O 26º Festival Bento em Dança inicia neste sábado (6), às 18h, no pavilhão E do Parque de Eventos, com a bailarina e atriz Ana Botafogo e com Liana Vasconcelos, no palco apresentando "A Morte do Cisne e Esmeralda". A partir de domingo (7), a cidade vai ter também 627 coreografias, 18 oficinas e aproximadamente 6 mil bailarinos. A programação vai até o dia 14 de outubro.
Como já é tradição na programação do Bento em Dança, a mostra aberta segue este ano, porém em dois palcos. As apresentações ocorrem de 8 a 13 de outubro, com exceção do feriado do dia 12, na Via Del Vino, no centro da cidade, e no 2º andar do Shopping L'América. De segunda a quinta, a partir das 15h, as apresentações serão simultâneas na Via Del Vino e Shopping L'América. Em caso de chuva, a mostra do centro será cancelada.
Serão cerca de 50 horas de apresentações em oito noites de espetáculos, todas abertas ao público. Estudantes e idosos pagam meia-entrada (R$ 10). O ballet reúne o maior número de inscrições com cerca de 300 coreografias. Jazz, estilo livre, técnicas contemporâneas de dança, danças populares, urbanas e sapateado completam a relação de gêneros.
Considerado um dos principais festivais de dança do país, o Bento em Dança já reuniu nesses 25 anos cerca de 140 mil bailarinos de mais de 20 países.