O cineasta francês Jean-Luc Godard, que morreu nesta terça-feria (13), deixou uma obra que se tornou emblemática no mundo inteiro. No Brasil, a influência do pioneiro da Novelle Vague pode ser medida pelas referências a ele em músicas populares, como Eduardo e Mônica, do Legião Urbana, e Selvagem, dos Paralamas do Sucesso.
A seguir, GZH relembra as citações a Godard na música brasileira:
Eduardo e Mônica (Legião Urbana)
Entre as muitas diferenças entre o casal cuja história é narrada em Eduardo e Mônica, do Legião Urbana, ficou a sugestão de o que fazer no primeiro encontro:
Eduardo e Mônica trocaram telefone / Depois telefonaram e decidiram se encontrar / O Eduardo sugeriu uma lanchonete / Mas a Mônica queria ver o filme do Godard
Carecas da Jamaica (Engenheiros do Hawaii)
Os Engenheiros do Hawaii gravaram em 1989 a faixa Carecas do Jamaica, em que citam o cineasta francês. A canção também tem uma versão na voz de Nei Lisboa, que assina a composição junto a Augusto Licks.
Vinde a mim as criancinhas do Nordeste / Que eu ensino a fome a receber cachê / Deixa estar, Godard, que a estrela do Oriente nos enreda nessa rede de TV.
Cinema (Cachorro Grande)
A Cachorro Grande fez referência ao cineasta ao falar sobre as diferenças nas preferências de duas pessoas na canção Cinema.
Então você acha normal chorar nos filmes de Natal? / Que quando passam na TV e você não queria ver? / Daí você botou Godard só pra me incomodar / Você não gosta dos filmes que eu mostrei pra você / E eu não gosto dos filmes que você vê
Sam (Skank)
O Skank usou o nome do cineasta em versos de Sam, de 1994.
Cineclube à tarde, filme de Godard e Bergman / Nunca mais vou esquecer / Te conheci na vida, te conheci num fim de ano / Aonde você vai, Sam? / Vou ali, depois te amo
Selvagem (Paralamas do Sucesso)
Lançada em 1986, Selvagem, dos Paralamas do Sucesso, faz referência ao filme Eu Te Saúdo, Maria, de Godard, que foi proibido no Brasil sob alegação de que a história era uma ofensa às crenças católicas.
O governo apresenta suas armas / Discurso reticente, novidade inconsistente / E a liberdade cai por terra / Aos pés de um filme de Godard
Cinema Novo (Caetano Veloso e Gilberto Gil)
Em Cinema Novo, lançada em 1993, Caetano Veloso e Gilberto Gil mencionam diversas referências da telona. Entre as citações está Acossado, um dos maiores clássicos de Godard.
E o filme disse: "Eu quero ser Poema" / Ou mais: "Quero ser filme e filme-filme" / "Acossado" no "Limite" da "Garganta do Diabo" / Voltar à Atlântida e ultrapassar "O Eclipse" / Matar o ovo e ver a Vera Cruz