Com a segurança da aprovação de público e crítica, que reagiram muito bem à primeira temporada, Better Call Saul reestreia nesta terça, na Netflix. A série derivada do fenômeno da televisão norte-americana Breaking Bad se concentra no personagem de Saul Goodman (interpretado por Bob Odenkirk), advogado do protagonista Walter White (Bryan Cranston) ao longo da jornada transformadora do pacato professor de Química pelo universo do crime organizado de Albuquerque, no Novo México. Mas, convém deixar claro, aborda acontecimentos de quando ele ainda se chamava Jimmy McGill.
Leia também
"Better Call Saul" não chega nem perto de "Breaking Bad" (mas isso não é um problema)
Daniel Feix: "Better Call Saul" e o encanto do perdedor
Marcelo Carneiro da Cunha: "Better Call Saul" é um encantador advogado fajuto
– Continuamos a examinar a queda de Jimmy ao inferno até ele se transformar em Saul – afirmou Vince Gilligan, cocriador da série ao lado do roteirista e produtor Peter Gould, em entrevista coletiva que apresentou os novos episódios à imprensa dos Estados Unidos.
– Estamos mais confiantes agora, porque sabemos que o público já aceitou Jimmy.
A segunda temporada deve seguir investindo em alguns personagens até então desconhecidos do público que se acostumou a ver Jimmy/Saul em Breaking Bad. É o caso, por exemplo, de Chuck McGill (papel do ator Michael McKean), irmão mais velho de Jimmy e seu surpreendente antagonista plantado no fim da primeira temporada.
– Vocês só viram a ponta do iceberg – disse McKean na mesma coletiva, referindo-se à complexa relação entre os dois irmãos, que deve ser aprofundada a partir dos novos episódios da série.
Também deve ganhar mais destaque nos novos capítulos da saga a advogada Kim Wexler (Rhea Seehorn), caso amoroso de Jimmy. Especulou-se, após a primeira temporada, que o abismo do protagonista e a sua transformação em Saul Goodman teria relação direta com ela. Mas os criadores de Better Call Saul preferem não confirmar a hipótese.
Participação de Walter White segue sendo uma incógnita
Também não se sabe ao certo quando o próprio Walter White pode aparecer – já que os acontecimentos de Better Call Saul são cronologicamente anteriores ao que se viu em Breaking Bad. Mas é certo que Mike Ehrmantraut (Jonathan Banks), o ex-policial casca-grossa que tornou-se um dos personagens preferidos dos fãs do seriado, seguirá tendo espaço privilegiado nos novos capítulos.
A segunda temporada conta com 10 episódios, mesmo número da primeira. A ideia da Netflix é repetir a experiência de 2015, quando decidiu – algo até então pouco experimentado pela gigante do streaming – liberar um episódio por semana aos seus assinantes. Assim, a previsão é de que a temporada se estenda até a segunda quinzena de abril. Nos EUA, especula-se que Better Call Saul pode durar, no total, até seis temporadas.
Outra novidade mantida é a disponibilidade da tecnologia chamada Ultra HD, ou 4k, que consiste no dobro da resolução do HD convencional. Adotada em alguns filmes e produções de televisão, essa opção pode ser usada pelos assinantes com TVs ou monitores adequados para esse fim.
Better Call Saul
Estreia da segunda temporada.
A partir de terça-feira (16/02), na Netflix. Os capítulos seguintes serão liberados semanalmente, sempre nas terças.