A saúde frágil de Amadeu (Luiz Fernando Guimarães) o preocupa em O Tempo Não Para, novela das 19h da Globo. O bilionário solitário está doente e vê na história dos "congelados" da família Sabino Machado uma possibilidade de estender sua vida até que encontrem a cura para o seu problema. Para isso, ele se aproxima de Dom Sabino (Edson Celulari) e também contrata a advogada Mariacarla (Regiane Alves).
— Ele é inovador, vai atrás da ciência, dessa coisa futurística, mesmo sem saber se é real ou não. Amadeu é um cara cheio de problema, rico pra caramba. Ele quer viver 200 anos! E tem todo o direito! Aí encontra nesses congelados a fórmula para que ele sobreviva. Por isso, vai investir dinheiro para conseguir tudo o que quer — observa o ator.
Na trama, Amadeu integra uma entidade que reúne pessoas ricas que se comprometem a doar suas fortunas para a caridade. Apesar de ter decidido dar parte de seu dinheiro para a Fundação Vita, mantida por Samuca (Nicolas Prattes), ele muda de ideia para investir na criogenia. Dessa forma, acredita que poderá descobrir o segredo da vida eterna.
De bem com o presente
Diferentemente de Amadeu, Luiz Fernando Guimarães nunca cogitou a possibilidade de ser congelado. O ator afirma que não gosta de pensar em vida eterna, que prefere viver sem ficar imaginando o futuro. No entanto, ele conta que aceitou o convite do diretor Leonardo Nogueira para a novela de Mario Teixeira porque gostou do personagem e da forma divertida como o folhetim lida com essa história.
— Eu acho o futuro terrível. A vida tem um tempo, mas a novela não toca na vida eterna. A trama toca na possibilidade futurística de você falar que deseja dormir agora e acordar daqui a sete anos, por exemplo. É mais um controle do que propriamente a morte — ressalta.
Volta às novelas
O último folhetim que Luiz Fernando Guimarães fez foi Cordel Encantado, em 2011. O ator conta que trabalhar mais em seriados e programas humorísticos acabou criando a lenda de que ele não fazia novela. Segundo o ator, foi após uma conversa com Silvio de Abreu, diretor de dramaturgia da Globo, na qual estava tentando vender a ideia de um novo programa, que ele teve a oportunidade de desmentir essa história. Dias depois, chegou o convite para O Tempo Não Para.
— Eu sempre criei os meus produtos. Aí as pessoas falam: 'Ah, não vou chamá-lo porque ele não faz novela'... aí vai virando uma cultura que a gente não sabe onde começou... — declara.
Luiz Fernando relata que nunca teve uma relação de funcionário com a Globo, porque sempre trabalhou por obra. Mesmo assim, o ator diz que mantém uma boa comunicação com a empresa. Segundo o artista, nunca faltaram convites, porque ele sempre criou as suas oportunidades.
— Não teve um momento de geladeira, porque eu mesmo me congelo e vou para a minha vida. Não trabalho muito porque não gosto. Já fui bancário, não precisa mais. Eu gosto de viver, de sair. Nunca foi congelado, só se for na novela — brinca.