Do pampa extenso à metrópole de clima português, passando por cânions profundos e um litoral desértico de águas turvas, o Rio Grande do Sul é diverso em cenários para produções audiovisuais.
Geografia, arquitetura e mesmo o clima do Estado ajudam a atrair diretores e produtores que buscam locações diferentes dos calçadões cariocas ou da aridez nordestina típicas dos produtos nacionais. Há quem diga que mesmo a latitude em que estão inseridos nossos pagos ajuda a formar cenários únicos, devido ao ângulo de incidência da luz do sol.
Só em 2019, São Gabriel recebeu a equipe de A Dona do Pedaço, novela da Globo com previsão de estreia ainda no primeiro semestre deste ano, e Bagé foi palco das filmagens de Além de Nós, longa-metragem do diretor Rogério Rodrigues.
Relembre abaixo produções de TV e cinema gravadas no Rio Grande do Sul.
1. A Casa das Sete Mulheres
Talvez uma das produções mais conhecidas entre as que foram filmadas no Estado, a série exibida pela Globo em 2003 passou por Cambará do Sul, São José dos Ausentes, Pelotas e Uruguaiana, além de ter recriado, na cidade cenográfica do Projac, as ruas de Pelotas, Porto Alegre, Caçapava e Laguna.
A produção tinha no elenco Giovanna Antonelli, Nívea Maria, Thiago Fragoso e Thiago Lacerda — que voltou ao Estado em abril deste ano, para a gravação do filme Além de Nós.
Onde assistir: disponível em DVD.
2. Malhação: Vidas Brasileiras
A reta final da novela jovem da Globo teve desfecho romântico com a Serra Gaúcha como pano de fundo. O casal Pérola (Rayssa Bratillieri) e Márcio (André Luiz Franbach) gravou em Bento Gonçalves cenas que foram divididas em 11 capítulos, exibidos em abril. A temporada acabou na segunda-feira (15) e mostrou Márcio selecionado para um estágio em gastronomia no Rio Grande do Sul, onde recebe a visita surpresa da namorada.
Na Serra, a equipe da novela passou pelas vinícolas Miolo, Salvati & Sirena e Casa Valduga, a Casa da Erva-Mate e a Cantina Strapazzon, além da Maria Fumaça de Bento Gonçalves.
Onde assistir: episódios disponíveis na Globoplay
3. O Tempo e o Vento
A versão cinematográfica do romance O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo, estreou no Rio Grande do Sul em 20 de setembro de 2013. Para recontar a saga das famílias Terra Cambará e Amaral, o diretor Jayme Monjardim montou uma cidade cenográfica em Bagé, onde o longa-metragem foi quase todo gravado. Participaram da produção Cléo Pires, Fernanda Montenegro e Thiago Lacerda, mais uma vez.
Onde assistir: disponível em DVD
4. Saneamento Básico
O longa de comédia de Jorge Furtado, lançado em 2007, levou o estrelado elenco, formado por Fernanda Torres, Wagner Moura, Lázaro Ramos e Camila Pitanga, para gravar em Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Santa Tereza — a movimentação dos atores pela cidade, registrada em fotos por Zero Hora, gerou furor entre os moradores da Serra.
Onde assistir: disponível em DVD
5. Doce de Mãe
Dona Picucha (Fernanda Montenegro), a divertida protagonista de Doce de Mãe, passou por Porto Alegre em duas oportunidades: a primeira, em 2012, para o especial de fim de ano da Globo. Depois, em 2014, quando o telefilme produzido pela Casa de Cinema, com direção de Jorge Furtado, ganhou sequência em forma de seriado. Na Capital, Fernanda Montenegro e Marco Ricca, entre outros, passaram pelo Centro Cultural CEEE Erico Verissimo e por ruas como Ramiro Barcelos e André Puente.
Onde assistir: episódios e especial disponíveis na Globoplay; episódios disponíveis também em DVD
6. Meu Tio Matou um Cara
Inteiramente ambientado em Porto Alegre, o filme dirigido por Jorge Furtado também foi rodado na Capital. O diretor gaúcho trouxe à cidade os atores Lázaro Ramos, Aílton Graça, Deborah Secco e Darlan Cunha, além da produtora Paula Lavigne, que veio com Caetano Veloso.
A festa de lançamento do longa-metragem contaria com show do baiano, e ainda Nando Reis (pai da atriz Sophia Reis, escalada no filme) e Luciana Mello.
Onde assistir: disponível em DVD
7. O Homem que Copiava
Segundo longa-metragem do diretor gaúcho Jorge Furtado, o filme conta a história de um jovem operador de fotocopiadora (Lázaro Ramos) que se apaixona por sua vizinha (Leandra Leal).
O filme todo se passa na zona norte de Porto Alegre — e rendeu um ensaio fotográfico de Lázaro Ramos para ZH com a Ponte do Guaíba como cenário, em 2003.
Onde assistir: disponível em DVD
8. O Quatrilho
Segundo filme brasileiro a ser indicado ao Oscar, na categoria Melhor Filme Estrangeiro, O Quatrilho se passa no início do século XX, numa comunidade rural do Rio Grande do Sul.
As filmagens dirigidas por Fábio Barreto movimentaram a cidade de Antônio Prado em 1995, lembra reportagem de ZH da época.
Onde assistir: disponível em DVD e no NOW
9. O Filme da Minha Vida
Em 2015, moradores da pequena cidade de Santa Tereza, antigo distrito de Bento Gonçalves, com 1,7 mil habitantes, tiveram a rotina alterada para receber o set de O Filme da Minha Vida. Com direção de Selton Mello, o longa também conta com o ator francês Vincent Cassel no elenco. Além de Santa Tereza, há locações em Bento, Cotiporã, Farroupilha, Garibaldi, Monte Belo do Sul e Veranópolis.
Onde assistir: iTunes Store, NOW, Google Play, YouTube e Vivo Play
10. Extra: Vidro
Um dos blockbusters do ano passou por aqui: Vidro, do diretor indiano M. Night Shyamalan, que conta com Samuel L. Jackson, Bruce Willis e James McAvoy no elenco, teve uma diária de filmagem no Bar Araújo, no bairro Rubem Berta, na zona norte de Porto Alegre.
O bar não foi escolhido ao acaso. Pela narrativa de Dilva Araújo, dona do bar, o cineasta percorreu toda Porto Alegre atrás do local ideal para retratar a cena de um jovem pobre que corre em busca de um abrigo - um ator com sotaque paulista fazia o personagem.
No fim, entretanto, as cenas gravadas não entraram no filme – para frustração dos moradores do Rubem Berta.
Onde assistir: iTunes Store