No ano em que completa 25 anos de fundação, a Cachorro Grande volta a se reunir. Além de estar confirmada como atração da segunda edição porto-alegrense do Festival Turá, que será realizada nos dias 25 e 26 de maio no Anfiteatro Pôr do Sol, a banda deverá se apresentar em algumas capitais no segundo semestre. Também está previsto um documentário que contará a trajetória do grupo, que deve sair na segunda metade do ano.
Tendo encerrado as atividades oficialmente em 2019, a banda tem se encontrado desde então para shows pontuais. Para a primeira reunião, que será no Turá, a Cachorro Grande contará com Beto Bruno (vocal), Marcelo Gross (guitarra), Pedro Pelotas (teclado), Gabriel "Boizinho" Azambuja (bateria) e Eduardo Barretto (baixo) — repondo o baixista Rodolfo Krieger, que hoje vive em Portugal.
— Nós sempre amamos tocar em festivais. A troca de figurinhas no backstage sempre foi um barato — diz Beto. — A chance de poder tocar para um público maior, que também não é só para os nossos fãs, é sempre um desafio e nós gostamos disso. E o Turá está vindo com tudo e já é um dos festivais mais respeitados do país. Com o tempo, só vai crescer.
Depois do Turá, a reunião deverá ter continuidade em algumas cidades. No entanto, as datas ainda não estão confirmadas.
Nas telonas
Com previsão de lançamento para 2024, o documentário contará a história da banda, adianta Beto. O vocalista acrescenta que o longa deve ser exibido em alguns festivais.
— Nossa história vai ser contada sob o olhar do diretor Lírio Ferreira (Árido Movie e Baile Perfumado), que eu sempre achei genial. O documentário está há seis anos sendo produzido. Deve se chamar A Última Banda de Rock. Bem pretensioso, né (risos)? — diverte-se.
Relançamento em vinil
Outra novidade é o relançamento do segundo álbum da banda, As Próximas Horas Serão Muito Boas, em vinil. Completando 20 anos em 2024, o disco traz hits como Que Loucura! e Hey, Amigo!. O LP será lançado em abril, mas a pré-venda já está aberta no site do selo Maleta Discos.
O vinil é duplo e foi masterizado a partir das fitas analógicas originais. A edição ainda contará com encarte trazendo as letras das músicas, pôster e livreto de 12 páginas com fotos inéditas e textos do comunicador do Grupo RBS e ex-empresário da banda Lelê Bortholacci e do músico Lobão.