Três atrizes releem grandes personagens da mitologia grega nos monólogos da peça Trágica.3: Letícia Sabatella vive Antígona por meio de texto do paulista Caio de Andrade, Denise Del Vecchio é Medeia na visão do alemão Heiner Müller e Miwa Yanagizawa revisita Electra no roteiro do amazonense Francisco Carlos. A produção estará em cartaz neste sábado (9/5, ingressos esgotados para esta sessão) e domingo (10/5) no Teatro Renascença (Erico Verissimo, 307), em Porto Alegre. Em conversa por telefone, Denise explica que a orientação do diretor Gilherme Leme foi buscar a linha tênue entre a narração e a imersão total nas personagens:
- Letícia trabalha muito em Antígona o lado musical, que é um universo próximo dela. São lamentos, textos em grego arcaico. Miwa, por ser de origem japonesa, traz para Electra uma imobilidade, uma reflexão e, ao mesmo tempo, a contundência de um samurai. No caso de Medeia, Guilherme me pediu algo "alemão", seco, direto, em referência a Heiner Müller. Trabalhei a força, a sonoridade de cada palavra. Tenho apenas três ou quatro gestos em todo o monólogo.
10º Festival Palco Giratório aposta na diversidade de espetáculos
Armzém Cia. retoma o teor político em "O Dia em que Sam Morreu"
O esforço compensou. Denise venceu, neste ano, o Prêmio Shell de São Paulo por sua atuação, e Glória Coelho levou um troféu pelo figurino. Para a atriz, o sucesso alcançado pelo espetáculo comprova a força do teatro:
- Chegamos a nos questionar: apresentar três tragédias hoje em dia, na era do stand-up? Mas o nosso público se identifica, vem junto. É bonito de ver, o que nos alegra muito, prova que o teatro continua sendo um instrumento forte de motivação do ser humano.
Mas o que há em comum entre essas personagens trágicas? Para Denise, é o encontro com o destino, elemento com o qual o público também se identifica.
Assim como na tragédia grega, em que o coro comenta a ação, também no espetáculo há uma interação entre fala e canto. A música atravessa os relatos das atrizes por meio do trabalho dos músicos Fernando Alves Pinto e Marcello H, presentes em cena.
Leia todas as notícias de Espetáculos
Clássicos revisitados
"Trágica.3" apresenta em Porto Alegre três grandes atrizes revivendo heroínas trágicas
Espetáculo com Letícia Sabatella, Denise Del Vecchio e Miwa Yanagizawa é atração do 10º Festival Palco Giratório
Fábio Prikladnicki
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: