Oito conferencistas do Fronteiras do Pensamento debateram o "sentido da vida" ao longo de 2019 a partir das mais diferentes abordagens – da astronomia, passando pelo cinema até a psicanálise. Nesta segunda-feira (11) caberá ao pensador francês Luc Ferry escrever o último capítulo dessa discussão, contando como a filosofia pode levar a uma vida melhor. O intelectual ministra a última conferência do ano a partir das 19h45min, no Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110). Os passaportes estão esgotados.
Atualmente com 68 anos, Ferry é formado em Filosofia pelas universidades de Sorbonne e de Heidelberg e doutor em Ciência Política pela Universidade de Reims. Foi agraciado com os graus de Cavaleiro da Legião da Honra e da Ordem das Artes e das Letras da República Francesa, além de prêmios como Droits de l'Homme e Ernest Thorel. Entre 2002 e 2004, foi titular do Ministério da Educação do governo de Jacques Chirac.
Esta será a segunda palestra de Ferry no Fronteiras do Pensamento de Porto Alegre.
O intelectual participou do evento inaugural do seminário, em 2007, ao lado do ex-ministro da Educação brasileiro Paulo Renato Souza. Na ocasião, fez a defesa da filosofia como ferramenta para que os pais possam projetar a educação dos filhos.
A fala foi um resumo do livro Aprender a Viver (2006), no qual mostra como a sabedoria pode ser o caminho para "a vida boa". Também explicou uma de suas medidas mais polêmicas quando ministro: a proibição do uso de símbolos religiosos em escolas.
– O objetivo daquela lei foi impedir a guerra de se introduzir no ambiente escolar – disse Ferry na época.
Hoje, o filósofo continua a defender o humanismo secular e a espiritualidade laica. Com linguagem acessível, propõe trazer a filosofia para o cotidiano e usá-la como ferramenta para ajudar os homens a superarem seus medos. Para ele, seu objetivo não é responder questões absurdas. "A filosofia é aprender a viver", afirma. Seu livro mais recente publicado no Brasil é 7 Maneiras de Ser Feliz – Como Viver de Forma Plena, de 2018.
O Fronteiras do Pensamento Porto Alegre é apresentado por Braskem, com patrocínio Unimed Porto Alegre e Hospital Moinhos de Vento, parceria cultural PUCRS, e empresas parceiras Unicred e CMPC. Universidade parceira UFRGS e promoção Grupo RBS.