Lázaro Ramos seria um dos agraciados do ano com a Comenda Abdias Nascimento, que será entregue neste mês, mas o ator se recusou a aceitar a homenagem. Segundo o site Uol, em email enviado à comissão do Senado responsável por escolher os homenageados, o ator informou que, neste momento do país, não se sente "confortável e nem desejoso de nenhuma homenagem".
''Acho que o momento do país é de conscientização, de organização para compreender em que momento histórico estamos e quais passos precisamos dar para fazer com que a tão sonhada igualdade aconteça um dia de verdade. Então, por esse motivo, recuso essa homenagem na esperança de que tenhamos consciência de que o importante não é o aplauso pelo que foi feito e sim o próximo passo a ser dado", escreveu o ator.
Criada em 2013, a comanda é entregue a pessoas que "contribuem para a proteção e promoção da cultura afro-brasileira". Neste ano, além de Lázaro, foram escolhidos o Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso, o cantor e compositor Lazzo Matumbi, a atriz Zezé Motta e, em memória, o músico Naná Vasconcelos (1944-2016).