O edital Natura Musical divulgou, nesta quinta-feira (4), os 50 contemplados da iniciativa que busca incentivar artistas e grupos independentes. Em 2019, o projeto oferece R$ 4,9 milhões em patrocínio com apoio da Lei Rouanet - para a categoria nacional - e leis estaduais de incentivo à cultura. No Rio Grande do Sul, seis formações foram contempladas no edital.
Entre os gaúchos, foram selecionados o coletivo Bloco da Laje, que promove os pré-carnavais em Porto Alegre; a banda caxiense Cuscobayo; o Projeto Concha, que facilita a apresentação de mulheres no espaço cultural Agulha; a porto-alegrense Saskia; o grupo Supervão, de São Leopoldo; e a produtora Honey Bomb Records, com o projeto "Sons Que Vêm da Serra", uma coletânea que pretende reunir bandas dessa região do Estado.
Nas redes sociais, a Honey Bomb Records comemorou o anúncio da Natura. "É o sinal de que a abelhinha serrana possui um bom faro de música boa", escreveu a produtora, em um trecho. A Supervão também se mostrou animada com a aprovação no edital. "Esse momento é muito feliz: estamos junto com um monte de gente amiga, projetos maravilhosos, bandas lindas", disse o grupo, em publicação no Facebook.
No âmbito nacional, a iniciativa selecionou também a cantora e compositora Margareth Menezes, assim como o rapper Matéria Prima, Mariana Aydar, Bruna Mendez, Tássia Reis e Castello Branco.
Segundo a Natura, este é o maior edital da história desde o seu início - no ano passado, foram 33 projetos aprovados. A seleção foi realizada por uma rede de 27 curadores.