Em obras há cerca de dois anos, o Auditório Araújo Vianna está finalizado. A cerimônia de entrega das reformas no espaço está marcada para o próximo sábado (9), às 19h, ao ar livre, no entorno da casa de espetáculos. Conforme a Secretaria de Cultura de Porto Alegre, o evento deve contar com a presença do vice-prefeito, Ricardo Gomes, e do chefe da pasta, Gunter Axt. Após, às 21h, o espaço recebe o show de Maria Rita, primeiro após o último fechamento causado pela pandemia.
As reformas foram realizadas pela Opinião Produtora, que assumiu a administração do Araújo em novembro de 2019, após licitação. Os reparos previstos na parceria público-privada incluíam ações na parte interna do auditório e na chamada esplanada, espaço localizado no Parque da Redenção, em frente à casa de espetáculos.
As ações no interior já haviam sido finalizadas no ano passado, com reforços estruturais, troca de pisos, reforma da parte elétrica, adequações relativas ao Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI), pinturas internas e externas e manutenção da cobertura, segundo informado a GZH pela Opinião Produtora.
Já as intervenções externas chegaram a sofrer um hiato por conta da pandemia, mas foram agora concluídas com serviços de paisagismo, troca e recuperação de ladrilhos, troca dos assentos de uso comum, revitalização dos acessos ao backstage com blocos de concreto permeáveis e ações no espelho d'água e chafariz, ainda conforme a administradora do local.
As revitalizações somaram um investimento de cerca de R$ 2,5 milhões por parte da produtora, que detém o direito de administrar e promover shows e espetáculos no Araújo. As melhorias foram celebradas pela prefeitura e pela empresa, que ressaltaram a importância do espaço para a vida cultural da Capital.
— O Auditório Araújo Vianna é um símbolo da nossa cidade e agora, totalmente revitalizado, também se torna um marco de retorno às atividades da cultura com a comunidade de Porto Alegre — destaca Elton Saldanha, coordenador de Música da Secretaria Municipal da Cultura.
Além do show de Maria Rita, estão previstos até o final do ano espetáculos com nomes como Alceu Valença, Diogo Nogueira, Erasmo Carlos, Roupa Nova e Caetano Veloso.
No acordo firmado entre prefeitura e a empresa pela concessão do Araújo Vianna, ainda está prevista a reforma total do Teatro de Câmara Túlio Piva, espaço localizado no bairro Cidade Baixa. Conforme a Opinião, o prazo para a finalização desta obra é de até um ano após a pandemia, uma vez que foi autorizada a pausa das intervenções durante o período de crise sanitária.
— Estávamos ansiosos para devolver à cidade uma área tão degradada nos últimos anos, e vamos entregar mais um espaço cultural revitalizado — acrescenta Rodrigo Machado, sócio-diretor da Opinião.