Já começou a temporada das festas juninas, com as camisas xadrez, a fogueira, o quentão e as guloseimas típicas da época. Para animar os arraiais e ajudar o pessoal a se aquecer dançando, não pode faltar uma boa música.
Por isso, GZH listou 10 forrós, baiões e xaxados típicos das comemorações de São João para arrasar nas festas com os amigos ou até na sala de casa. A playlist reúne desde nomes clássicos da música nacional, como Luiz Gonzaga, até sucessos mais recentes, como o grupo Falamansa.
Então, dê o play e entre no clima de festa junina:
1. Asa Branca
Talvez a música nordestina mais importante da história, Asa Branca é obrigatória nas festas juninas que se prezem — principalmente na voz do Rei do Baião.
2. Isso Aqui tá Bom Demais
Discípulo do Gonzagão, Dominguinhos é outra voz primordial nas festas de São João. Isso Aqui tá Bom Demais é a música perfeita para ditar o ritmo do arraial.
3. Frevo Mulher
Interpretada por vozes importantes da música nordestina, como Zé Ramalho, Frevo Mulher é outra daquelas músicas que todo mundo sabe a letra. Na interpretação dos membros de O Grande Encontro, fica melhor ainda.
4. Xote das Meninas
Talvez você não conheça este clássico de Gonzagão por seu título, mas com certeza conhece pelo refrão: "Ela só quer, só pensa em namorar".
5. Festa do Interior
Composta por Moraes Moreira e Abel Silva, a música fala precisamente sobre a festa de São João, onde "o que explodia era o amor".
6. Eu Só Quero um Xodó
Mais uma de Dominguinhos. Nesta, o grande compositor pernambucano fala sobre seu desejo de encontrar um amor "que acabe o meu sofrer".
7. O Sanfoneiro Só Tocava Isso
Na tradição do São João, muito da cultura sertaneja acabou se confundindo com a tradição nordestina. Aqui, a dupla Tonico e Tinoco canta sobre o instrumentista mais importante da festa junina — a música voltou a fazer sucesso como trilha da novela Êta, Mundo Bom! (2016).
8. Esperando na Janela
Um clássico recente de Gilberto Gil, essa composição de Targino Gondim, Manuca Almeida e Raimundo do Acordeon foi regravada em 2000 como trilha do filme Eu, Tu, Eles — para o mesmo filme, Gil regravou várias músicas de Luiz Gonzaga.
9. Prenda o Tadeu
Um dos maiores expoentes do forró malícia — gênero com letras humorísticas, com duplo sentido e cunho sexual — Clemilda fez sucesso em 1985 com Prenda o Tadeu.
10. Xote da Alegria
Conhecido também como Rindo à Toa, este sucesso marcou o retorno do forró ao mainstream no início da década de 2000. O Falamansa fez sucesso durante um bom tempo e emplacou hits por todo o Brasil.