A edição 2021 do Fronteiras do Pensamento se inicia no próximo dia 25 com a conferência do biólogo evolucionário conhecido por popularizar a ciência Jared Diamond e, a partir do tema Era da Reconexão, vai reunir ao longo dos encontros virtuais um time com alguns dos nomes mais pedidos pelo público.
A uma semana da estreia, perguntamos a pessoas que participaram do Fronteiras ao longo dos anos sobre qual intelectual mais chamou sua atenção entre os palestrantes – e que estão contando os dias para assistir. Para saber sobre datas, conferências e ingressos, acesse fronteiras.com.
"O Fronteiras já me proporcionou momentos memoráveis: entrevistei Wim Wenders, conversei com Tom Wolfe e peguei um autógrafo de Ian McEwan. Em breve, poderei ver outro personagem fantástico: Jared Diamond. Ele é um cientista, mas seus textos têm qualidades literárias. Armas, Germes e Aço é uma impressionante narrativa que mixa biologia e história. Se, contudo, tivesse de escolher apenas uma de suas obras, esta seria O Terceiro Chimpanzé, que nos conduz a um exercício radical de humildade.”
Carlos Gerbase, escritor e cineasta
"O pensador que quero ver no Fronteiras do Pensamento é Niall Ferguson, que considero um dos mais incríveis intelectuais da atualidade. Com preocupação didática de professor que é, ele nos faz compreender os problemas centrais da sociedade contemporânea sempre a partir de uma perspectiva histórica de causa e efeito. Em A Ascensão do Dinheiro, explica a complexidade das instituições financeiras modernas a partir de sua criação e evolução. Ferguson é um pensador indispensável para o entendimento da sociedade global, informacional e em rede que nos tornamos.”
Cesar Paz, fundador do Ecosys e sócio da Pipeline Capital
"De todo o dream team de palestrantes, Yuval Noah Harari é o que aguardo com mais expectativa. A leitura de Sapiens me causou o efeito de mil fichas caindo. Um verdadeiro manual para entender nossa complexa e vulnerável condição de espécie dominante no planeta, Sapiens é puro insight. Na atual crise pandêmica, ele tem usado sua abordagem multidisciplinar para desvendar os novos sentidos do agora e suas possíveis repercussões.”
Mauro Dorfman, publicitário, participou de todas as edições do Fronteiras do Pensamento
"Estou em contagem regressiva para assistir à conferência de Yuval Noah Harari, que nos apresentou uma forma diferente de entender a história da humanidade, quando do lançamento de Sapiens, e segue nos mostrando o quão importante é projetar o futuro a partir do conhecimento da trajetória da civilização. Especialmente neste momento, em que ainda sofremos com a pandemia e todas as suas consequências, gostaria de vê-lo aprofundar questões voltadas para a valorização do humanismo, para a busca do equilíbrio entre o crescimento econômico e o verdadeiro bem-estar das pessoas.”
Cláudia Coutinho, jornalista, editora de conteúdo
"Tenho assistido às palestras do Fronteiras do Pensamento desde a primeira edição, em 2006. Neste ano, estou muito feliz, pois um dos convidados é Yuval Noah Harari, pensador da atualidade que considero dos mais instigantes. Sua forma de entender a história é inovadora, por vezes ácida, mas sempre consistente. Além de seus livros já famosos, ele também produz ensaios como os que tratam sobre a pandemia, os quais nos levam a refletir sobre o desafio que estamos vivendo.”
Silvia Pohl, professora aposentada