A Secretaria Especial da Cultura anunciou a implementação do Programa de Integridade da Agência Nacional do Cinema (Ancine). Em pronunciamento na tarde de quarta-feira (10), o secretário Mario Frias informou que a intenção é "dar mais transparência aos processos de financiamento da atividade audiovisual e prevenir irregularidades na aplicação dos recursos públicos em projetos para cinema e TV".
De acordo com Frias, produtores com menos visibilidade vêm criticando a falta de acesso às verbas nos últimos anos. Por isso, a proposta é realizar a prestação de contas semanalmente, para que os processos fiquem mais claros.
Segundo a Ancine, este novo programa segue as orientações da Controladoria-Geral da União (CGU) e cerca de 2,1 mil projetos audiovisuais estão sendo executados, com um total de R$ 2,2 bilhões de recursos públicos.
A secretaria também pretende divulgar um "manual de conduta" para os servidores da Ancine, com novas diretrizes, para que os recursos não fiquem concentrados na Região Sudeste.