Um novo Teatro de Câmara Túlio Piva reabre as portas nesta terça-feira (19), em Porto Alegre, em cerimônia que terá início às 19h30min. Fechado há quase 10 anos, o espaço localizado na Rua da República, 564, no bairro Cidade Baixa, foi totalmente revitalizado, apresentando projeto arquitetônico renovado e contando agora com um foyer para eventos.
Na cerimônia de reabertura, que será fechada para convidados, os músicos Rodrigo Piva e Rogério Piva farão um pocket-show. Os dois são netos do cantor e compositor gaúcho que dá nome ao teatro. A ideia é celebrar a história do local, o legado do avô e o aniversário de Porto Alegre.
— Estaremos lá não apenas representando o artista homenageado, mas o querido avô que praticamente nos conduziu pela mão nos caminhos da música — diz Rodrigo. — Apresentar novamente os sambas clássicos de Túlio no palco que leva o nosso sobrenome será um momento de grande emoção e motivo de orgulho.
Na retomada do Túlio Piva, a Opinião Produtora, que assumiu a administração do teatro, ficará com 50% das datas, enquanto a outra metade pertence à prefeitura, que cederá o espaço à comunidade em forma de edital.
O primeiro edital, divulgado pela prefeitura em 21 de fevereiro, causou indignação entre profissionais das artes cênicas. Destinado à programação do primeiro semestre, o documento é voltado apenas a eventos musicais, em um espaço que se notabilizou por espetáculos de teatro.
Após reuniões entre representantes das artes cênicas e a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC), foi acordado nesta segunda-feira (18) um ajuste para o mês de abril para incluir nove datas voltadas às artes cênicas. O Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado do Rio Grande do Sul (Sated-RS) deve publicar um chamamento emergencial ainda nesta terça-feira (19) em seu site oficial.
Um novo teatro
Um dos espaços culturais mais tradicionais de Porto Alegre, o Teatro de Câmara foi inaugurado em 1970 e recebeu o nome de Túlio Piva em homenagem ao artista gaúcho em 1999. Ao longo de sua história, o local foi palco de espetáculos de diferentes gêneros artísticos e abriu as portas para artistas e grupos iniciantes.
Contudo, problemas estruturais forçaram a interdição do teatro em maio de 2014. Para se ter ideia, em 2012, uma sessão do espetáculo Estamira — Beira do Mundo foi interrompida depois que parte do teto cedeu devido à chuva, que alagou o interior do teatro. Após um conserto, novos problemas no telhado do prédio e nos banheiros obrigaram a administração a fechar de vez o espaço.
Os trabalhos de recuperação só foram começar em 2020, conduzidos pela Opinião Produtora, como parte do contrato de concessão do Auditório Araújo Vianna. A empresa privada irá administrar as duas casas até junho de 2031. Durante a pandemia, as obras foram suspensas, sendo retomadas em fevereiro de 2022.
Rodrigo Machado, sócio-diretor da Opinião Produtora, ressalta que o teatro foi reconstruído do zero:
— Posso ser exagerado no que vou falar, mas é isso mesmo: não existe upgrade, existe um novo Túlio Piva. Foi realmente colocado abaixo. Tudo, 100%, é novo.
Além do novo projeto arquitetônico, o teatro recebeu melhorias, como a ampliação do palco e dos camarins. Entre outros aprimoramentos, está a instalação de um novo sistema de climatização e de novos equipamentos de som, luz e de isolamento acústico. A capacidade da plateia segue praticamente a mesma: 208 pessoas.
Uma das principais novidades do novo Túlio Piva é o foyer, que poderá receber atrações à parte. Conforme Machado, dependendo da configuração, será possível sediar dois eventos ao mesmo tempo, caracterizando-se como um espaço "multipalco".
Haverá, ainda, uma operação gastronômica do 20barra9 no foyer. Segundo comunicado da Opinião Produtora, o serviço será ampliado futuramente para "proporcionar uma experiência ainda mais qualificada para o público".
— O foyer pode sediar um coquetel, um vernissage, uma sessão de autógrafos, entre outros eventos, enquanto há outra atividade dentro da plateia — ressalta Machado.
Eventos
Em relação ao aproveitamento do Túlio Piva para realização de eventos, Machado frisa que a Opinião Produtora trabalha com entretenimento cultural em todas as suas expressões, o que deve se aplicar ao teatro.
— Estamos pensando em monólogos, peças teatrais menores, grupos de dança, pocket-shows, teatro infantil. Mas também vamos ampliar isso para eventos empresariais, como palestras, congressos e convenções. É um multipalco e vamos trabalhar para isso — afirma o sócio-diretor. — O espaço está aberto para reunir pessoas com interesses em comum, de uma maneira bastante segura e confortável.
O primeiro evento aberto ao público no Túlio Piva será a gravação do DVD de Marcelo Gross nesta quinta (21) e sexta (22). Conforme a prefeitura, já estão agendadas cincos datas para o Porto Verão Alegre, relacionadas a apresentações de teatro infantil para escolas, e uma data dedicada à dança.
Legado de Túlio Piva
A família Piva já colocou formalmente à disposição da Secretaria Municipal de Cultura e da Opinião Produtora parte do acervo deixado por Túlio, formado por discos, gravações, fotografias, vídeos, composições inéditas e objetos pessoais. Entre os materiais guardados, está o primeiro violão do músico, um Del Vecchio modelo dinâmico 7 bocas (1950), que estava exposto no hall do teatro até o seu fechamento para reformas, em 2014.
— Nossa expectativa é que em uma próxima etapa seja criado um espaço no foyer do teatro para a exposição permanente desse acervo, conforme já foi sinalizado pela produtora — diz Rodrigo.
Ele acrescenta que a família irá apresentar um projeto para a realização de uma Semana Túlio Piva, com shows e a exibição do filme Túlio Piva — Pandeiro de Prata. A ideia é que esse evento possa ocorrer regularmente no próprio teatro, preferencialmente em dezembro, mês do aniversário do compositor.
Agenda do Teatro de Câmara divulgada até agora:
- 21/3 e 22/3 - Shows de Marcelo Gross (compra de ingressos aqui)
- 23/3 - Eliminatória do 15º Festival de Música de Porto Alegre (entrada franca)
- 25/3 - Prêmio Joaquim Felizardo
- 26/3 - Palestra com Potter e Tinga (compra de ingressos aqui)
- 22/6 - Show de Nei Van Soria (compra de ingressos aqui)