Em 2013, um jovem morador de Gravataí decidiu criar um perfil no Instagram para comentar looks das celebridades. A brincadeira deu tão certo que, em poucos dias, já contava com milhares de seguidores. O número não parou mais de crescer, chegando à casa do milhão! Dez anos depois, a conta na rede social é uma das mais lembradas quando se fala em mundo dos famosos: Nana Rude (@nanarude).
Nathan Lilja, 32 anos, é o nome por trás do perfil. Hoje, ele trabalha unicamente como influenciador digital e já até participou de reality show. Em entrevista, o gaúcho falou mais sobre a carreira e as curiosidades de bastidores.
Sempre teve interesse em celebridades?
Desde criança, sempre gostei. Na época da internet discada, eu acessava muito o site Ego, o Yahoo, os blogs da Katylene, do Morri de Sunga Branca... Lugares onde tinham notícias de celebridades com humor.
No começo, você não mostrava o rosto no Instagram e declarou em entrevista ao Grupo RBS naquela época: “Para eu me revelar totalmente, teria que ser pra alguma coisa muito legal”. Quando isso mudou?
Em 2016, quando fui convidado para ser um dos embaixadores do Instagram nos Jogos Olímpicos do Rio (de Janeiro). Fizeram um evento incrível no Cristo Redentor, com show da Ivete Sangalo para os atletas do Brasil e convidados. Tirei uma selfie com ela e postei.
Como avalia a sua participação no reality O Aprendiz (na temporada formada por 18 influenciadores digitais em 2019) e no programa Aqui na Band (ao lado de Silvia Poppovic e Luís Ernesto Lacombe)?
Resisti a entrar no Aprendiz, pois eu era muito inseguro. O programa mudou a minha vida por inteiro, me deu uma injeção de autoestima e de ânimo. Mesmo assim, foi muito difícil, eu tive crise ansiedade. Fiquei em quarto lugar, quase fui para a final com a Gabi (Lopes), o Erasmo (Viana) e o Gabriel (Gasparini). O Aqui na Band foi outro momento de grande crescimento profissional, umas das experiências mais incríveis que já vivi. Me preparei muito. Fui aprendendo e evoluindo no ar, ganhei quadro de cobertura de eventos, comecei a participar de debates sobre política, sobre saúde… Era um ambiente de trabalho maravilhoso, todos se ajudavam muito.
Já foi convidado para outros programas?
Recebi convite para o Big Brother de Portugal, mas quem acabou entrando foi a Bruna Gomes (youtuber brasileira que se tornou campeã da edição de 2022). Eu teria que viajar para fora do país, ficar lá três meses, recebendo um cachê muito pequeno. Não valia a pena pra mim. Para o Big Brother Brasil, nunca me convidaram. Já fui sondado também para A Fazenda (da Record).
Você é bastante próximo da Anitta. Quando começou essa amizade?
Somos amigos há muito tempo, conheci ela na gravação do primeiro DVD. A Anitta ia muito a Porto Alegre nessa época, e eu morava lá. Esperava ela no aeroporto, ia pro hotel, acompanhava no show. Bem no início da carreira mesmo, recém-estourando com Show das Poderosas. Ainda não tinha tanto assédio. Fomos fortalecendo a amizade na medida em que a carreira dela foi crescendo e a minha também. Ela sempre me deu dicas, é muito verdadeira, aquela amiga que não tem filtro. Todo mundo conhece a Anitta, e ela é isso mesmo. Não é um personagem.
Qual foi o maior furo que Nana Rude já publicou?
Foi um furo internacional, quando o Justin Bieber veio ao Brasil e saiu com uma garota de programa. Eu recebi em primeira mão essas fotos dele com a menina, pois ele posou, fez selfie com ela. Não lembro quem mandou. Chegaram as imagens e postei. Isso saiu em toda a imprensa mundial! Recebi comentários e xingamentos de pessoas achando que o perfil era da menina, pois estava tudo escrito em português e com as fotos inéditas. Foi engraçado. Muita gente achou que Nana Rude era a menina que estava com o Justin Bieber (risos).
Fica incomodado se alguém fala que trabalha com fofoca?
Já me incomodei. Hoje, não mais. Acho que a fofoca é algo que está dentro da gente, não existe um ser humano que não faça uma fofoca. Me incomodaria se alguém dissesse que faço um trabalho sujo. Procuro passar sempre as coisas de uma forma leve, sem atrair haters.
Como se diferenciar em meio a tantos perfis no Instagram sobre celebridades?
Minha equipe e eu somos muito criteriosos com a qualidade das imagens — pois o Instagram virou uma rede social visual — e em dar informações mais completas. A quantidade de conteúdo, isso me diferencia. Quando eu comecei, há 10 anos, tinham poucos (perfis no Instagrans sobre celebridades), não existiam métricas, post patrocinado… A minha maneira de manter o meu nome, mesmo com tanta concorrência, é pela qualidade. Um post só vai pro ar se ele tiver qualidade e, obviamente, verdade. Postamos só o que é confirmado.