lithgow), e com a irmã, a princesa Margaret (Vanessa Kirby). Três temporadas.
45. Crônicas de San Francisco
Minissérie original da Netflix, é inspirada na obra de Armistead Maupin e estrelada por Laura Linney (Ozark) e ainda tem Ellen Page no elenco. Na história em 10 episódios, Mary Ann retorna para São Francisco duas décadas após ir embora e abandonar sua filha e o ex-marido para investir em sua carreira. Na cidade, ela depara com uma nova geração LGBT+ que tomou o local. Uma temporada disponível.
46. Irmandade
Com Seu Jorge e Lee Taylor no elenco, produção nacional debate a realidade do sistema carcerário brasileiro a partir da visão dos prisioneiros. Ambientada nos anos 1990, em São Paulo, a história acompanha o surgimento de uma facção criminosa dentro das celas, conhecida como “Irmandade”. Uma temporada.
47. Sense8
A série de ficção científica sobre oito desconhecidos que acabam ligados mentalmente por uma força pouco compreendida é, na verdade, muito mais sobre as dificuldades de nos conectarmos intimamente com outras pessoas do que qualquer outra coisa. Enquanto tentam desvendar o mistério, os oito protagonistas se envolvem em tramas pessoais que, não raro, os colocam em perigo. Destaque para a diversidade do papéis, que inclui uma mulher trans e lésbica, uma oriental, um negro e dois casais homossexuais. Duas temporadas.
48. Desventuras em Série
Adaptação dos livros infantis lançados por Lemony Snicket (pseudônimo de Daniel Handler), o seriado acompanha os infortúnios dos irmãos Baudelaire: Violet (Malina Weissman), 14 anos, Klaus (Louis Hynes), 12, e a bebê Sunny (Presley Smith). Após seus pais morrerem, eles são enviados para morar com um parente distante, o Conde Olaf (Neil Patrick Harris), um cruel ator de teatro cuja intenção é pôr a mão na herança dos irmãos azarados. Leia a crítica. Três temporadas.
49. The Politician
Do criador da série musical Glee, Ryan Murphy, a produção introduz Payton (Ben Platt), rapaz que sonha em ser presidente dos Estados Unidos e, para isso, encara com muita seriedade sua primeira eleição para o grêmio estudantil contra River (David Corenswet), com quem tem um romance mal resolvido e às escondidas. Uma temporada.
50. Gilmore Girls
Criada por Amy Sherman-Palladino, a série narra a relação de amizade entre Lorelai Gilmore (Lauren Graham) e sua filha Rory Gilmore (Alexis Bledel). Com roteiro inteligente, referências pop e eruditas, além de personagens carismáticos, Gilmore Girls dosa entre o drama e a comédia. Exibida entre 2000 e 2007, a série retornou em 2016 em quatro episódios especiais – saiba o que funcionou e o que não deu certo. Sete temporadas.