Uma pílula poderosa e realidades alternativas. Essa é a premissa – um tanto a la Matrix – de Maniac, nova minissérie da Netflix, lançada nesta sexta-feira (21). Estrelada por Emma Stone (La La Land e Histórias Cruzadas) e Jonah Hill (Anjos da Lei), a produção terá 10 episódios em temporada única, que serão liberados no mesmo dia.
Abusando das cores e dos tons mais psicodélicos, Maniac se passa em um mundo e um tempo semelhantes aos que vivemos. A minissérie conta a história de Annie Landsberg (Emma) e Owen Milgrim (Hill), dois desconhecidos que resolvem participar, por motivos diferentes, da fase final dos experimentos de uma nova droga farmacêutica.
Annie está insatisfeita e sem perspectivas, tentando superar relações conturbadas e um trauma. Owen, o quinto filho de um empresário rico de Nova York, passou a vida sofrendo com um diagnóstico não confirmado de esquizofrenia.
Nenhum deles tem a vida que gostaria e ambos são seduzidos pela promessa de um tratamento radical com uma sequência de pílulas. Seu inventor, o Dr. James K. Mantleray, interpretado por Justin Theroux (The Leftovers e A Garota no Trem), alega que a terapia é capaz de reparar qualquer problema no cérebro, mental ou emocional.
— O que eu gostei em Maniac foi que (a minissérie) trata de pessoas que têm suas próprias lutas internas e estão tentando resolvê-las com uma pílula. Mas você vê, no decorrer da série, que conexão humana e amor são as únicas coisas que nos fazem passar pela vida. Eu gostei da ideia e eu também adoro o Jonah (Hill). Já trabalhei com ele no primeiro filme que eu fiz na vida (Superbad), o que foi uns 11 anos atrás — contou Emma em entrevista à revista Elle, no mês passado.
Três dias de experimentos
Na minissérie, Annie, Owen e outras 10 pessoas chegam às instalações do laboratório para três dias de experimentos com as drogas. Eles são informados de que todos os problemas deles serão resolvidos para sempre, sem complicações ou efeitos colaterais. Mas as coisas não saem exatamente como esperavam.
Maniac tem criação de Patrick Somerville, conhecido por ter assinado o roteiro de séries como The Bridge e The Leftovers, e direção de Cary Joji Fukunaga, que foi produtor das duas primeiras temporadas de True Detective, aclamada série da HBO.