Biafra foi uma região que declarou independência da Nigéria em 1967 e deixou de existir como Estado autônomo em 1970. Devido à fome provocada pela guerra (isso sem falar de mais de um milhão de mortes), Biafra é o apelido da personagem que a atriz Gisela Sparremberger interpreta na peça homônima que estreia esta sexta-feira no Teatro de Arena, em Porto Alegre.
Baseado em um romance autobiográfico ainda não publicado de Cínthya Verri que ela mesma adaptou para o teatro, o monólogo narra as agruras de uma médica que sofre de anorexia e tem sua percepção da vida transformada por uma gravidez. Entre o presente e o passado familiar, envolvendo a relação conturbada com a mãe e a indiferença com os homens (o próprio pai e o pai do filho), Biafra conta sua história de vida.
- A peça mostra o conflito entre a necessidade de controle que representa a anorexia e a perda do controle de uma gravidez - observa o diretor Cristiano Godinho, marido de Cínthya.
Em sua primeira atuação solo, Gisela teve um tempo exíguo para preparar a personagem. Entrou no projeto faltando apenas 40 dias para a estreia, substituindo outra atriz. A solução foi levar Biafra para seu dia a dia fora da sala de ensaios.
- No último mês, vivi como se fosse ela. Pensava: "Será que ela correria 30 minutos a mais na academia?". Não fiz nada radical, mas deu resultado: perdi dois quilos - conta a atriz.
Leia todas as notícias sobre Espetáculos
Godinho e Gisela voltam a trabalhar juntos depois de terem atuado, em 2012, na série de vídeos Coisas que Porto Alegre Fala, que virou uma peça de teatro no ano seguinte. O projeto brincava com as expressões típicas dos moradores da Capital. Em Biafra, valem-se da experiência da personagem para abordar, entre outros assuntos, a perversa cobrança social para que a mulher se mantenha em forma mesmo durante a gravidez.
O diretor acredita que a peça possa gerar uma conscientização do público sobre a questão da anorexia:
- A melhor maneira de alcançar isso é mostrar o que ocorre com uma pessoa que tem esse tipo de transtorno.
Assista a um trecho de ensaio da peça e depoimentos do diretor e da atriz:
BIAFRA
Estreia nesta sexta-feira (5/6). Sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 20h. Até 14 de junho.
Teatro de Arena (Borges de Medeiros, 835 - acesso pela Duque de Caxias), fone (51) 3226-0242.
Ingressos: R$ 30. Desconto de 50% para estudantes, idosos e classe artística. À venda na bilheteria do teatro, uma hora antes da sessão. Venda antecipada na livraria Bamboletras (Lima e Silva, 776, loja 3).