- É um misto de ansiedade, alegria e um tiquinho assim de tristeza.
Pode parecer estranho, mas ansiedade, alegria e tristeza são os três sentimentos mais presentes nos discursos dos membros do Hermes e Renato quando falam sobre a volta do humorístico à TV. Nesta quinta-feira, às 22h, o grupo estreia um novo programa no canal a cabo FX - é a primeira vez que eles se juntam depois da morte de Fausto Fanti, um dos criadores do grupo, que deu pele ao Renato do nome do grupo. A resposta de Adriano Silva, o Joselito, reproduzida acima, parece resumir bem o que representa para ele, Marco Antônio Alves (o Hermes), Felipe Torres (o Boça) e Franco Fanti (irmão de Fausto, que se junta à equipe) retomarem as atividades.
Relembre cinco momentos de Fausto Fanti em Hermes e Renato
Para entender como será o "novo" Hermes e Renato, basta questionar Marco Antônio. Serão 12 episódios de 30 minutos, num formato de esquetes que lembra o programa que estourou na MTV há duas décadas. Personagens como Boça e Joselito devem voltar a aparecer - o primeiro ganha um quadro especial, sobre recordes, chamado Acredite, Por Favor, e o segundo aparece como entrevistado do Roda Seca, uma sátira do programa jornalístico Roda Viva - e novidades, como os personagens Gloria Kalinho, João Krepe e Drauzio Vareta, também serão apresentadas em 114 esquetes inéditas, que demandaram mais de 600 caracterizações. Mas Marco Antônio resume:
- Continua a mesma m*rda.
Por "mesma m*rda", entenda-se a estética caseira, quase amadora (porém, agora, com câmeras HD), quadros curtos com humor politicamente incorreto e caótico, escatologia, palavrões e sátiras de programas de TV populares. Foi assim que o programa começou, ainda sem saber que iria para a televisão, no quintal da casa de Fausto e Franco, fez sucesso na MTV e, agora, volta, na tela do FX. Franco, por sinal, que fazia parte do grupo de crianças que começou a gravar paródias de quadros do programa do Gugu e do policial Aqui Agora e já escreveu roteiros para o programa da MTV, agora aparece na frente das câmeras. Com a morte de Fausto Fanti, que se suicidou em julho de 2014, Franco tornou-se oficialmente um dos membros do grupo.
- O Franco é um dos fundadores do Hermes e Renato, junto com o irmão dele e com o Adriano. A gente não tinha noção de grupo, não escrevia roteiro, era "entra aí na frente da câmera e vambora" - conta Felipe Torres.
Por que Fausto Fanti foi referência para uma geração
Para Adriano, o motivo é outro ("só tem cara feio, faltava um cara bonito no grupo"), mas todos concordam que a estreia de Franco como participante do programa é menos a apresentação de um novo membro (chamá-lo de "substituto de Fausto" soa quase como ofensa) e mais a ascensão de um dos roteiristas do grupo.
- Quando a MTV chegou lá em casa para gravar profissionalmente pela primeira vez, eu era muito novo e não fiquei à vontade com as câmeras. Desde 2007, eu percebi que queria voltar a fazer isso. Comecei escrevendo roteiros e agora voltei a gostar de atuar. Para mim, está sendo ótimo - explica Franco.
Quando o grupo assinou com o FX, Fausto ainda era vivo. Ele chegou a gravar o piloto do programa para o canal a cabo, material que deve ser utilizado em partes nos 12 episódios da temporada. As inserções servem como homenagem a um dos criadores e como presente para os fãs. O grosso do programa é composto por novidades, quadros pensados recentemente e personagens novos. Para Franco, um dos quadros que pode ser carro-chefe do sucesso da temporada é simples: três amigos (ele, Felipe e Adriano) conversam numa sala durante algum tempo, até que algo surreal acontece com os três. As ideias de roteiro sempre são "chutes na lua", o que, segundo Franco, faz com que a execução na frente das câmeras dê o ar de tosqueira que sempre foi presente nas esquetes do grupo.
E as expectativas são boas para a estreia no FX. Quem já viu o material gostou:
- É uma das melhores, se não a melhor temporada que o Hermes e Renato já fez - diz Franco, rindo, demonstrando ansiedade, alegria e um tiquinho assim de tristeza.