À medida que os dias de isolamento social se estendem, por causa da pandemia do novo coronavírus, podem começar a faltar ideias aos pais de como entreter as crianças. Com as escolas fechadas e a maioria dos eventos culturais suspensos, para evitar aglomerações, ainda existem inúmeras opções de entretenimento. Confira algumas dessas dicas a seguir, que vão do streaming a e-books e podcasts.
“TV Globinho”
Os tempos do programa matinal da Globo voltado aos desenhos animados pode ter ficado para trás, mas a criançada ainda pode aproveitar as manhãs para se aventurar ao lado de seus personagens preferidos. Estão disponíveis no Globoplay, a plataforma de streaming da emissora, séries como do pinguim Pingu, Senninha na Pista Maluca e Sítio do Picapau Amarelo, entre outras.
Já no Prime Video, as opções incluem títulos como Peppa Pig, Os Pinguins de Madagascar, Pica-Pau e A Casa do Mickey Mouse. Por fim, na Netflix Kids estão produções como Três Espiãs Demais, O Clube das Winx, Os Jovens Titãs em Ação e Bob Esponja.
Hora da Leitura
Em dias de confinamento, a literatura pode ser uma bela ferramenta para viajar sem sair de casa. Diferentes empresas decidiram abrir seus catálogos com e-books gratuitos, inclusive para os mais novos.
Os mais grandinhos, podem adquirir na Amazon, sem nenhum custo, o clássico Viagem ao Centro da Terra, de Jules Verne (Zahar, 280 páginas). Aqui, o autor de histórias como 20 Mil Léguas Submarinas e A Ilha Misteriosa narra a aventura de um geólogo. Ao lado do sobrinho, o protagonista decide se embrenhar nos confins do planeta.
Enquanto isso, os menores podem desfrutar uma experiência mais imersiva no projeto Kidsbook, do Itaú Criança. Disponível em euleioparaumacrianca.com.br, a plataforma reúne 13 histórias que contam com animações e músicas, podendo ser lidas em computadores ou celulares. Há até uma obra do escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo, intitulada O Sétimo Gato.
Sessão Matinê
Os cinemas estão fechados, mas ainda é possível fazer uma sessão especial em casa. Quem quiser investir em uma maratona congelante, pode aproveitar a animação Frozen (2013), disponível por streaming no Prime Video, Now e Apple TV. Já a sequência, lançada no ano passado, pode ser alugada nas principais redes de assinatura (Sky, Claro, Vivo) e no Google Play.
O longa vencedor do Oscar de melhor animação neste ano, Toy Story 4 (2019), também já chegou ao streaming, no catálogo do Prime Video ou por aluguel com as operadoras. A história de Wood e Buzz Lightyear também pode ser apreciada desde o início, com a disponibilidade dos três primeiros longas na Netflix, Prime Video e Telecine Play.
Histórias de Ninar
Eis que chega a hora de ir para a cama, mas a criançada ainda está eletrizada. Uma opção para quem não quer mais contar carneirinhos é adicionar podcasts de histórias à playlist dos pequenos.
Produzido pelo estúdio B9, Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes é inspirado no livro best-seller de Elena Favilli e Francesca Cavallo. Os episódios narram histórias de grandes mulheres, como Frida Kahlo e Ada Lovelace. Tudo em formato de contos de fadas, com capítulos de cerca de 20 minutos. Está disponível, gratuitamente, no Spotify, Google, Apple Podcasts, Pocketcasts e via b9.com.br/shows/garotasrebeldes.
Já para quem prefere os clássicos, Carol Camanho adapta de Cinderela a Pinóquio no programa Era Uma Vez um Podcast. Com episódios mais curtos, em média de 10 minutos, o podcast também está disponível nos aplicativos agregadores e no site eraumavezumpodcast.com.br.