A novela envolvendo as obras no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, conhecido como Harmonia, ganhou um novo capítulo na segunda-feira (31), quando uma liminar determinou a suspensão total dos trabalhos executadas pela concessionária GAM3 Parks a fim de investigar os danos ambientais causados pelas intervenções — entre elas a extração de 103 árvores. A notícia causou incerteza também sobre a agenda de shows e festivais marcados para ocorrer no local.
Contudo, conforme a GAM3 Parks, os eventos sediados no Maurício Sirotsky Sobrinho não devem ser afetados, pois não há impedimento legal. O texto assinado pela juíza Gabriela Dantas Bobsin, da 10ª Vara da Fazenda Pública, determina "o embargo da obra, pelo menos até que aportem esclarecimentos suficientes no sentido de que está ocorrendo o manejo adequado e responsável da área por parte da concessionária", mas não pontua nenhum tipo de proibição à realização de outras atividades no local.
Assim, eventos que não dependem do andamento das obras poderão ocorrer normalmente no Harmonia. A exemplo estão o show Sorriso Maroto – As Antigas, que ocorre neste domingo (6), o festival Rap in Cena, marcado para outubro, e o festival Turá, que chegou a receber uma carta na qual ambientalistas solicitam que o evento opte pela troca de local. O festival deve ser realizado em novembro.
A exceção é o Acampamento Farroupilha. Isso porque, de acordo com a GAM3, a realização do evento tradicionalista depende da execução de intervenções como drenagem do solo, que estava marcada para iniciar nesta terça (1º).