Você compraria maquiagem porque um menino de 10 anos ensina a produzir um look no Instagram? Se esse garoto for Jack Bennett, do @makeuupbyjack, então a resposta poderia ser um retumbante sim.
Desde que convenceu sua mãe a criar sua conta em maio, o jovem Bennett, que mora em Berkshire, Inglaterra, acumulou 331 mil seguidores e atraiu a atenção de marcas como MAC e NYX, que ofereceram os produtos para criar os looks. O site Refinery29 o apontou como o próximo grande destaque da maquiagem.
Ele é a última evidência das grandes mudanças na indústria da beleza, que levou os influenciadores de redes sociais – que aparecem em todas as formas, tamanhos, idades e, mais recentemente, gêneros – para o topo da hierarquia. Aclamados pela revista Marie Claire como os "rapazes de beleza do Instagram", os pioneiros do sexo masculino, como Patrick Simondac (@PatrickStarrr), Jeffree Star (@jeffreestar) e Manny Gutierrez (@ MannyMua733), transcenderam o nicho e se tornaram grandes potências, com milhões de seguidores. E a sua estética é decididamente nova: nem a maquiagem tradicional, nem a de drag queen.
"Quando comecei no Instagram há seis anos, o único material que existia para homens era o delineador. Era o Fall Out Boy, e não tinha nada de glamouroso. Não havia nada nem perto de cílios postiços. Eu queria me sentir bonito sem ser uma drag queen", afirmou Starrr.
Não que fosse fácil. Starrr, agora com 27 anos, morava em Orlando, Flórida, na época e trabalhava em uma loja de MAC no shopping local. Ele se lembra de atrair o olhar das famílias na praça de alimentação. "Eu usava um lenço na cabeça e maquiagem. Sou um filipino grandão e me sentia como um palhaço. Mas estava confortável no meu trabalho, que era um lugar muito seguro para mim."
O mesmo acontecia no mundo das redes sociais, onde ele se conectou com outros jovens que adoravam maquiagem. À medida que seu perfil e carreira cresceram (ele tem 3,6 milhões de seguidores), Starrr também percebeu o poder que tinha para influenciar um movimento maior.
"Quando você publica um vídeo no Instagram ou no YouTube, parece o 'RuPaul's Drag Race', onde você pode ver a humanidade dos concorrentes e suas lutas. Isso ajuda a mostrar aos espectadores que somos apenas pessoas." Ele fez uma pausa e riu: "E é beleza, é divertido. Patrick é um arco-íris ambulante."
Desde então, homens como Starrr influenciaram uma nova geração de jovens que usa maquiagem e que posta sobre o assunto. De acordo com a equipe de dados do Instagram, houve um aumento de 20 por cento desde o início de 2017 em buscas por "maquiagem" nas contas masculinas da plataforma.
Em apenas alguns anos, esses jovens conquistaram influência na indústria. Marcas de cosméticos como a Milk Makeup criaram produtos sem gênero; a empresa de cuidados com a pele Glow Recipe oferece aulas de máscaras de beleza para rapazes que acabam com ingressos esgotados; e na área de fragrâncias, as casas de perfume unissex continuam a crescer.
E os homens que estão prestando atenção parecem ficar cada vez mais jovens. Bennett é um dos mais jovens e vê sua conta como uma forma de "apreciar o lado artístico da maquiagem". Jake Warden, de Longmont, Colorado, tem 15 anos e 2,1 milhões de seguidores no Instagram. A MAC Cosmetics lhe pagou para apresentar sua base Studio Fix. Alan Macias (473 mil seguidores) tem 19 anos. Seu look favorito é o que chama de "menino glam, que é menino, mas um menino bonito".
"É base, corretivo, rímel, brilho labial e pronto", disse ele.
E, provavelmente, todos gostariam de alcançar o sucesso de James Charles, agora com 18 anos e 2,5 milhões de seguidores do Instagram, que conseguiu um contrato CoverGirl como primeiro embaixador do sexo masculino da marca.
Certamente, suas idades atraíram atenção e espanto. Alguns têm celebridades como seguidores, como Shay Mitchell, Ansel Elgort e Meghan Trainor. Mas Carly Cardellino, diretora de beleza da Cosmopolitan.com, argumenta que a habilidade deles é o traço.
"Se você é incrível na aplicação de maquiagem, não importa quantos anos tenha ou com que gênero se identifique. Se for jovem, se já assumiu quem é de fato e se for absurdamente talentoso, esses fatores irão destacá-lo ainda mais", disse ela.
Embora a geração mais nova de influenciadores seja variada, ela encara homens usando maquiagem como um fato. "Não pensei na identidade de gênero, o que você faz com sua vida, as coisas com as quais se associa", disse Warden, referindo-se à época em que começou suas postagens no Instagram. "Acho que o gênero não importa, você é livre para fazer o que quiser."
Mesmo que homens usando maquiagem na comunidade de Warden não fossem a norma, ele estava longe de ser condenado ao ostracismo. Sua família e amigos o apoiaram bastante. "Os pioneiros das redes sociais enfrentaram um pouco do ódio e da negatividade por nós", disse ele.
E a forma como os homens veem estereótipos de beleza masculina está mudando lentamente. Cozy Friedman, fundadora do Hair Salon Cozy's Cuts for Kids em Nova York, percebe diferenças nas atitudes.
"O que você tem agora são mães da geração Y que cresceram em uma época na qual o gênero é mais fluido. É uma geração que está em sintonia com o empoderamento de seus filhos", disse Friedman. Por exemplo, ela vê uma ampla variação de comprimentos de cabelo em meninos. "Não é raro um menino sentar na cadeira, pegar o iPhone e mostrar uma imagem de como quer seu cabelo", disse ela, acrescentando que isso começa em torno dos 6 anos. "Há muitos modelos para usarem agora."
Por Bee Shapiro