Escrita por Izabel de Oliveira e Paula Amaral, com direção artística de Jorge Fernando e direção geral de Marcelo Zambelli, Verão 90 é uma comédia romântica que mostrará a trajetória de três ex-astros mirins, integrantes do grupo de sucesso Patotinha Mágica, vividos por Rafael Vitti, Isabelle Drummond e Jesuíta Barbosa.
Os caminhos dos três e de suas mães batalhadoras, interpretadas por Claudia Raia e Dira Paes, vão se cruzar novamente anos depois da separação do grupo.
Ambientada em um período cheio de polêmicas e que para muitos não foi vivido (mas, sim, "sobreviveu-se"), Verão 90 deve trazer uma série de lembranças e retrospetivas. Há um ano, o youtuber Danilo Nogy, do Canal 90, com mais de um milhão de inscritos, lançou o livro Como Sobrevivi aos Anos 90. Divertida, a obra relembra o melhor - e, algumas vezes, o pior - da década.
VEJA ALGUNS DESTAQUES DA SELEÇÃO DE DANILO EM SEU LIVRO:
Músicas com duplo sentido em festas infantis
A mais representativa das músicas foi, sem dúvida, a Boquinha da Garrafa, do grupo de axé É o Tchan. Mas uma série de músicas que viraram febre e tinham as coreografias reproduzidas por crianças tinham letras de erotismos velados. Alguns exemplos são Vira-Vira, dos Mamonas Assassinas, e O Pinto, do Raça Pura.
Filmes da Sessão da Tarde
O título de rei da Sessão da Tarde pode, certamente, ir para Jim Carrey, que marcou presença com filmes como O Mentiroso (1997), Débi e Lóide (1994) e Ace Ventura (1994).
Mãe Dinah prevê seu futuro
Impossível falar de qualquer previsão na década de 1990 sem citar o nome de Mãe Dinah. Nascida Benedicta Finazza (1930-2014), a astróloga foi uma das mais entrevistadas pelos meios de comunicação e chegou a tentar carreira política: candidatou-se a deputada de São Paulo pelo PFL no ano de 1998.
Entre as previsões que ela afirmava ter feito, está a de que o Corinthians conquistaria o título da Libertadores e que o Santos venceria o Paulista, ambos fatos ocorridos em 2012. Ela também diz ter previsto o acidente fatal do grupo musical Mamonas Assassinas, em 1996.
A guerra da audiência nas tarde de domingo na TV
A década de 1990 também é lembrada pela briga mais acirrada pela audiência nas tardes de domingo, representada pelos programas de Fausto Silva e Gugu Liberato.
Impossível falar deste período sem lembrar de quadros como Banheiro do Gugu e a exibição do "sushi erótico". Mas, além das atrações dominicais, também recheavam a telinha atrações comandadas por personagens sadomasoquistas (a Tiazinha Susana Alves, do Programa do Huck, na Band, virou símbolo sexual da época) e até mesmo apresentadoras infantis com roupas insinuantes eram visto como figurinos normais.