Marcada por reviravoltas e surpresas, a novela das nove Segundo Sol teve seu último capítulo exibido na noite desta sexta-feira (9). A trama assinada por João Emanuel Carneiro começou seu último episódio com Luzia (Giovanna Antonelli) recebendo a visita de Karola (Deborah Secco), que está acompanhada de seu neto Miguel, o bebê de Rosa (Letícia Colin). As duas tentam acertar as contas, mas Karola é sarcástica e diz que "tudo é de Luzia" e que ela "é muito evoluída, superior e nobre".
Luzia fala que a comadre tentou roubar tudo dela, e duvidou do seu caráter em possível aliança com Laureta (Adriana Esteves).
— Você é diferente de Laureta, eu sei que tem amor dentro de você — aponta a protagonista.
Uma festa de carnaval acontece nas ruas de Salvador e Laureta está disfarçada no meio da folia, que invade a residência. Remy (Vladimir Brichta) e Luzia tentam evitar o sequestro do bebê, mas levam coronhadas da vilã, que leva a criança embora com Karola.
Luzia acorda e, aos gritos, pede ajuda. Roberval (Fabrício Boliveira), suspeitando de o pai Severo (Odilon Vagner) saber o paradeiro de Laureta, decide persegui-lo. O filho presencia o encontro dos dois no esconderijo. Os internautas aprovaram a inteligência do personagem:
Severo questiona Laureta sobre o motivo do sequestro, que cobra decência da vilã. Roberval liga para Beto (Emilio Dantas) e pede para levar a polícia ao local. Os militares chegam no esconderijo, enquanto Severo, Laureta e Karola tomam café da manhã tranquilamente. O homem tenta pedir para as vilãs desistirem do roubo, enquanto Laureta ameaça a dupla com uma arma.
Laureta diz que não vai se entregar, e ao atirar acerta o estômago de Severo sem querer. Ícaro (Chay Suede) invade a casa com Valentim (Danilo Mesquita) e, com o susto, Laureta atira e acerta Karola, que se atirou à frente dos dois jovens. A personagem de Deborah Secco morre na hora, enquanto os policiais invadem a sala e prendem a vilã vivida por Adriana Esteves.
Valentim sofre diante do corpo de Karola, sendo chamada de heroína por Luzia. Laureta é recebida na prisão e é tratada como rainha - ela se serve de uísque e pede uma sopa especial de jantar, além de dizer que precisa enviar uma mensagem ao seu assessor.
Rosa agradece à família por ter Ícaro e Valentim em sua vida. Vicente e Nice declaram que vão se casar, com festa no restaurante de Dona Cacau - agora as mulheres são sócias do empreendimento. Maura (Nanda Costa) e Selma (Carol Fazu) decidem terminar o relacionamento a três que levavam com Ionan (Armando Babaioff) em clima amistoso por conta do filho Joãozinho, adotado pelas mulheres - que decidiram ficar juntas.
Após a conversa com o casal de mulheres, Ionan visita Doralice (Roberta Rodrigues), que confessa que amou somente um homem em toda a sua vida - os dois decidem retomar o relacionamento. Após se redimir, Roberval decide que irá a Londres para cuidar de seus negócios, e se despede de toda a família. O homem também diz adeus para Cacau (Fabiula Nascimento), que revela amor eterno à empresária e que os dois possam "encontrar alguém que consigam se relacionar".
Em seguida, a dona do restaurante relembra uma tentativa antiga de reaproximação. Emocionada, ela vai até ao aeroporto atrás de seu amado, invade a área de embarque e, ao gritar e bater na janela, consegue fazer com que Roberval a perceba. Os dois se abraçam no meio da pista de decolagem.
Valentim e Rosa cuidam de Miguel, muito felizes com a formação da família e a ex-cafetina revela que está grávida novamente. Ícaro, pescando na praia, conhece Marina (Juliana Nalú), que está catando marisco e se interessa por ela.
A novela dá continuidade com uma aceleração no tempo. Remy se apossa da mansão de Laureta e comanda a mansão com novos garotos e garotas de programa. Na cena seguinte, a vilã Laureta consegue liberdade e concede entrevista para imprensa dizendo que irá ser candidata à deputada: ela diz que seu slogan político será "Laureta no poder, garantia de prazer".
Manu (Luisa Arraes) comemora a formatura em Medicina com toda a família, que recebe a notícia da gravidez de Rosa, e Beto (Emilio Dantas) convida os parentes para festarem no carnaval baiano.
Gorete (Thalita Carauta) e Clóvis (Luis Lobianco) tentam planejar algum rumo diferente. Na cena seguinte, Beto lidera a festa em cima do trio elétrico em uma praia de Salvador. Por fim, Gorete e Clóvis navegam perdidos no meio do mar, mas perdem o remo.
Os internautas ficaram divididos quanto ao fim da novela.