A partir de agosto, o Fronteiras do Pensamento volta a convidar o público a refletir sobre temas atuais e a projetar como será o mundo pós-pandemia de covid-19. Durante a Maratona Fronteiras, realizada neste sábado (10), foram divulgados os nomes dos oito conferencistas que abordarão o tema Era da Reconexão.
E o time é de peso: o biólogo evolucionário norte-americano Jared Diamond, que fará a abertura do evento, o psicólogo canadense Steven Pinker, a escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, o historiador e pesquisador britânico Niall Ferguson, a já previamente anunciada escritora canadense Margaret Atwood, o escritor e professor israelense Yuval Noah Harari, o psicólogo e neurocientista norte-americano Carl Hart e o economista ambiental indiano Pavan Sukhdev.
— Todos os conferencistas são grandes intelectuais e abordam os diferentes aspectos de temas contemporâneos. Eles falarão sobre como a pandemia afetou a democracia, as liberdades individuais e como as sociedades reagiram a isso, todos com visões plurais permeando um assunto que é amplo, mas importante para a reflexão — enfatiza o curador do Fronteiras do Pensamento e professor do Insper, Fernando Schüler.
As apresentações acontecerão de 25 de agosto a 8 de dezembro, em uma plataforma exclusiva, e ficarão disponíveis até 31 de dezembro. A inscrição na plataforma (veja detalhes no quadro nesta página) garante também acesso a aulas preparatórias ministradas por especialistas nos temas abordados, além de textos complementares, enriquecendo ainda mais a experiência proporcionada pelo projeto. Além desse conteúdo, o assinante terá acesso a conferências históricas realizadas nos 15 anos de Fronteiras do Pensamento.
Neste ano, o projeto terá como objetivo pensar o mundo pós-pandemia, que deixou como marcas o medo, a incerteza e o espectro da morte, que provocou um avanço sem precedentes na comunicação digital, revolucionando os mundos do trabalho, da educação e da cultura. Todo esse movimento em busca de aumento da segurança contra o desconhecido.
Schüler lembra que Zygmunt Bauman observou, em cima do argumento de Freud em O Mal-Estar na Civilização, que as sociedades oscilam entre a busca da segurança e da liberdade. A pandemia, por exemplo, aumentou o desejo por salvação da população. Mas quando o vírus for contido, existem fortes indícios — colhidos a partir de episódios similares do passado — de que as pessoas vão ao encontro da libertação, passando por um período de celebração e ousadia, em uma espécie de "renascimento" da sociedade.
Reflexão
Ainda não há uma resposta para como todos deixarão o medo da pandemia para trás, nem existe uma explicação sobre como será o "novo normal" — será exatamente igual ao "antigo normal"? —, mas já houve uma mudança na percepção das fragilidades dos seres humanos, seja em nível individual ou coletivo. Os conferencistas deste ano, com abordagens diversas, pretendem ajudar a entender esse complexo processo pelo qual o mundo está passando.
— O que transforma o drama que estamos vivendo em aprendizado é a reflexão. Às vezes, é dolorido, pois muitas pessoas sofreram, perderam entes queridos, e a tendência pós-pandemia é a de tentar esquecer o que passou, mas é a reflexão que nos ajuda a melhorar e a entender como nós faremos a reconexão — diz Schüler.
O Fronteiras do Pensamento é apresentado por Braskem, com patrocínio Unimed Porto Alegre, PUCRS, B3, parceria institucional Pacto Global e promoção do Grupo RBS.
Como se inscrever
O primeiro lote de inscrições para a temporada custa R$ 1.400 e pode ser adquirido no site fronteiras.com, onde também é possível consultar os grupos de desconto. Os pagamentos podem ser parcelados no cartão em até cinco vezes sem juros. Sócios do Clube do Assinante têm 40% de desconto sobre o valor do lote.
Quem são os convidados
- Jared Diamond - 25 de agost
Biólogo evolucionário conhecido por popularizar a ciência, iniciou sua carreira em fisiologia e ampliou suas pesquisas para a biologia evolutiva e a biogeografia. Incluído na lista dos 100 maiores intelectuais do mundo da revista Foreign Policy, venceu o Prêmio Pulitzer com o livro Armas, Germes e Aço.
- Steven Pinker - 8 de setembro
Psicólogo e linguista, é uma das maiores referências da psicologia cognitiva e especialista na relação entre mente e linguagem. Foi escolhido como uma das cem pessoas mais influentes do mundo pelas revistas Time e Foreign Policy. Publicou best-sellers como O Novo Iluminismo, Tábula Rasa e Como a Mente Funciona.
- Anne Applebaum - 29 de setembro
Uma das mais influentes jornalistas da atualidade, escreve sobre o desenvolvimento da sociedade na Europa Central e Oriental. Venceu o Prêmio Pulitzer com o livro Gulag: A History e foi incluída na lista Prospect dos 50 maiores pensadores da era covid-19. Também é autora de A Fome Vermelha e O Crepúsculo da Democracia, este sobre a guinada ao nacionalismo e ao autoritarismo no mundo.
- Niall Ferguson - 13 de outubro
Professor da Universidade de Harvard e um dos mais renomados historiadores da atualidade, foi escolhido como uma das cem pessoas mais influentes do mundo pela revista Time e, em 2013, recebeu o Prêmio Ludwig Erhard de jornalismo econômico. Publicou obras de referência como Civilização, Império e A Ascensão do Dinheiro.
- Margaret Atwood - 27 de outubro
Escritora reconhecida internacionalmente, recebeu os prêmios Arthur C. Clarke, Príncipe das Astúrias e Booker, além de ter sido agraciada com a Ordem do Canadá, maior distinção de seu país. Um de seus best-sellers é O Conto da Aia, que inspirou a série de sucesso The Handmaid's Tale.
- Yuval Noah Harari - 10 de novembro
Autor de Sapiens, um dos livros mais lidos e comentados na última década, leciona na Universidade Hebraica de Jerusalém e é considerado uma celebridade do mundo cultural. Foi agraciado duas vezes com o Prêmio Polonsky por Criatividade e Originalidade. É autor, também, de Homo Deus e 21 Lições para o Século 21.
- Carl Hart - 24 de novembro
Psicólogo e neurocientista, é um dos mais reconhecidos pesquisadores sobre abuso e dependência de drogas. Um dos primeiros professores de ciências afro-americanos permanentes na Universidade de Columbia, foi agraciado com os prêmios Presidencial de Ensino de Excelência e PEN/E.O. Wilson de Escrita em Ciências Literárias. É autor dos livros Um Preço Muito Alto e Drogas para Adultos.
- Pavan Sukhdev - 8 de dezembro
Referência global em economia verde e finanças internacionais, liderou um projeto inovador encomendado pelo G8 + 5 e patrocinado pela ONU. Em 2012, foi nomeado Embaixador da Boa Vontade. É o fundador e CEO da GIST Advisory, consultoria especializada em capital natural e humano, e autor do livro Corporação 2020.